11 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO A CRIANÇA NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÌLIA  12

 

ESPECIALIZANDO: Islaydy López Hernández

ORIENTADORA: Maria Betânia Morais de Paiva

COLABORADORES: Cayo Cesar Martins, Denice Vicente, Agentes Comunitários de Saúde (ACS)

         Quando uma mulher fica grávida chega um período de acontecimentos e expectativas não só para a gestante, mas também para toda família. Cada criança que nasce não é parte de um contexto vazio, mas sim de um ambiente familiar repleto de esperança, crenças, valores e metas, que influenciarão a formação deste sujeito em desenvolvimento (DE BEM; WAGNER, 2006). Os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) têm que avaliar o contexto familiar, social, ambiental, o relacionamento e disposição dos pais para o cuidado da criança.

           A equipe de saúde deve ainda compreender e orientar os pais sobre a formação de vínculos e o fortalecimento da parentalidade (DEMOTT, 2006). Os laços afetivos formados, em especial entre pais e filhos, influenciam o desenvolvimento saudável do bebê e determinam modos de interação positivos, que possibilitam o ajustamento do indivíduo aos diferentes ambientes de que ele irá participar (DESSEN; POLONIA, 2007).

           A Equipe de Saúde da Família (EBS) fez uma reunião e respondeu ao questionário que se segue:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

X

 

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

X

 

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

X

 

 

      Nossa UBS tem uma ESF que faz acompanhamento à criança, pais e família satisfatoriamente. Ficamos atentos para as necessidades do serviço como os insumos, materiais de expediente, fichas de registros, materiais de trabalho. Com relação à saúde da criança realizamos o acompanhamento multiprofissional em equipe envolvendo médica, enfermeira, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dentista na perspectiva de cumprir os critérios preconizados pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde Criança (PNAISC).

      No desenvolvimento da microintervenção e pesquisa da atenção a crianças no posto de saúde, achamos algumas dificuldades, como foram: atraso na vacinação de duas crianças porque as mães não levaram os filhos ao posto, para resolver o impasse a equipe concordou em vacinar essas crianças no domicilio, também tivemos dificuldades com a questão da pesagem dos bebês devido a problemas na balança por aproximadamente duas semanas. Durante esse período foi utilizada a balança de adultos e ajustado o peso da criança reduzindo o peso do acompanhante.

Aprendemos com a realização da microintervenção que temos que ficar atentos a todos os aspectos relacionados à saúde da criança para que possamos ofertar um atendimento integral a esse ciclo de vida. Nessa direção, é necessário o fortalecimento do trabalho em equipe e a corresponsabilização dos atores envolvidos.

 

 

 

REFERÊNCIAS:

DE BEM, L. A.; WAGNER, A. Reflexões sobre a construção da parentalidade e o uso de estratégias educativas em famílias de baixo nível socioeconômico. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 63-71, 2006.

 

DEMOTT, K. et al. Clinical guidelines and evidence: review for post natal care: routine post natal care of recently delivered women and their babies. London: National Collaborating Center for Primary Care and Royal College of General Practitioners. 2006.

 

 DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 21-32, jan./abr. 2007.

 

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