Curso de Especialização em Saúde da Família (PEPSUS)
Aluno: HEGNO PHABLO TEOTONIO FOLLI
Facilitador Pedagógico: CLEYTON CEZAR SOUTO SILVA
Titulo: APRENDENDO SOBRE DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS
A taxa de mortalidade infantil (referente às crianças menores de um ano) caiu muito nas últimas décadas no Brasil. Graças às ações de diminuição da pobreza, ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a outros fatores, os óbitos infantis diminuíram de 47,1 a cada mil nascidos vivos, em 1990, para 15,6 em 2010 (IBGE, 2010). Entretanto, a meta de garantir a toda criança brasileira o direito à vida e à saúde ainda não foi alcançada, pois persistem desigualdades regionais e sociais inaceitáveis. Além disso, 68,6% das mortes de crianças com menos de um ano acontecem no período neonatal (até 27 dias de vida), sendo a maioria no primeiro dia de vida. Assim, um número expressivo de mortes por causas evitáveis por ações dos serviços de saúde – tais como a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido (RN) – faz parte da realidade social e sanitária de nosso País. (BRASIL,2012)
Nossos atendimentos esta embasado em consultas mensal e de suma importância para a Equipe de Saúde da Família com crianças de 0 à 6 meses, nessas consultas sempre verificamos peso, comprimento e perímetro cefálico de cada criança e anotamos em seus cadernos de acompanhamento.
Fazemos rodízios de consultas sendo uma medica e outra de enfermagem, juntamente com estas consultas também analisamos o caderno de vacinação, estado nutricional e aspectos fisico-comportamental.
De acordo com o questionário do PMAQ-AB podemos perceber que estamos no caminho certo no cuidado e acompanhamento de nossas crianças, com pontos positivos como:
Cadastro atualizados
Vacinação em dia
Estado nutricional
Busca ativa de crianças prematuras
Busca ativa de crianças com baixo peso
Busca ativa de crianças com consultas atrasadas
Já os pontos negativos
Registro e a realização do teste do pezinho
Acompanhamento de crianças que sofrem violência familiar
Acompanhamento de crianças vitimas de acidentes de qualquer origem
Tudo isso sempre ira depender de recursos financeiros, por exemplo para a realização do teste do pezinho, já os acidentes e violência familiar que essas crianças podem estar sofrendo, vem sendo falhas por falta de conhecimentos específicos das causas.
Existem varias formas de estratégia para ser realizado em consultas de crianças, tais como:
Crescimento e Desenvolvimento coletivo
Estratégias de busca ativa
Registros em fichas espelhos
Organização de agenda
No caso da UBS Gilmar Ramos de Vieira trabalhamos como registros em fichas espelhos e organização de agenda, estas fichas espelhos é uma forma de controle nosso e um controle no desenvolvimento da criança (Idade, Peso, Altura, vacinação, perímetro cefálico, perímetro torácico, frequência cardíaca e frequência respiratória); a organização de agenda sempre acontece em um dia programado da semana e com isso temos uma idéia sobre as crianças que estão em acompanhamento, e as que não fazem as consultas.
Em conjunto com nossas consultas na UBS realizamos uma ação do PSE ( Programa Saúde na Escola) em 4 escolas e creches, com a realização de:
Consultas médicas
Consultas Odontológicas
Consultas com Nutricionista
Consultas com Psicóloga
Vacinação
Nas consultas médicas foram analisados manchas para suspeita de hanseníase, consultas odontológicas foram apenas avaliação e aplicação de flúor,consultas com a nutricionista foram avaliadas crianças com baixo estado nutricional, consulta com a psicóloga foram crianças indicadas pelos professores com alguns problemas no desenvolvimento escolar e a vacinação foram contra o HPV e INFLUENZA. (fotos em anexos).
Seguimos o caderno oferecido pelo ministério da saúde, mas a parte desse caderno temos um seguimento de consulta para ter uma melhor organização, segue fotos dos guias de consultas: (anexos)
Ponto(s)