18 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

                          TITULO : ATIVIDADES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA A PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA  CASTANHEIRA 

                     

                                               ESPECIALIZANDO : EDITH  DOLORES DE ARMAS MUÑOZ

                                              ORIENTADOR   :  CLEYTON  CEZAR SOUTO SILVA  

 

      A mais recente Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), do ano 2015, incorpora o Programa quanto á integração de instituições para intervir no processo saúde doença e define estratégias para o desenvolvimento da criança em todas as etapas do ciclo de vida. Somando-se às iniciativas e diretrizes das políticas públicas universais desenvolvidas pelo SUS para a promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, assistência e reabilitação à saúde, no sentido da defesa dos direitos à vida à saúde da criança (BRASIL ,2015).

     Os serviços da AB devem ser considerados portas prioritárias e ordenadoras do cuidado à saúde da criança, esgotando neste nível todas as possibilidades de atenção à saúde antes de encaminhá-las a outras esferas de atenção, tais como média e alta complexidades. Compreende ainda “aquele nível de um sistema de serviços de saúde que oferece a entrada no sistema para todas as novas necessidades e problemas, fornece atenção sobre a pessoa (não direcionada para a enfermidade) no decorrer do tempo, para todas as condições, exceto as muito incomuns ou raras, e coordena ou integra a atenção fornecida em algum outro lugar ou por terceiros ´´(SILVA,2014; STARFIELD,1979).

     O cuidado a uma criança representa um momento relevante para a família. Não se pode considerar apenas que uma criança está doente ou necessitando de cuidados, mas que uma família é capaz de adoecer juntamente com a criança. Portanto, os serviços de saúde na esfera da APS devem se responsabilizar de forma ampla por essa família que adoeceu e lhes garantir acesso e qualidade no cuidado, uma vez que, a dinâmica familiar será modificada pela necessidade do filho. Dessa forma, ressalta-se a importância do cuidado ser iniciado na APS, pois nessa esfera de atenção, tem -se importantes ferramentas que se aliam ao cuidado para propor resolutividade e felicidade as pessoas, como a proximidade e a responsabilização com os usuários que necessitam ser cuidados (STARFIELD, 2002).

     A Estratégia de saúde da família de minha unidade, realizou uma reunião com a equipe  para refletir como está sendo desenvolvida a atenção à saúde da criança no acompanhamento do crescimento /desenvolvimento  na infância pela equipe, utilizando o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidades da Atenção Básica-PMAQ como ferramenta que reforça essa necessidade na Dimensão Educação Permanente, Processo de trabalho e Atenção integral à Saúde na L Subdimensão Atenção Integral à Saúde, que envolve o acolhimento , tanto da demanda programada, quanto da espontânea, em todas as fases do desenvolvimento da infância, por meio de ações individuais e coletivas de promoção a saúde e prevenção de agravos .

      Esta reunião com a equipe, foi para nortear como está sendo feito as ações preconizadas no planejamento, acesso e qualidade na execução dos cuidados à saúde da criança, para uma melhor organização da UBS, contribuindo para a consolidação de uma unidade de saúde de qualidade.

     Após essas reflexões sobre as ações realizadas por minha equipe de saúde no acompanhamento da atenção à saúde da criança podemos dizer que entre as atividades exitosa que a equipe desenvolve estão as ações educativas voltadas para a  promoção do aleitamento materno exclusivo para criança até seis meses, já que através dessas  atividades educativas promovemos a melhoria do indicador, alcançamos melhores percentual de crianças acompanhadas que estão sendo alimentadas exclusivamente com leite materno nesta faixas etária até seis meses, obtendo no mês de julho um 83% deste indicador do PMAQ.

     Esta atividade é desenvolvida no âmbito das experiências vivenciadas pela equipe da UBS Castanheira, onde participam das sessões educativas mães de crianças entre zero e dois anos de idade no dia da consulta de cuidado continuado/programado (consulta de puericultura ), sendo feito pela equipe quinzenalmente na quarta-feira  com a participação dos profissionais da equipe e em parceira com o NASF (núcleo de apoio a saúde da família).

     A temática nestas sessões  educativas são  direcionados para saber “Aleitamento materno”, sendo explanados os seguintes tópicos em diferentes sessões: “Quais as vantagens para o bebê?”; “Quais as vantagens para a mãe, o pai e a família?”; “Evitar o uso de mamadeira, chupetas ; “Mito do leite fraco; Irei amamentar de que forma? – posicionamento e pega”; “técnicas de amamentação ”; “Como fazer a ordenha (retirar o leite do peito) e armazenamento”; “Aleitamento materno exclusivo ”; “Quais os problemas mais frequentes da amamentação”; “Esclarecendo e desmistificando mitos e tabus que causam prejuízo na amamentação” .

       Essas ações educativas na ESF ocorrem através de rodas de conversa sanando dúvida e quebrando tabus, com uma apresentação baseado no álbum seriado “Promovendo o Aleitamento Materno” disponibilizado pelo Ministério da Saúde, com intuito de explicar acerca da importância da amamentação para o binômio mãe-filho, enfatizando-se os benefícios do leite materno para ambos.

     Posteriormente são realizadas perguntas sobre a temática, incentivando a participação do público presente a responderem o que as mesmas sabiam sobre o aleitamento materno e suas possíveis dúvidas.

  Nestas sessões educativas desenvolvidas a cada duas semanas na unidade de saúde para promover a melhoria do indicador observou-se que existem muitos motivos que podem levar à interrupção do aleitamento materno, onde dentre os motivos citados pelas participantes do grupo está a necessidade de retomada trabalho, rachaduras na mama, falta de paciência , além de crenças populares de que o leite é fraco e não tem o suficiente para alimentar a criança e que a amamentação faz com que os seios caiam. Essa realidade mostra a falta de conhecimento das participantes impregnados de mitos e insegurança nesta nova fase da vida nos tópicos desenvolvidos nas diferentes sessões educativas.

     Outro tópico que despertou grande atenção das mães das sessões educativas foi em relação ao posicionamento da criança no momento da amamentação, bem como as principais características quanto à aderência correta, onde foi observado que algumas mães tinham dúvidas quanto esses aspectos, demostrando bastante interesse em observar a técnica que foi explanada utilizando um boneco no momento das sessões educativas. Com isso, as sessões educativas são destacadas, como válidas, na sensibilização dos participantes sobre o tema.

     No que se refere ao tópico sobre aleitamento materno exclusivo, observou-se que as mães consideraram ser de suma importância praticar o aleitamento materno exclusivo, pois contribui no crescimento e desenvolvimento da criança.

     Nesse sentido, ressalta-se que os profissionais de saúde, das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), desempenham um papel de extrema relevância na assistência integral à mulher-mãe-nutriz, principalmente quando se refere a sua sensibilização para a prática do aleitamento materno, haja vista que a amamentação é um processo complexo que abarca aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais (JOVENTINO et al., 2011).

     Nossa equipe aprendeu com nesta microintervenção, que a prática de atividades educativas em saúde torna-se um instrumento eficaz de transformação das mães, por tanto, as ações educativas em saúde devem sempre ser realizadas considerando-se as particularidades e singularidades de cada uma, respeitando suas crenças e saberes popular.

     As principais dificuldades percebidas pela equipe nestas atividades é a falta de conhecimento que existia entre as mães participantes do grupo, impregnados de mitos e insegurança, para um tema de fundamental relevância.

     Como potencialidades destaca-se o reconhecimento das mães e ver a significância do aprendizado, que foi constatado por meio de perguntas, bem como por meio das observações apresentadas ao longo do exposto nas sessões educativas, onde a troca de experiências vivenciada e proporcionada, bem como os conhecimentos assimilados pelas mães durante esse processo, configura-se como os principais frutos obtidos desta atividade.

     Foi perceptível a mudança das mães com relação à concepção de muitos dos tópicos trabalhados, entre eles, aqueles de maior complexidade na assimilação do conteúdo e que, por meio das sessões educativas, foi possível potencializar os conhecimentos das referidas mães, fato que só foi possível devido ao uso de metodologias vivenciadas, entre elas, a utilização do recurso (no álbum seriado “Promovendo o Aleitamento Materno” , bem como dos  momentos de práticas com demonstração .

     Espera-se desta ações voltadas para o incentivo ao aleitamento materno traga  benefícios tanto à mães, quanto para crianças, tendo em vista que essa atividade possibilitarão  promover  o conhecimento das mães referentes aos tópicos  trabalhados, sendo também ressaltada a notável interação entre as participantes em todas as atividades, fato esse que promove o compartilhamento de saberes e experiências em relação à prática de cuidado à criança.

 

          REFERÊNCIAS

___BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral Á Saúde Da Criança. Brasília ,2015.

___SILVA, R.M.M.; VIERA, C.S. Acesso ao cuidado à saúde da criança em serviços de atenção primária .2014, vol.67, n.5, pp.794-802.

___STARFIELD, B. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília :UNESCO. Ministério da Saúde ,2002.726p.

___JOVENTINO, E. S. et al. Tecnologias de enfermagem para promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Rev. Gaúcha Enferm. (Online), Porto Alegre, v. 32,  n. 1, Mar 2011.

 

 

 

 

 

 

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