Ações para otimizar o atendimento infantil na Unidade de Saúde da Familia do Vista Verde
Autor: Diogo Nazaré dos Santos
Orientador: Isaac Alencar Pinto
Ao analisar o questionário PMAQ, percebemos que : realizamos puericultura em crianças até dois anos, utilizamos protocolos voltados para atenção a crianças, possuímos cadastramento atualizado de crianças ate 2 anos, utilizamos a caderneta de saúde da criança, há o espelho das cadernetas, há registro sobre: vacinação em dia, crescimento e desenvolvimento, estado nutricional, teste do pezinho, violência familiar, acidentes, não há casos de violência domiciliar. Buscamos ativamente crianças prematuras, com baixo peso, não buscamos crianças com puericultura atrasada, mas buscamos as com calendário vacinal atrasado. Iniciamos com a microintervenção a ação pra estimular aleitamento materno exclusivo bem como alimentação complementar saudável.
Ao realizar reunião de equipe em minha unidade de saúde para verificar se estávamos trabalhando de acordo com a PMAQ, percebemos que em alguns aspectos coincidia, porém haviam algumas lacunas a serem preenchidas, pois realizamos consultas de puericultura, porém não estavam sendo acompanhamento contínuo. São utilizados os protocolos para atendimento da faixa etária, há o cadastramento das criança da área, utilizamos a caderneta de vacinação, há registro do principais agravos e notificações. Realizamos também a busca ativa das crianças com baixo peso, prematuras e quaisquer outras inadequações.
Durante a reunião percebemos que em nossa área haviam muitas mães com dúvidas em relação a amamentação, alimentação complementar e uso de vitaminas na infância. Assim, solicitamos que todos os agentes comunitários de saúde informassem à população sobre a palestra que iria ocorrer. Realizamos um reunião entre os médicos, enfermeiras e direção, para agendar o dia em que pela manhã haveria a palestra, sem atendimentos individuais, e confeccionamos cartazes para colocar na unidade de saúde para informar do evento.
O evento foi muito produtivo, pois tiramos muitas dúvidas, a população interagiu com os funcionários. Houve dificuldade pelo número de pessoas que estavam na sala de espera, pois compareceram mais pessoas que o planejado, assim algumas tiveram que ficar de pé. Apesar das dificuldades de logística, foi um experiência produtiva, e decidimos que faríamos essa ação programada de 60 em 60 dias.
Resolvemos também que faríamos ações de CD coletivo, pois tais ações geram maior interação entre a população e maior integração com a equipe de saúde. Realizamos o controle de todas as pessoas que compareceram, para que haja registro de todos. E, dessa forma, poderemos fazer busca ativa das pessoas que não compareceram.
A ação realizada em conjunto nos demonstrou que a população muitas vezes tem dúvidas e acabam não possuindo oportunidade para saná-las. Percebemos também que em ações fora do consultório as pessoas se sentem mais a vontade para conversar, tirar dúvidas. Haviam muitas mães iniciando alimentação complementar antes dos 6 meses de vida, por simples falta de conhecimento. Percebemos então que será muito importante permanecer realizando encontros coletivos tanto para CD quanto para momento tirar dúvidas e palestras.
Ponto(s)