11 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO V: A LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE DA CRIANÇA DA UNIDADE HILDA FERREIRA II

 

  ESPECIALIZANDA: ÁQUILA TALITA LIMA SANTANA ALVES

ORIENTADORA: JULIANA FERREIRA LEMOS

COLABORADORES: ACS- BETÂNIA RODRIGUES SANTOS

                                                 CARLOS MACHADO SOUZA

                                                 DANIELA DA SILVA

                                                 ISAMARY COSTA ARAUJO

                                                 JOSEMARIA ALVES DOS SANTOS

                                                 LENALDA DOS SANTOS

                                        ENFA-TATIANA SANTOS CAMPOS

 

A saúde da criança está ligada ao seu crescimento e desenvolvimento, que são monitorados pelos pais e acompanhados pela unidade de Saúde. Nas consultas de rotina são abordados aspectos como, alimentação da criança, peso, comprimento, perímetro cefálico, vacinas, prevenção de acidentes e identificação de riscos para saúde ( MINISTÉRIO DA SAÚDE,2013). Tais aspectos refletem as condições de saúde da criança e são indicadores da linha de cuidado.

Diante disso, esta intervenção tem como objetivos analisar se as ações preconizadas para o PMAQ/AB são realizadas e relatar como a atenção à saúde da criança na unidade é trabalhada. Para isso, utilizou-se um questionário e análise das estratégias utilizadas no dia a dia da UBS.

Na primeira etapa, através da reunião mensal da equipe, o questionário proposto foi respondido (anexo 1). Dos itens avaliados, detectou-se que no acompanhamento das crianças do território não há registros de violência familiar e de acidentes, além disso não há busca ativa de crianças prematuras e com consulta de puericultura atrasada. As demais ações preconizadas para o PMAQ/AB são realizadas, o que se constituiu a maioria das questões.

No segundo momento, analisamos as atividades realizadas na unidade e quais poderíamos julgar exitosas. Dentre as atividades realizadas, foi escolhido divulgar a organização da agenda das consultas de puericultura. Durante a semana, a unidade possui um dia para as consultas de rotina que são previamente agendadas e seguem a recomendação do Ministério da Saúde (1ª semana, 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês, 12º mês, 18º mês,24º mês e anuais após 2 anos de idade) (MINISTÉRIO DA SAÚDE,2013). Os atendimentos são intercalados entre a médica e a enfermeira, de modo que toda a equipe compartilha o cuidado.  

Cabe destacar como inicia a linha de cuidado na unidade. Assim que o ACS identifica uma puérpera no território, a equipe é informada e a visita puerperal é realizada, na ocasião já é feita a primeira consulta da puericultura e a próxima já é agendada. Às vezes, algum familiar ou os pais levam o recém-nascido para realização do teste do pezinho, essa ocasião também é aproveitada para a primeira consulta e orientações do puerpério. Por sua vez, algumas crianças migram de outro território e são identificadas pelo ACS que já agenda a consulta de rotina.

Com esta intervenção foi reforçado a importância das reuniões mensais de avaliação e como podem ser usadas para aperfeiçoar as linhas de cuidado na UBS. Espera-se corrigir as fragilidades encontradas ao responder o questionário, pois apesar de apenas quatro itens estarem em desacordo com o PMAQ/AB (não há registros de violência familiar e de acidentes, não há busca ativa de crianças prematuras e com consulta de puericultura atrasada), foram itens importantes no acompanhamento das crianças do território. Além disso, espera-se continuar com o cronograma de consultas de rotina e melhora-las.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)