11 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
Título. O acolhimento e atendimento na atenção a saúde da criança por nossa Equipe da estratégia da Família- ESF- Equipe 112 da Unidade Básica de Saúde – UBS D.r Sueldo Câmara.

Especializando. Antonio Caballero Ortiz

Orientadora: Maria Helena Pires Araújo Barbosa

Colaborador: Nara Maria da Silva- Assistente Social do Núcleo Ampliado de saúde da Família e Atenção Básica- NASF-AB

Nesta experiência vou fazer um relato de como é realizado o acolhimento e atendimento na Atenção à Saúde da Criança, com foco no crescimento e desenvolvimento, por nossa Equipe de Saúde da Família (ESF). Este relato também levará em consideração as recomendações do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB.

O nascimento de uma criança é muito importante para uma família, como também de grande importância para o país, onde este acontecimento é rodeado de muita atenção, existindo ações específicas onde são garantidas por meio do Ministério da Saúde. No Brasil os direitos das crianças são garantidos na constituição e também pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a realização desta microintervenção, foi realizada uma reunião com e equipe onde avaliamos o atendimento da criança segundo considerações e recomendações do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ/AB. Sendo assim, foi respondido o questionário que é apresentado abaixo (quadro 1)

Quadro 1: Questionário para avaliação da Atenção à Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção as crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e Desenvolvimento- CeD

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

 

X

Acidentes

 

X

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outros serviços (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

Nossa unidade de saúde ainda apresenta muitas dificuldade com relação à lista de as crianças que sofrem de violência familiar e acidentes, visto que temos muitas áreas descobertas, as quais não tem Agente Comunitário de Saúde (ACS) e não conhecemos todos os casos que acontecem. Entretanto continuamos trabalhando nas escolas, por meio de palestra relacionada ao tema, com objetivo das pessoas denunciarem quando acontecer alguma violência com crianças, como também os casos de acidentes com esse público.

Os atendimentos das crianças são realizados em conjunto com as consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) que são feitas pelo médico e a enfermeira. Também são realizadas consultas específicas para atender a essa demanda pelo médico. Sendo assim, quando a criança apresenta alguma doença, mesmo se não estiverem agendadas, elas terão prioridade no atendimento.

No primeiro ano de vida da criança são feitas consultas em todos os meses por médico e

enfermeira de forma alterna, a partir da primeira semana de vida, onde fazemos avaliação do seu crescimento e desenvolvimento. Todas as crianças são encaminhadas oportunamente para a realização de teste do pezinho, da orelhinha, e de olhinho.

Orientamos as mães sobre aleitamento materno, enfocando a importância do aleitamento exclusivo até os 6 meses. Também fazemos as devidas orientações a respeito do calendário vacinal, suplementação profilática, controle de carência nutricional e alimentação.  Fazemos as mensurações e posteriormente elas são preenchidas na caderneta da criança. Além disso, nós temos uma ficha onde preenchemos os nomes das crianças com data do nascimento, vacinas e todos os dados importantes para seu crescimento e seu desenvolvimento.

A equipe realiza também ações a busca ativa de crianças faltosas, prematuras e que apresentaram baixo peso ao nascer. Identificamos as crianças de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, existindo também grupo de CD coletivo com crianças na faixa etária de 6 meses até 1ano de idade, os quais são realizados a cada 15 dias, onde participam o médico, a enfermeira, a técnica de enfermagem, o ACS e o fisioterapêuta do NASF – AB. Percebemos o quanto é válido, já que as mães e as crianças participam de forma ativa, havendo uma interação entre elas e melhorando a comunicação entre a equipe da atenção básica e as famílias.

Considero que ainda há muito por fazer para manter atualizadas as listagens das crianças que sofrem de violência, acidentes, assim como para melhorar os atendimentos das crianças em áreas descobertas. Além disso, é preciso incentivar as famílias para que elas tenham mais interesse em participar das atividades que são desenvolvidas pela equipe (palestras sobre aleitamento materno, vacinas, acidentes, alimentação, desenvolvimento psicomotor). Para isso nos propusemos a fazer cadernos onde são listadas as crianças com todos os dados importantes. Além disso, programamos atividades nas escolas de área e CD coletivo para as crianças de áreas descoberta. Essas atividades serão avaliadas todos os meses em a reunião de equipe para poder direcionar maior satisfação em atenção à saúde e desenvolvimento da criança.

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)