Relato de experiencia da Microintervenção 5
Título: A linha de cuidado em saúde da criança começa por minha ESF.
Aluna: Anelys Mendoza González.
Orientadora: Romanniny Evillyn Silva Costa Almino.
A saúde da criança é um tema muito complexo e de grande importância para a Atenção Primaria à Saúde.
Para a realização da microintervenção convocamos uma reunião da equipe onde foi feito uma análise de nosso trabalho.
A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território e realiza consulta de puericultura das mesmas avaliando o crescimento e desenvolvimento mediante o preenchimento correto da caderneta da criança e do registro no prontuário espelho das cadernetas que fica na unidade.
No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre: vacinação em dia, crescimento e desenvolvimento, estado nutricional, teste do pezinho, antecedentes patológicos pessoais e familiares, situação econômica e social da família, violência familiar e acidentes.
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais do Conselho Tutelar do município.
Existem dificuldades porque a área de abrangência é extensa, tem lugares de difícil acesso, mas temos como estratégia fazer visita domiciliar dirigida às grávidas com gestação de risco explicando a importância da puericultura, e realizando a busca ativa das crianças prematuras, com baixo peso, com consulta de puericultura atrasada, com calendário vacinal atrasado e com risco social.
A frequência das consultas é mensal, iniciando na primeira semana de vida do recém-nascido, e trimestral após completar seis meses. A equipe está sempre atenta para ouvir a mãe, o pai e seus familiares, apoiando-os na resolução dos problemas identificados para o estabelecimento da amamentação. Além disso, avalia e observa a mamada em todas as ocasiões do encontro de mãe e bebê, além de reforçar as orientações dadas no pré-natal.
Temos grupos de apoio compostos por gestantes, puérperas e mães e pais de crianças de até dois anos, onde a equipe oferece suporte emocional e desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses, de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança, além de ações para estimular o desenvolvimento psicomotor das crianças. Fazemos palestras e esclarecimento de dúvidas. É um espaço para as mães compartilhar experiências, e propiciar ou fortalecer o vínculo das famílias com a equipe de saúde.
Com a microintervenção a equipe teve a oportunidade de refletir sobre a importância de um adequado seguimento da saúde da criança desde a etapa pré-natal para que melhoraremos a qualidade da saúde da criança.
Anexo 01 – Questionário sobre as atividades desenvolvidas na área da saúde da criança.
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
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x |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
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x |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
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x |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
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x |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
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x |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
x |
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Crescimento e desenvolvimento |
x |
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Estado nutricional |
x |
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Teste do pezinho |
x |
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Violência familiar |
x |
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Acidentes |
x |
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A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
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x |
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A equipe realiza busca ativa das crianças:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
x |
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Com baixo peso |
x |
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Com consulta de puericultura atrasada |
x |
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Com calendário vacinal atrasado |
x |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?
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x |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
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x |
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