2 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: A LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE DA CRIANÇA COMEÇA POR MINHA ESF…

NOME: ANA MARLEN HERNÀNDEZ ARANGO…

ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

 

A atenção à saúde da criança é um dos parâmetros mais importantes para avaliar os resultados do trabalho da equipe da estratégia de saúde da família (ESF).

Tendo em conta a importância e o que representa para a saúde integral, o acompanhamento e o cuidado da criança, decidimos então numa das reuniões da equipe, avaliar nosso trabalho no programa.

 Para avaliarmos as ações preconizadas pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica -PMAQ/AB, usamos o modelo do questionário da microintervenção da Unidade Atenção à saúde da criança: crescimento e desenvolvimento.

 

Quadro 01- Questionário com as atividades desenvolvidas na área da saúde da criança.

 QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

 

X

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

 

X

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

 

X

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

X

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

Depois ter dado respostas ao questionário, encontramos alguns problemas que ainda tínhamos que tentar resolver: ainda faltava trabalhar na retroalimentação com outras unidades que se relacionam com o nosso trabalho, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para ter o registro das crianças que sofrem de violência familiar na nossa área e assim, começar com um acompanhamento adequado e trabalho de prevenção.

Também observamos que o nosso registro de crianças ausentes ou com atraso às consultas de puericultura não se encontrava atualizado, além do que não é usado no acompanhamento das crianças, sendo que as consultas são agendadas segundo a escala de cada Agente Comunitário de Saúde (ACS) para apresentar suas crianças e não pelo protocolo que rege o programa, isso representa uns dos nossos maiores problemas, para alcançarmos um adequado acompanhamento das crianças até 02 anos de idade.

É verdade que ainda temos que aperfeiçoar nossas ações de saúde da criança, mas reconhecemos que nossa equipe conseguiu em pouco tempo retornar às consultas de puericultura, pois, anteriormente, não estava sendo realizada.

Realizamos uma atividade de promoção da saúde designada “Gestante ativa, bebê saudável!” onde foram convocadas as grávidas e mães de crianças com idade menor ou igual aos 2 anos para registro de dados, pesagem, avaliação nutricional e promoção da consulta de puericultura.

O trabalho foi muito positivo, num curto período de tempo tínhamos conseguido recuperar o acompanhamento das crianças de alto risco e das que tinham abandonado as consultas.

  Aprendi muito com a população e tive a oportunidade de conhecer como era o trabalho em equipe. Aprendemos também que com este tipo de intervenção social e popular, é possível recuperar muita informação em pouco tempo e fazer a promoção da saúde e prevenção de doenças

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)