Atenção individual as crianças menores de seis meses e promoção ao estímulo do aleitamento materno exclusivo na unidade de Planície das Mangueiras, bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Natal, RN
Especializando: Aline Silva de Deus Mocitaiba
Tutor: Maria Helena Pires Araújo Barbosa
Sabemos que o acompanhamento da criança nos 2 primeiros anos de vida é de grande importância para identificação de alguns problemas. Na verdade, o acompanhamento já se inicia no pré natal da gestante, onde podemos identificar ainda no ventre da mãe algumas condições que podem repercutir no desenvolvimento da criança. Dentre dessas condições podemos destacar algumas doenças como toxoplasmose, crianças macrossômicas, com anomalias cromossômicas, sifilis.
O Acompanhamento e desenvolvimento da criança após o parto é de grande importância, visto que a partir dele podemos através de exames fornecidos a esse grupo de crianças exames que contribuirão para diagnóstico de algumas doenças e possível intervenção precoce caso haja alteração. Para que haja um bom acompanhamento dessas crianças faz-se necessário não apenas o médico como profissional, mas auxílios da equipe como um todo: A enfermagem, os técnicos e os agentes de saúde que em sua maioria são os principais articuladores da situação das crianças com a família e a saúde.
A partir dos registros das informações da criança logo após o nascimento na caderneta da criança, onde consta dados relacionados a vacinação, desenvolvimento neuropsicomotor, podemos acompanhar mais de perto seu desenvolvimento se está ou não adequado para idade e sempre está atento a atualização sobre situação vacinal. Na caderneta há gráficos que durante acompanhamento da criança, funcionam como ferramentas importantes na identificação de algum distúrbio, sendo então importante que em cada consulta de CD( crescimento e desenvolvimento) a genitora compareça às consultas com esse registro em mãos para que possa ser registrado as informações sobre a criança e registrado os marcos de desenvolvimentos.
Enfatizando os 6 primeiros meses de vida da criança é importante ter em mente a necessidade de estimular o aleitamento materno exclusivo. Muitas genitoras tem resistência em manter apenas o leite materno para criança e o principal argumento para isso é que a criança chora muito e que não tem sido suficiente para alimentar da mesma. Muitas vezes, ao invez de ouvirem o médico aptam por ouvir conselhos de parentes, que muitas vezes estimulam introdução de farinéceos após o nascimento para dar saciedade a criança e o resultado para isto são colicas intermináveis ao recém nascido, além de contipação e enemia.
A criança que mama exclusivamente até os 6 meses de idade tem benefícios em relação os que são desmamaodos precocemente. O leite materno é tão maravilhoso que é reabsorvido rapidamento no organismo da criança, maior disponibilidade de ferro, gorduras saudaveis e proteínas. As crianças que mamam mais tem melhor imunidade, ficam menos doentes, desenvolvem melhor e menor risco de doenças crônicas no futuro.
sabendo dessa importância do aleitamento materno exclusivo e percebendo o grande número de puerpera que atendia que já estava desmamando a criança resolvemos fazer uma ação afim de conscientizar o aleitamento materno exclusivo. Foi feito uma exposição dialogada sobre a importância do aleitamento materno, relatando os benefícios de se manter o mesmo durante os seis primeiros meses de vida. Contamos com a presença das mães para expor as principais dificuldades enfrentadas para manter o eleitamento materno, além de fazer demostração de pega adequada da mama com objetivo de evitar fissuras mamárias. Muitas mães não mantém aleitamento materno devido acreditarem que as crianças choram muito por não ” encherem” a barriga o suficiente, outras não mantém, visto que criança mama de forma inadequada e promove fissura mamária, outras mães consideram o leite do peito insuficiente e já introduzem chás e água. No entanto tenho percebido que outras genitoras são muito conscientes orientadas, porém são as de mais nivel de escolaridade.
Foi abordado individualmente durante a consulta a importância de manter o bebâ mais saudável. Ainda nessa intervenção foi comentado sobre a regularidade das consultas de pré natal regularmente. Não há falta de crianças para fazer o CD. Isso me deixa muito feliz poder contribuir de alguma forma enriquecendo informações para essas mães. Foram muitas dificuldades enfrentadas, visto que não há espaço para promover uma reunião mais aconchegante com as mães.
O objetivo para melhorar exposição dialogada é promover oficinas em posto que será disponibilizado temporariamente para nossa equipe e abordar toda semana antes das consultas algum assunto relacionado ao desenvolvimento da criança.
Ponto(s)