24 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: Saúde da Criança: da gestação ao crescimento e desenvolvimento

ESPECIALIZANDO: Alex Remulo da Silva

ORIENTADORA: Maria Helena Pires Araújo Barbosa

 

Esta microintervenção trata da “Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento”. Nesse sentido, o objetivo desta atividade foi o de propagar, junto às gestantes, a importância da realização de consultas no período de Crescimento e Desenvolvimento (CD) dos bebês. Para alcançar o objetivo proposto pela equipe foram realizadas palestras, que contou com o auxílio de profissionais de diversas áreas como psicóloga, enfermeira, médico, dentista e agentes de saúde.

O desenvolvimento desta microintervenção passou por etapas. A primeira etapa constou da resolução de um questionário disponibilizado pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Na segunda etapa fez-se conhecer um projeto desenvolvido na Unidade de Saúde Campo da Santa Cruz, em Macaíba-RN. E a terceira e última etapa desta Microintervenção trata-se de um relato de experiência.

Inicialmente para a realização desta microintervenção foram solucionadas questões disponibilizadas pela plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Na oportunidade a equipe discutiu sobre diversos assuntos envolvendo o tema Saúde da Criança.

 

Figura 1: Questões da Microintervenção V encaminhado pelo AVASUS, Parte 1

 

Figura 2: Questões da Microintervenção V encaminhado pelo AVASUS, parte 2

 

Realizada a primeira etapa, a segunda parte desta microintervenção torna conhecido um projeto desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde de Campo de Santa Cruz, em Macaíba-RN, voltado especialmente para a saúde do Recém-Nascido (RN) e acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD). Esse projeto proporciona o acompanhamento desde a concepção (quando a futura mãe vai à consulta pré-natal), visita domiciliar no puerpério e, posteriormente, acompanhamento através de consultas na fase de CD da criança.

A terceira e última etapa trata de um relato de experiência de como se desenvolveu esta atividade. Para a efetivação da primeira etapa que constou da resolução de um questionário disponibilizado pelo AVASUS foi necessário à realização de reuniões com a equipe que integra a UBS Campo de Santa Cruz. No momento a equipe foi questionada sobre diversos assuntos que englobam o tema “Saúde da Criança”. Quanto aos questionamentos, eles versaram sobre perguntas envolvendo consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento); protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos; cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território; caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento; existência de registro sobre: Vacinação em dia; Crescimento e desenvolvimento; Estado nutricional; Teste do Pezinho, entre outros. Já no que diz respeito à busca ativa da criança a equipe foi questionada sobre: a busca ativa das crianças prematuras, com baixo peso, com consulta de puericultura atrasada etc., conforme mostra as Figuras 3 e 4, que apresentam respostas conforme o trabalho desenvolvido pela equipe da UBS Campo de Santa Cruz, em Macaíba-RN.

 

Figura 3: Resolução das questões disponibilizadas pelo AVASUS, parte 1

 

Figura 4: Resolução das questões disponibilizadas AVASUS, parte 2

           

 

Realizada as reuniões e resolvida às questões disponibilizadas pelo AVASUS, a segunda etapa desta microintervenção tornou conhecido o projeto desenvolvido pela Estratégia da Saúde da Família Campo Santa Cruz (ESFCSC), que é especialmente voltado para a saúde do Recém-Nascido (RN) e acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento. Na prática, este projeto conta com dias de agendamento para o acompanhamento de CD, que são alternados entre a enfermeira e o médico, sendo realizado da seguinte forma:

ü  Consulta puerperal realizada no domicílio com a presença do médico, da enfermeira e do agente de saúde que é responsável pela área. A primeira consulta do Recém-Nascido (RN) é feita pela enfermeira, responsável neste momento em fazer a ficha cadastral, realizar as medidas antropométricas e fazer as devidas anotações na caderneta do RN. Também, verifica e realiza as vacinas (caso seja necessário) que são do período ou que estão em atraso, além de orientar as mães sobre os cuidados específicos com RN;

ü  A segunda consulta é realizada pelo médico na UBS onde na oportunidade são feitas as medidas antropométricas, avaliação da função neurológica e cardiopulmonar. Durante a consulta o profissional segue o guia de Crescimento e Desenvolvimento (CD), até os 2 anos de vida da criança como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

 

Vale ressaltar que a equipe da UBS Campo de Santa Cruz conta com todo o material necessário para a realização das consultas do CD conforme exigido pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). A UBS desenvolve, ainda, ações para melhor atender aos usuários nesta faixa etária bem como dá suporte à família, tirando suas dúvidas e melhorando o acesso a Estratégia Saúde da Família Campo da Santa Cruz, quando necessário.

Por fim foram implementadas estratégias a fim de transmitir às gestantes a importância dos cuidados com os bebês. Para alcançar este objetivo foi necessária a realização de um trabalho em conjunto, isto é, em parceria com a psicóloga, enfermeira, médico, dentista, agentes de saúde.  

Na oportunidade a equipe incorporou palestras voltadas para o cuidado dos bebês desde o nascimento. As palestras tiveram como foco abordar temas como a necessidade de realização da consulta de Crescimento e Desenvolvimento (CD); a importância de manter em dias a vacinação do bebê e do aleitamento materno; além de expor sobre uma dieta adequada para cada idade e estímulo para o desenvolvimento motor. Ao final de cada palestra os profissionais dedicavam-se a orientar e esclarecer dúvidas surgidas ao longo das ministrações das palestras.

Sobre esta microintervenção a equipe concluiu como positiva, uma vez que atingiu o objetivo da atividade conseguindo implantar a estratégia prevista, através de palestras educativas, além de perceber, por meio das questões propostas pelo Sistema AVASUS, que a Unidade Campo de Santa Cruz tem executado os temas postos em questionamentos.


 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)