25 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO V: Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento

Concursante: Addiel Galván Romero

Orientador: Cleyton Souto

O crescimento, de um modo geral, é considerado como aumento do tamanho corporal, que cessa com o término do aumento em altura. Assim, para avaliar o crescimento infantil é preciso realizar a mensuração e o acompanhamento das medidas antropométricas da criança, tais como: peso, estatura, perímetro cefálico e torácico, relacionando-os entre si (BRASIL; 2002).

       Em relação ao desenvolvimento, pode ser entendido como mudança e expansão graduais; progresso dos estágios mais simples aos mais avançados de complexidade; surgimento e expansão das capacidades do indivíduo por meio do crescimento, da maturidade e do aprendizado (HOCKENBERRY; WONG, 2011).

       O ambiente institucional geralmente não oferece condições propícias para o pleno desenvolvimento de crianças, por uma série de razões, dentre as quais se podem citar a privação de contato íntimo com a família, elevado número de crianças por cuidadora, dificultando a estimulação do seu desenvolvimento e um elevado número de crianças por abrigo, acarretando em menor qualidade no cuidado e no estabelecimento de laços afetivos (LIMA, LIMA; 2012).

     A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), lançada em 2006, destaca a construção de um modelo de atenção que prioriza a qualidade de vida, com ações para a prevenção de violências e estímulo à cultura de paz. Tem por objetivo atuar sobre os determinantes das doenças e agravos, investindo em políticas indutoras de modos de vida promotores de saúde e ambientes saudáveis (BRASIL, 2006a).

Em nossa UBS Jose Luiz Gomez Barreto nossa equipe fiz uma reunião para debater sobre o desenvolvimento em na atenção à saúde da criança no acompanhamento do crescimento /desenvolvimento) na infância pela equipe. Nesta abordamos temas importantes sobre o acolhimento e as consultas que são realizadas as crianças desde seus primeiros anos de vida.

No acompanhamento que realiza nossa equipe do crescimento e desenvolvimento da criança, efetuamos atividades em nossa UBS de promoção e prevenção de doenças que pode afetar o crescimento e desenvolvimento em seus primeiros anos de vida e assim também sobre a importância da vacinação como método importante de prevenção. Também orientamos aos pais em consultas e atividades efetuadas sobre a importância de aleitamento materno, sobre como evitar acidentes em as diferentes etapas do crescimento, esclarecemos dúvidas sobre o desenvolvimento em cada etapa de sua vida, também falamos sobre o desenvolvimento de suas aprendizagens e o desenvolvimento físico.

Abordamos temas de muita importância sobre o desenvolvimento na etapa escolar e sobre todo a educação que devem efetuar seus pais em suas casas para que assim eles transitem por essa etapa de sua vida feliz onde a família tenha o principal papel.

Nos encontramos como dificuldades em desenvolver um trabalho com relação ao desconhecimento dos pais sobre os principais temas abordados e tabus que existem na população.

Com neste trabalho objetivamos melhorar o conhecimento da população e preparamos os pais para que tenham uma boa experiência e assim desfrutem junto a seus filhos evitando as doenças que aparecem na infância e também acidentes que se produzem por desconhecimento e mal cuidado das crianças.

Nós aprendemos com este trabalho sobre a importância e o impacto que tem na saúde as atividades realizadas por nossa equipe e o reconhecimento por parte da família do  trabalho importante que efetuamos em nossa população.

  

Referencias: Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento

1. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Saúde da criança.Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília, DF: O Ministério; 2002.         [ Links ]

2. Hockenberry MJ, Wilson D. Wong: fundamentos de enfermagem pediátrica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier; 2011.         [ Links ]

4. Lima AKP, Lima AO. Perfil do desenvolvimento neuropsicomotor e aspectos familiares de crianças institucionalizadas na cidade do Recife. Rev CES Psicol 2012;5(1):11-25.         [ Links ]

5. Freitas HMB, Backes DS, Pereira ADA, Ferreira CLL, Marchiori MRC, Souza MHT, et al. Significados que os profissionais de enfermagem atribuem ao cuidado de crianças institucionalizadas com AIDS. Texto & Contexto Enferm 2010;19(3):511-7.         [ Links ]

6. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretoria de Articulação de Redes de Atenção à Saúde. Redes regionalizadas e territórios integrados de atenção à saúde – TEIAS: a estratégia: pressupostos, componentes e diretrizes. Brasília, DF, 01 out. 2006.

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