22 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: Um breve apanhado sobre a saúde mental de Lagarto

Especializanda: Yumisleidys Milian Perez

Orientadora: Maria Helena Pires de Araújo

 

                A Unidade Básica de Saúde Dr. Davi Marcos de Lima está localizada no município de Lagarto no estado de Sergipe. Atende uma população em condição sociodemográfica desfavorável e com necessidades assistenciais que envolvem diferentes tipos de serviços. Possui um número considerável de usuários com problemas mentais e em uso de medicamentos psicotrópicos (103 indivíduos).

             As ações em saúde mental realizadas pela equipe envolvem rodas de conversas regulares e acompanhamento do estado geral de cada indivíduo e família, sendo feitas rotineiramente, a renovação/acompanhamento de receitas, o encaminhamento de usuários descompensados aos serviços especializados e/ou de maior complexidade, e a assistência social ao indivíduo e seus familiares.

                Considerando a necessidade de melhor acompanhamento dos usuários que fazem uso contínuo de medicamentos psicotrópicos (benzodiazepínicos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, antidepressivos e ansiolíticos), em sofrimento psíquico e/ou com necessidades em decorrência do uso de Crack, álcool e outras drogas foi elaborada uma ficha espelho.

              A elaboração da ficha espelho foi realizada no Microsoft Word e contém os seguintes campos para preenchimento: usuário em uso regular de medicamentos psicotrópicos (nome completo), data de nascimento, endereço, Agente Comunitário de Saúde responsável, usuário grave/em sofrimento psíquico (sim ou não), outras comorbidades e/ou necessidades (doenças crônicas e/ou necessidades de saúde ou sociais), intervalo de agendamento das consultas (a cada x dias) e observações relacionadas aos fármacos psicotrópicos, intercorrências, pendências e condutas (anotações). A autora destaca que não encontrou grandes dificuldades para sua elaboração e, como potencialidades, lista a melhor compreensão de cada caso e controle/gerenciamento adequado da saúde mental de sua área de abrangência assistencial. 

                Posteriormente, para possibilitar a compreensão da linha de cuidado em saúde mental no município, foi escolhida uma usuária que precisava de atenção integral em saúde mental. Este é um caso complexo, cujas necessidades envolvem a participação de diferentes serviços assistenciais. Trata-se de uma mulher solteira de 42 anos com hipertensão, diabetes, depressão grave e que vive junto aos seus dois filhos em condição de vulnerabilidade sociodemográfica. A articulação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) com os outros serviços do município (Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF- AB e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS) ocorreu de forma tranquila e, em todas as equipes, notou-se grande empenho para melhor condução possível deste caso.

                    Vale ressaltar que essas duas primeiras etapas (elaboração da ficha espelho e da linha de cuidado integral) permitiram aos membros da equipe da ESF uma melhor compreensão da atuação em saúde mental, uma vez que possibilitou o entendimento da necessidade de se atuar de forma multidisciplinar e por meio da articulação de diferentes serviços da rede assistencial.

                  As principais mudanças observadas com essa microintervenção estão relacionadas à organização da atenção em saúde mental na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Dr. Davi Marcos de Lima. Merece destacar a importância da ficha espelho para um melhor acompanhamento das necessidades gerais de indivíduos em uso de psicotrópicos, bem como da linha de cuidado integral para ampliação das possibilidades de atuação da Atenção Básica em Saúde.

                 Desta forma, a microintervenção foi positiva em virtude de todas as ações na área de saúde mental realizadas por sua equipe. Espera-se que a equipe possa dar continuidade aos registros na ficha espelho e à elaboração de novas linhas de cuidado integral direcionadas às necessidades gerais de cada usuário e de seus familiares.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)