3 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título : Linha do cuidado da unidade de saúde Vila Sao Francisco aos pacientes com sofrimento psíquico .

Especializando (a) : Yumaris Rodriguez Cause .

Orientador (a): Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.

Colaboradores : Thiago Thayry de Souza Araujo .Gerente e enfermeiro de

serviços em saúde mental .

Taciane Souza de Oliveira .Enfermeira da unidade.

 

 

 

Durante a realização de meu trabalho ,primeiramente fizemos uma reunião de equipe. O primeiro ponto abordado foi elaborar um instrumento para registrar as informações sobre as pessoas em uso de psicotrópicos para então elaborarmos uma ficha espelho (anexo 1). Realizamos essa etapa com facilidade, uma vez que já temos um caderno com informações desses pacientes.

 

A Unidade Básica de Saúde a qual trabalho conta com 33 usuários em sofrimento psíquico sendo desses 03 dependentes de álcool e 1 dependente de droga ilícita. Realizamos consulta pelo menos uma vez por mês . Desses pacientes 23 fazem uso de medicamento psicotrópico e são avaliados uma vez no mês pelo Centro de Atenção Psicosssocial – CAPS e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.

A equipe identifica as pessoas com sofrimento psíquico e transtorno mental em nosso território e fazemos acompanhamento delas por meio de atividades individuais e/ou grupais.Nós assumimos a coordenação do cuidado e desenvolvemos ações que incluem acolhimento, tratamento e acompanhamento destes casos, com ou sem o cuidado compartilhado com o Nasf, e/ou outros pontos da rede de atenção psicossocial, quando necessário.

Realizamos atendimentos agendados ou de livre demanda, dentro e fora do espaço físico da UBS e nas visitas domiciliares. Para isso, utilizamos estratégias como: tempo maior de consulta, registro de história de vida, ferramentas de abordagem familiar etc. A equipe tem o registro dos usuários em uso crônico de benzodiazepínicos e outros medicamentos psicotrópicos .Também realizamos ações para os casos em que há indicação de retirada gradual da medicação.

Também realizamos estas atividades com os usuários de álcool e outras drogas de nossa comunidade e fazemos acompanhamento. Desenvolvemos ações que incluem acolhimento, prevenção primária ao uso prejudicial do álcool e outras drogas, diagnóstico precoce, redução de danos, tratamento e acompanhamento, reinserção social sempre buscando fortalecer a rede social e comunitária

 

Potencialidades da unidade  na área de saúde mental:

  • A unidade tem identificados e registrados os pacientes em sofrimento psíquico e dependentes de álcool e outras drogas.

  • Possui registro dos usuários que fazem uso de medicamentos psicotrópicos;

  • Esses pacientes são visitados de forma regular e atendidos em consulta uma vez por mês;

Fragilidades da unidade  na área de saúde mental:

  • Realizamos poucas atividades de promoção de saúde mental para a comunidade.

No município de Bonfim a rede de atenção psicossocial também conta com o CAPS sendo esse responsável pelos atendimentos aos pacientes com transtornos mentais moderados e graves. Apresenta o seguinte quadro de profissionais: psiquiatra, enfermeira, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, psicopedagoga, assistente social e farmacêutico.

Existe uma comunicação entre o CAPS e a unidade de saúde. O CAPS faz visita a nossa unidade uma vez no mês. O  CAPS trabalha com duas linhas do trabalho: Terapia de Suporte e terapia aberta .

Terapia de suporte : Inclui terapia medicamentosa ,psicoterapia que pode ser individual ,familiar ,de grupo ,ajuda mutua e atenção a situações de crises.

Terapia aberta :A companhamento dos pacientes e reinserção social .

 

Fragilidades do CAPS de nosso município :

-Faz atendimentos a pacientes que não são enquadra nos critérios de atendimento do CAPS.

-As unidades básica de saúde, de forma geral, não referência os pacientes adequadamente.

Potencialidades:

Tem uma equipe completa e multiprofissional.

Caso clinico :

Outro momento da microintervenção foi a construção do relato clínico de um paciente x em nossa rede de atenção psicossocial .Trate-se de um paciente masculino de 34 anos com antecedentes de epilepsia ,usuário de drogas e alcool , tem acompanhamento pela unidade há 3 anos com consulta mensal na unidade e o CAPS do municipio ,dias atrás chega a consulta acompanhado de sua mãe com desorientação e não reconhece as pessoas ,foi tratado  inmediatamente,a mãe disse que ele estava  bebendo muito  e que ele não estava tomando  a medicação ,é por isso deram  crises  com muita  .Fizemos atendimento  e acompanhamento ,ativamos ao CAPS para avaliar o paciente com emergência , o paciente foi avaliado pelo psiquiatra e o equipe do CAPS ,fizerom laudo médico onde eles sugeriram a internação do paciente em CAPS de referência CAPS -AD,por ele ser usuário de drogas ,também tomamos como conduta após internação acompanhamento pelo CAPS 1 municipal pelo mínimo uma vez no mês com médico psiquiatra e psicólogo .

Para a equipe foi uma tarefa muito importante porque trabalhamos em união .Para min, a realização desta microintervenção foi estimulante para aprofundar os conteúdos do módulo e poder implementá-lo na pratica e estimular a melhoria do trabalho da equipe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anexo 1 :

 

 

Planilha espelho do acompanhamento dos pacientes em uso de psicotropicos .

Unidade de Saúde Vila São Francisco

 

 

Número de Prontuário

Cartão de SUS

Nome e sobrenome

Data

Nascimento

Idade

CID

10

Medicação que usa

 

Dosagem

 

Tempo que faze que toma remédio controlado

Usuário de álcool e outras drogras?

Tipo de acompanhamento

CAPS

 

Data da última consulta com psiquiatra

Sintomas e signos referidos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)