3 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 TITULO: SAUDE  MENTAL  UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA UBS IRMA CRESCENCIA.

ESPECIALIZANDO: YEPSICA ESTEVEZ GUILARTE.

 

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO

 

            A Reforma Psiquiátrica é um processo político e social complexo, composto por um conjunto de ações desempenhadas por vários atores que são o profissional da saúde, a família, a comunidade e o próprio paciente, os quais estão envolvidos no seu bem-estar (AMARANTE 1994).

            A Atenção Básica oferece o primeiro contato com o serviço de saúde aos com transtorno mental, tornando-se fundamental na coordenação da rede e ordenando o cuidado desses usuários (AMARANTE 1994).

            É muito comum o profissional que atua na Atenção Básica se deparar com situações de abuso de álcool, que devem ser abordadas precocemente. Nesse caso, a nossa equipe falará sobre uma experiência a respeito de uma doença muito comum em uma comunidade devido o consumo de álcool, dessa forma, mostrando que esta doença não afeta somente o indivíduo, mas sim, toda a família e a comunidade em geral, causando conflitos em toda família, inclusive levando o paciente ou algum membro da família, seja mãe, pai ou outro membro a prática do suicídio.

            Paciente masculino de 49 anos de idade, hipertenso, que depois de perder (há 12 anos) sua filha ficou em depressão e achou o alcoolismo como o melhor jeito de aliviar a situação. No entanto, o paciente começou a apresentar comportamento agressivo com sua família, maltratando a sua esposa e filhos pequenos, abandonou o trabalho, e devido sua aparência, não era mais reconhecido pelos amigos de infância.

            Devido a essa situação, sua esposa procurou nossa equipe de trabalho para fazer uma visita domiciliar e tentar ajudá-lo. Depois de muitas visitas, conversas e interações, conseguimos trazê-lo para participar das palestras e conversas sobre as principais doenças e complicações ocasionadas pelo alcoolismo. O usuário foi avaliado por uma equipe multidisciplinar no CAPS e conseguimos trazer de volta aquele pai de família de muitos anos atrás. Foi um verdadeiro orgulho para minha UBS poder ajudar desse jeito aquela família.

            Na minha UBS desenvolvemos ações para as pessoas com sofrimento psíquico e transtorno mental, identificamos esses pacientes e fazemos o acompanhamento delas por meio de atividades individuais e/ou grupais. Assumimos a coordenação do cuidado e desenvolvemos ações que incluem acolhimento, tratamento e acompanhamento destes casos, com ou sem o cuidado com o NASF e outros pontos da rede de atenção psicossocial, quando seja necessário. Realizamos atendimentos agendados ou de livre demanda, dentro e fora do espaço físico da UBS e nas visitas domiciliarias. Para isso, utilizamos estratégias como: tempo maior de consulta, registro de história de vida, ferramentas de abordagem familiar etc. A equipe tem um registro dos usuários em uso crônico de benzodiazepínicos e realiza ações para os casos em que há indicação de retirada gradual da medicação.

 

 USUÁRIOS QUE CONSUMEM PSICOTRÓPICOS

Prontuário

Nome

Idade

Sexo

Diagnóstico

Tratamento

Dose

Conduta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Referências

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho (Org.). Psiquiatria social e reforma psiquiátrica. 20. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1994.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)