4 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TULO: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL  NA UBS SANTA LUCIA, NOVA CRUZ.

ESPECIALIZANDO: DRA YAMILET FERNANDEZ FERNANDEZ

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO

 

            A Saúde mental é uma problemática que afeta a toda sociedade. A OMS (2001)mostra com clareza que os impactos dos transtornos mentais no mundosão universais sem distinguir países, classes sociais ou faixa etária (1).

            Na minha Unidade Básica de Saúde (UBS) foi feita uma reunião com a equipe e o tema discutido foia atenção à saúde mental na atenção primária. A equipe decidiu fazer um levantamento dos dados dos pacientes com transtornos mentais na nossa área com o objetivo de fornecer uma melhor atenção e fazer um melhor acompanhamento a esses pacientes.

            Depois de feita a conversa com a equipe, foi feita uma planilha com os seguintes dados: microárea, prontuário, nome e sobrenome, idade, número do Cartão do SUS, tipo de psicofármaco usado, tempo de uso, comorbidades clínicas, data da última consulta, uso de outras drogas (álcool, tabaco, crack, etc). Essa planilha seria preenchida primariamente pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com o apoio do resto da equipe.

Micro-área/

Prontuário

Nome

SUS

Idade

Tipo de psicofármaco

Tempo de uso

Comorbidades clínicas

Data da última consulta

Uso de álcoolcrack, etc

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A equipe ainda está recolhendo os dados desses pacientes. Temos vários casos que precisam de um acompanhamento mais detalhado. Quando um paciente precisa de uma consulta de urgência a referência ao nível secundário é feita com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Depois a contrarreferência é enviada para a equipe dar o acompanhamento necessário.

Depois de feito o instrumento e de realizada a conversa, a equipe aprendeu que ainda temos que trabalhar mais na atenção à saúde mental em nossa população, pois o acompanhamento fornecido não é suficiente.Temosrealizado atividades educativas e participativas junto com a equipe do NASF na UBS,a integração de grupos é importantealém dos usuários de psicotrópicos,aqueles com uso de álcool, fornecendo o ganho em conhecimento e consciência da população. Ainda há pacientes sem avaliação adequada pela equipe que precisam de uma melhor conduta. Além disso, temos pacientes que se recusam em fazer o acompanhamento necessário.

Nosso município conta com várias potencialidades como a presença de um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituído por um psicólogo, um nutricionista, um fisioterapeuta e um fonoaudiólogo.Também contamos com o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e com um especialista em Psiquiatria que fornece atendimento aos pacientes que precisam de uma avaliação mais minuciosa.A organização da saúde mental é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a qual também fornece seu apoio nos casos de pacientes que precisam de uma referência às clínicas ou hospitais para internação.

Foi identificado como uma grande dificuldade para fazer o trabalho, a presença de  microáreas descobertas sem ACS, o que dificulta a coleta dos dados necessários.Temos uma boa articulação com o CAPS e o NASF. Se o caso é de urgência a referência é feita pela equipe e o paciente pode ir lá sem precisar a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

Observamos como mudou a idéia da equipe de que os pacientes com transtornos mentais sempre devem ser avaliados pelo Psiquiatra. Esses pacientes precisam de um conjunto de ações que podem ser feitas pela equipe na atenção primária e só alguns casos devem ser avaliados pela atenção secundária.Depois de recolher os dados necessários esperamos fornecer a esses pacientes um atendimento individual e centrado na pessoa.

Referências

  1. Santos, S. Z. Saúde Mental. Mudanças revolutivas na psiquiatria brasileira para o resgate da cidadania das pessoas portadoras de transtorno mental. Brasil. 2009. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/saude/saude-mental.htm acesso em 21/07/2018.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)