RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: SAUDE MENTAL NA ATENCAO PRIMÁRIA DE SAUDE
ESPECIALIZANDO: WILDER ALVAREZ MACIAS
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Aatençãoemsaúde metal naUnidadeBásica de Saúde é umelemento fundamental para nossaequipe de trabalho. O objetivodestainvestigaçãofoidiscutir a Saúde Mental naAtençãoBásicacomoarticulação entre osprincípios do Sistema Único de Saúde e da ReformaPsiquiátrica, quesãoefetivadosatravés das ações de atendimento individual, recepção da saúde mental, visitadomiciliar, discussão de caso e oficinas de trabalhosmanuaisdesenvolvidasnaAtençãoBásica e das estratégiasadotadas de participação e capacitação dos AgentesComunitários de Saúde, acolhimentocoletivo, expressãosubjetiva da equipe e o envolvimento da família e comunidade (AOSANI; NUNES, 2013).
Nossa se reuniu para elaborarumaplanilha para registrar diferentes dados de importância para um bomacompanhamento de pacientes de saúde mental. A ficharegistra dados comoidade, nome, endereço, medicamentos que ingerem, si tem acompanhamentopelopsiquiatra, números de criseem um ano, entre outros. Estafichafoifeita com o objetivo de organizar, masnossoacompanhamento, e para saber as condições de atenção que tem istopaciente.
Para realizar a construção da linha de cuidado, escolhi um paciente que porsuadoença mental tem muitaimportância para mim. O casoclínico se trata de um paciente do sexomasculino de 40 anos de idade, com umahistoria de esquizofrenia que compareceuao meu posto de saúde para seratendido. Depois do acolhimentofoitrazido para minhaconsulta, ondeeuacho que eleficamuitonervoso, falando que estásendoperseguido e vigiado, escutandovozes. Depois de um breve interrogatóriopercebi que tinhaproblemas para dormir, incapacidade para formarumalinha de pensamentocoerente, poucasocialização e irritabilidade.Ao final, decidimosencaminhar o caso para o CAPS.
Emnossomunicípioconstamos com umarede de atençãomuitobemorganizada, conformadapor um CAPS, comoentidade principal do atendimento, maisemarticulação com outrasentidades para promoveruma boa atençãoaosusuários. Exemplo:,MinistérioPúblico,ConselhoTutelar, HospitaldeUrgência, CREAS, NASF, SAMU, AssociaçõesComunitárias, OrganizaçõesNão-Governamentais, e CREAS.
O CAPS, junto com as diferentesorganizações,realizamestratégias para o atendimentoemcadasituação, avaliamaospacientes de maiorgravidade para possíveissoluções, comoporexemplo, resgatarpacientes com ajuda dos bombeiros, a policia,avaliação e internamento no hospital de urgência e psiquiátrico, avaliação dos pacientes junto com atençãobásica e NASF.
Enquanto as referencias e contra-referencias, existeumaclassificação dos pacientes para o encaminhamento: usuárioemcrise;usuárioemcrise com arma; e usuárioemcrisenãoacolhidono CAPS. Osusuáriosemcrisena ESF devemsempreseremencaminhados para o CAPS (que estãoemcontatofrequente com o hospital, SAMU e hospital de urgência). No caso de crise com arma, semprecomunica-se com obombeiromilitar, guarda municipal, policiamilitar e SAMU, para evitarcomplicações. E osusuáriosnãoacolhidos no CAPS sãoaqueles que porsuagravidade, tem serencaminhado para o hospital do município e logo para hospital de urgência e depois o pacientepoderetornar para o CAPS para continuaracompanhamento.
O funcionamento de ClínicaAmpliada e ApoioMatricial, estabemorganizadopelo CAPS e pelo NASF. Todososmesesfazemumareunião com a finalidade de planejarestratégias para resolver osprincipaisproblemas dos pacientes, nessareuniãoparticipam a maioria das organizações da rede de atendimento para tentar resolver a maiorquantidade de problemas. O paciente é visto de forma integral (bio-psico-social), onde se um pacienteprecisa de atendimento pela dentista, dermatologista, pessoal de educação, assistência social se marca para seratendidopelosprofissionais.Tambémrealizamumaanálise da evoluçãopsicológica de cadapaciente e possívelcondutasfuturas.
Para a realizaçãoda micro intervenção, primeirofizemosumareunião com minhaequipe de trabalho para elaborar um instrumentopara um melhorcontrole e acompanhamento dos pacientes de saúde mental, nessecasofoiumaficharelacionada com os dados pessoais dos usuários, tambémrelacionado com o acompanhamento pela psiquiatra e demaisespecialidades.
Dessemodo, esperamos que estetrabalhopossafazerrepensar a assistênciaemsaúde mental naatençãobásica e contribuir para a prática dos trabalhadores das equipes de saúde da famíliafrenteaosportadores de transtornosmentais e seusfamiliares.
As principaisfragilidadesnarede de saúde mental encontradasforam que omunicípionãoconta com CAPS infantil, sóconta com um psiquiatra para todo o município, fatoque podedificultar o atendimento. Entre as potencialidadesvisualizamosque existepessoalmuitoqualificado para o atendimento, boa comunicação entre as organizações da rede e boa organização do fluxograma da rede de saúde mental. A reuniãocom o CAPS foimuitaproveitosa, eles me explicaramtudo que estavarelacionadocom a saúde mental.
REFERÊNCIAS
AOSANI, T.R.; NUNES, K.G. A saúde mental naatençãobásica: a percepção dos profissionais de saúde. Rev. Psicol. Saúde, Campo Grande, v.5, n.2, p.71-80, 2013.
Nº |
Nome e Sobrenome |
Idade |
Data de nascimento |
No. Cartão SUS |
Endereço |
Medicamentos/ Dosagem/ Apresentação/Dose |
Diagnóstico |
Tempo de Tratamento |
Acompanhamento PsiquiatriaouPsicologista |
NO.DE CRISES EM UM ANO
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Sim |
Não |
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1 |
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2 |
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n |
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Anexo: Instrumento para registro.
Ponto(s)