7 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

     Os serviços de saúde mental para a assistência psicossocial no nosso município esta integrado através da Unidade Básica de Saúde (UBS), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) que se encontra localizado em um município vizinho, pertence à modalidade I e está composto por um psicólogo que realiza atendimento uma vez por semana  na nossa UBS, e um psiquiatra que realiza avaliação uma vez por mês dos pacientes encaminhados pelo  psicólogo e o médico da ESF. A UBS conta com um registro dos pacientes que fazem uso de álcool, crack, psicotrópicos e outras drogas, para um melhor acompanhamento dos mesmos.

      A microintervenção foi realizada por toda a equipe e com ajuda do NASF e do CAPS, realizamos a atualização do registro de pacientes que fazem uso de  algum tipo de medicamento psicotrópico ou outros tipos de drogas, realizamos um intercambio de experiência com a equipe do NASF para adquirir um melhor  conhecimento sobre o funcionamento e atuação do mesmo dentro do município. 

       Para realização do presente trabalho foi escolhida uma paciente com 24 semanas de gravidez e dependente alcoólica. O uso do álcool durante a gestação pode ser muito perigoso para a mãe. Não existe uma dose limite pré-estabelecida para a ingestão do álcool pela gestante que não prejudique o bebê. O álcool é uma substância com livre passagem pela placenta e permanece por mais tempo no organismo do bebê do que da sua mãe.  Paciente N.R.T de 26 anos de idade, grávida de 24 semanas, antecedentes obstétricos de duas gestações anteriores, um parto e um aborto espontâneo há 3 anos, a mesma é dependente alcoólica por 5 anos, depois da morte do pai, mora sozinha com o filho de 6 anos. Na consulta de pré-natal realizada na UBS a paciente refere-se ter o hábito de consumir bebida alcóolica quase todos os finais de semana. Após a identificação dos problemas de saúde, a equipe iniciou a realização das consultas de pré-natal a cada 15 dias para um melhor controle, além disso, a paciente foi encaminhada para avaliação com o psicólogo semanalmente e com o psiquiatra uma vez por mês. A mesma esta sendo orientada sobre as complicações que pode ter o filho com a ingestão de bebida alcoólica no início da gravidez, mesmo em quantidades pequenas, porque pode elevar o risco de o bebê nascer prematuro ou com um tamanho menor do que o esperado entre outras complicações.

      O início das avalições com o psicólogo e o psiquiatra foi muito difícil porque existe muito preconceito cultural com relação a ser atendido por uma destas especialidades, mesmo assim a paciente foi avaliada e entendeu que necessitava de ajuda para superar o vício do alcoolismo. Com a ajuda do NASF e do CAPS logo após um mês das consultas do pré-natal a paciente já apresentou melhora, para isso foi de muita importância as orientações dadas nas consultas com o psicólogo e o nutricionista, além das visitas domiciliarias que se realizaram por parte da equipe de saúde da ESF. Entre as potencialidades para a realização do trabalho é que contamos com um registro de pacientes que tem algum tipo de disturbo mental ou são consumidoras de álcool ou outras drogas, também constamos com uma equipe do NASF completa que presta atendimento todas as semanas na UBS.

     As mudanças que foram observadas com a realização da microintervenção se dividem em duas partes, a curto e logo prazo. As primeiras mudanças foi a atualização do registro dos pacientes que fazem uso de álcool, crack, medicamentos psicotrópicos e outras drogas que estavam desatualizados e não constavam os dados necessários para a realização do trabalho. Também obtivemos um maior controle dos pacientes na consulta do NASF. Com a continuidade desta microintervenção em longo prazo esperamos ter prontuários eletrônicos que facilite o trabalho para os profissionais da atenção básica de saúde, principalmente sobre as referência e contra-referência.        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Ficha de paciente que tomam medicamentos psicotrópicos ou drogas.

Nome completo:_____________________________________________.

Idade:_________.            Sexo:________.          Telefone:_________________.

Numero do SUS:________________________________.

Endereço:_______________________________________________________.

Antecedentes Familiares de doenças psiquiátricas: ____________________________________________________________________________________________­­­­­__________________________________.

Hábitos tóxicos:

Café:______.            Tabaco:______.             Álcool: _________. 

Outras drogas: Qual:_______________________.

Diagnostico:____________________________________________________.

Tratamento:

Nome do remédio:_______________________________________________.

Dose diária:_______________________________________.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)