3 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL UBS PEDRO FÉLIX DOS SANTOS, EM LAGARTO (SE)

ESPECIALIZANDO: NAYARA KETLEN FREITAS DOS SANTOS

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

A quarta microintervenção se deu na UBS Pedro Felix dos Santos, ESF Pururuca, município de Lagarto Sergipe, com cerca de 3656 pacientes cadastrados, cerca de 614 famílias. Trata-se de uma população basicamente de classe baixa, que precisa constantemente de apoio na Unidade de Saúde. O foco desta intervenção foi refletir sobre a Linha de Cuidado de Saúde Mental na Unidade de saúde, de modo que são realizadas intervenções com a equipe de saúde promovendo a avaliação do AMAQ, verificando se os requisitos estão sendo cumpridos e, posteriormente, criado uma ficha espelho para acompanhamento destes pacientes e por fim acompanhado um paciente em especial com objetivo de concretizar esta linha de cuidado, para servir de modelo para os demais pacientes.

Ao proceder junto a avaliação do AMAQ foi possível perceber que atualmente a Equipe da UBS Pedro Félix Santos não possui um registro específico dos usuários em uso crônico de benzodiazepínicos, antipsicóticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, estabilizadores de humor, bem como os ansiolíticos de um modo geral. Faz de forma genérica, da mesma forma que os demais pacientes. Também não possui um registro específico do número dos casos mais graves de usuários em sofrimento psíquico, ou até de usuários com necessidade decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas.

Após estas reflexões apresenta-se uma ficha espelho para iniciar a registrar essas informações:

 

Nome do paciente:

Data de Nascimento:__/__/__Sexo: (  ) M  (  )F Estado civil: (  ) Cas (  ) Solt (  ) Out. (  ) Un Est

Diagnóstico de saúde mental:

Medicação utilizada:

Posologia:

Próxima consulta:

Percepção nas visitas domiciliares:

Ações realizadas com objetivo de adequar a dosagem:

É dependentes de drogas lícitas e ilícitas:

Prioridades a serem realizadas:

Encaminhamentos:

Observações:

 

Após a apresentação desta ficha, a equipe de saúde como também da correta forma para seu preenchimento seleciona-se um paciente para criar a linha de cuidado.

Seleciona-se paciente do sexo feminino de 29 anos. Paciente do sexo feminino, com distúrbios mentais e acompanhamento a anos na Unidade de Saúde, esquizofrenia, faz uso de benzodiazepínicos, ansiolíticos.

A paciente foi acompanhada em dois encontros. Criou-se a linha de cuidado da seguinte forma: 1º Avaliação inicial feita pela enfermeira, com análises gerais e primeiros questionamentos. 2º Avaliação médica com pelo menos 15 a 45 minutos para se entender o caso. 3º Deixar que o paciente conte seus problemas, abstrações, emoções, etc. 4º Diagnosticar, comprovar e passar a medicação, ou suspender no caso de melhora.

Não foi possível obter melhora visto que casos de Saúde Mental exigem tempo para haver evolução. Como sugestão e recomendação para a equipe fica a necessidade de cumprimento dos requisitos solicitados para que tenhamos dados realistas sobre a saúde mental dos pacientes da UBS.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)