16 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

PROPOSTA EDUCATIVA PARA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DOENÇAS MENTAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVA APARECIDA

 

 

 

DISCENTE: MIRELVYS RODRIGUEZ PILETA

 

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

 

 

Dada nossa proximidade com a comunidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) se apresenta como um recurso estratégico para o enfrentamento de importantes problemas de saúde pública, como os agravos vinculados a diversas formas de sofrimento psíquico. Nesse sentido, a equipe da UBS procura estabelecer e sustentar o vínculo com o paciente e promover respostas adequadas às necessidades dos usuários de modo a combater as formas de violência e estigma.

 

Para potencializar o trabalho da equipe deve haver participação de todos os profissionais da UBS, enfermeiro, médico, Agente Comunitário de Saúde (ACS), dentista, técnico em enfermagem e auxiliar de saúde bucal e de outras de instituições como Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), entre outros. O município de Santana do Matos não dispõe de CAPS, sendo necessário encaminhamento dos pacientes para o Caicó.

 

Além disso, a equipe de saúde deve ficar atenta para identificar fatores de risco potenciais que afetam a população como deficiência na moradia, transporte, educação e segurança; desemprego; estresse laboral; uso excessivo de sustâncias; exposição à violência; doença física; doença mental parental, desigualdades sociais, entre outros problemas.

 

Para melhorar a saúde mental como um todo, é necessário investir em programas de promoção e de prevenção, que levem em consideração hábitos de vida saudáveis, melhores condições de habitação, de educação, de emprego, bem como a diminuição de uso de substâncias como tabaco, álcool e outras drogas (ANDRADE, 2001).

 

Nesse quase 1 ano que trabalho na UBS Nova Aparecida, município de Santana do Matos, Rio Grande do Norte (RN), tenho acompanhado diversos pacientes com doenças mentais, em tratamentos longos e que têm se tornado dependentes de psicofármacos.

 

Diante desse quadro, a equipe da UBS realizou uma microintervenção com o objetivo de melhorar a assistência à saúde mental. Dentre as ações de melhoria está a construção e alimentação de uma ficha espelho que seria preenchida durante as consultas dos pacientes. Essa ficha contém número de prontuário, nome e sobrenome do paciente, endereço, existência de doenças psicológicas anteriores, história médica pregressa ou tratamento controlado.

 

Outra ação da equipe de saúde foi a discussão de um caso clínico acompanhado pela equipe. Trata-se de um paciente de 48 anos, masculino, casado, evangélico, desempregado (taxista como profissão), pai de 4 filhos, com ensino fundamental completo, diabético, hipertenso, com hepatite B, realizou cirurgia de hérnia umbilical há 2 anos, natural de Santana do Matos/RN. Na primeira consulta, veio acompanhado da esposa que relatou que o paciente se queixa de “vazio no peito”, “pensamento de morte”, “não consegue fazer mais nada”.

 

            A esposa ainda afirmou que paciente teve depressão há 16 anos, quando ela estava grávida do filho mais velho e há 4 meses demonstra sinais de nova depressão, este período coincide com Acidente Vascular Encefálico (AVE) da mãe do paciente, o que resultou em abandono do emprego de taxista para cuidar desta. Desde então, a esposa refere que o paciente apresenta insônia, perda ponderal de 20kg, cansaço e sem ânimo paras atividades diárias.

 

Em consulta com médico psiquiatra, estava sob tratamento com Paroxetina e Quetiapina 25 mg, porém relata não obteve melhora e abandou o tratamento, alegando que a causa atual se trata de problema espiritual. O paciente foi avaliado pelo psicólogo de nosso município e foi encaminhado ao psiquiatra de outro município, Caicó, uma vez que Santana do Matos não possui CAPS. Depois de ser avaliado pelo psiquiatra, terá seguimento em nossa unidade e caso exista necessidade de atendimento de urgência psiquiátrica será direcionado para o Hospital Doutor João Machado, em Natal.

 

 

 

REFERÊNCIA

 

ANDRADE, L. O. M. SUS passo a passo. Normas, gestão e financiamento. São Paulo: HUCITEC; 2001.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)