23 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

Micro intervenção de Saúde mental

Aluno: Luvy Esther Triana Pérez

Facilitador Pedagógico: Cleyton Cezar Souto Silva

saúde mental ou sanidade mental é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da  psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliéncia psicológica. (SINIBALDI, 2013.)

     A  Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição “oficial” de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a “saúde mental” é definida. (OMS, 2001)

       Ao longo da vida, todos nos podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Algumas fases como a entrada a escola, a adolescência, a menopausa e o envelhecimento ou acontecimentos e dificuldades, tais como a perda de um familiar próximo, divorcio, desemprego, a reforma e a pobreza podem ser causa de perturbações da saúde mental. Fatores genéticos, infecciosos ou traumáticos podem também estar na origem de doenças mentais graves. (AMARANTE, 1999)

     Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas em busca de autonomia, oferecer-lhes atendimento medico e psicológico. Sua característica é buscar integralos a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território ou espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares. (BRASIL, 1990)

Na realização deste micro intervenção nossa equipe de saúde confeccionou um instrumento de avaliação para pessoas que sofrem doenças ou transtornos mentais a partir de padrão (4.36) do PMAQ.

     Nossa equipe de saúde realiza ações com as pessoas que padecem algum transtorno psiquiátrico em nossa área de trabalho como atividades de ajuda e/ou apoio dessas pessoas com este tipo de doença em atenção quanto espontânea como programada.

     Em nossa UBS contamos com profissionais que trabalham como equipe multiprofissional para brindar um atendimento integral e adequado a estes  pacientes e está integrado por psicólogo, medico, enfermeiro, assistente social e outros como aconselhamento tutelar em casos das crianças que apresentam qualquer tipo de doença ou transtorno mental. Todas estas pessoas com doenças ou transtorno mental são avaliadas em consulta por psicologia e em a maioria dos casos em consulta por psiquiatra.

     Em na primeira etapa nossa equipe de trabalho se reuniu para elaborar o instrumento de avaliação de saúde mental analisando também outros aspetos como é uso de medicamentos controlados ou não dessas pessoas.

     Na segunda etapa de nosso micro intervenção foi escolhida uma paciente que sofre uma doença mental que é conhecida por toda nossa equipe de saúde. Diagnosticada com uma Psicose maníaca depressiva (Transtorno bipolar) desde 2013. Ela faz tratamento com Lítio carbonato (250 MG), Carbamazepina (200 MG) e Valproato de sódio (500 MG) indicado pelo psiquiatra.

     Durante a realização de nosso micro intervenção nossa equipe de saúde NASF e a equipe de PSF visitaram a doente na sua casa, ao chegar fomos recebidos pelo familiar que falou que a paciente neste momento se encontra bem com bom estado geral e realizando tratamento medico. Nossa psicóloga que é responsável pelo NASF disse que em estes casos os pacientes são controlados em acompanhamento de consulta regular pelo psiquiatra e equipe de apoio.

    O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de nosso município encontra se sempre disponível para ajudar a qualquer pessoa com transtorno mental que precise de apoio e atenção. A psicóloga responsável do NASF tem um registro de todas as pessoas com doença mental e um controle da suas consultas programadas para ter um melhor funcionamento e garantir uma adequada atenção a estas pessoas e assim melhorar sua qualidade de vida.

      Nossa equipe de saúde participou de forma colaborativa na realização deste microintervenção e em a realização do Registro solicitado pelo PMAQ sendo feito da forma mais simples tendendo em conta sempre a privacidade do paciente, usando só os dados mais necessários.

     Em nosso município a Rede de Saúde Mental esta integrada por um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um NASF, nossa rede municipal de saúde mental não conta com todos os recursos é por essa ração que se uma pessoa com doença mental precisa de cuidados permanentes vai se encaminhada para atenção de emergência em psiquiatria no Hospital Geral de nosso estado.

    Dentro das fragilidades de nosso trabalho encontramos que não existe uma adequada programação de consultas das pessoas com doença mental, também não é feito o apoio necessário a os familiares dessas pessoas doentes. Outra fragilidade é que não tem suficientes profissionais treinados para realizar uma adequada atenção e trabalhar com este tipo de doentes.

     Como potencialidade tem que contamos com uma organizada Rede de Saúde Mental que trabalha em equipe para realizar um adequado atendimento das pessoas com doenças mentais e também que nossa equipe de saúde tive uma participação ativa na realização deste micro intervenção.

     Como continuidade deste trabalho espera se ter uma agenda adequada de todas estas pessoas com doenças ou transtornos mentais  para assim lograr que tenham um acompanhamento  freqüente e também dar uma orientação adequada as famílias sobre o cuidado que devem ter com estas pessoas para melhorar seu modo e estilo de vida.

 

 REFERÊNCIAS

<http//www.conselho.saude.gov.br.legislacão/lei8080_190990.htm> Acesso em 07 de fev 2016.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)