A Unidade Básica de Saúde – UBS é porta de entrada do serviço de saúde, inclusive no que tange ao bem-estar mental do indivíduo, portanto o atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nesse âmbito, é de fundamental importância para identificação e acompanhamento do paciente com alterações mentais e emocionais. Diante o exposto, foi realizada reunião da ESF 085 da UBS Congós com intuito único de discutir estratégia de atuação e elaboração de instrumentos que pudessem viabilizá-la, para melhor acompanhamento desse perfil de paciente.
Basicamente foi proposto que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), deveriam incentivar a ida das pessoas com alterações em saúde mental à consultas médicas; foi recomendado que faça parte essencial da consulta de enfermagem e médica o questionamento na anamnese a respeito de fatores e estressores psicoemocionais, e quando diagnosticados, deverá ser realizado cuidado continuado, mesmo se realizado referência do caso, sendo imperiosa a contra referência.
Os técnicos de enfermagem serão essenciais na manutenção dos dados na planilha de pacientes em saúde mental, e controle do agendamento das consultas médicas/ NASF, assim como o aviso para busca ativa em caso de detecção de má adesão, bem como marcação de visita domiciliar para atenção à família do paciente. Para tanto, foi elaborado modelo de prontuário próprio para essa classe de pacientes, onde é imprescindível a anotação do período inter-consultas. Além disso, após capacitação, dois membros da ESF ficarão responsáveis pelo grupo de atenção à saúde mental que se reunirá mensalmente.
Apesar da estratégia envolver todos os membros da equipe de saúde, como o volume de atendimentos no total é grande, será um desafio a implementação desse plano de atenção e acompanhamento, no entanto, se mesmo com as dificuldades, o esforço dos envolvidos resultar em ampla porcentagem das ações propostas será possível dar suporte salutar a esses pacientes.
Foi planejado um calendário semestral de ações a serem desenvolvidas para educação em saúde relacionadas à saúde, cujos temas compreendem: prevenção do suicídio, estresse e ansiedade, tristeza ou depressão, abuso de álcool, tabagismo, uso de drogas ilícitas, anorexia e bulimia, oscilação de humor, auto-aceitação.
Utilizando as estratégias acima descritas, em virtude da importância do atendimento humanizado, cuidando do indivíduo como um todo indissociável, foi planejado as medidas acima descritas tendo em vista o aumento da incidência de patologias neste contexto, em virtude dos estressores inerentes a sociedade moderna e a necessidade de cuidados, atentado ainda à educação em virtude do preconceito e resistência ao tratamento às doenças psíquicas.
Para balisar nossa estratégia utilizamos como protótipo o caso de M.N.C.F., 52 anos, sexo feminino, afrodescendente, IMC: 50,4kg/m², hipertensa, diabética, hipotireoideíca, obesa mórbida, foi diagnosticada com transtorno depressivo, tendo sido fortalecido a relação médico-paciente, instituído tratamento farmacológico, a paciente foi encaminhada para avaliação da psicóloga do NASF e ao psiquiatra do CAPS Gentileza, com encaminhamento descrevendo o caso da paciente e solicitando a contra referência.
Como nossa paciente possui múltiplas comorbidades, e sua saúde mental se encontra alterada por motivos variados, inclusive sociofamiliares, programou-se visita domiciliar da ESF e NASF em ação conjunta em prol do bem-estar da paciente. Além disso, será realizado acompanhamento, por enquanto mensal, abrangendo consultas médicas, psicológicas e em grupo da paciente.
A referência foi feita ao CAPS Gentileza, que é um CAPS do tipo III, para atendimento psicossocial de adultos; além dele, existe na cidade de Macapá, o CAPSi, para atendimento infantil e o CAPS ad, para atendimento de usuários de álcool e drogas. Além dos CAPSs, a rede de atenção à saúde mental conta com atendimento ambulatorial e internação hospitalar no Hospital de Clínicas Doutor Alberto Lima. Todos da ESF 085 estão determinados a manter o cuidado continuado e programado ativo, pois o esforços para cumprimento das metas propostas resultaram em aumento do número de consultas em atenção à saúde mental, seja para primeira consulta diagnóstica, consulta subsequente a tratamento ou meramente elucidações de dúvidas.
Ponto(s)