12 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

Título­: Atenção à Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde

Especializanda: Aniuska Perez Cárdenas

Orientadora: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino

 

Minha Unidade Básica de Saúde está organizada em quanto ao processo de atendimento dos pacientes com doenças mentais cada uma das equipes conta com um registro dos usuários em uso de psicotrópicos onde são recolhidos os dados pessoais, o uso crônico de anti-psicóticos, benzodiazepínicos,anti-depressivos, entre outros, além disso são identificados os pacientes usuários de álcool e outras drogas no território assim como o tipo de acompanhamento que estão tendo e a frequência das consultas pelo psiquiatra.

 Cada paciente que chega à Unidade Básica de Saúde-UBS em busca de uma consulta por sofrimento psíquico é acolhido e acompanhado pela nossa equipe por meio de consultas, visitas domiciliares, atividades em grupo ou individuais utilizando estratégias específicas para apoio destas pessoas que por sua doença levam um maior cuidado para o seu bem-estar físico mental.

Nossa equipe realiza ações educativas de promoção, prevenção e cuidado dos grupos vulneráveis por meio das palestras para evitar o agravamento dessas doenças, nessas atividades contamos com o apoio dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da família). As equipes de NASF estão distribuídas nas diferentes macroáreas nesse caso a nossa equipe apresenta (uma psicóloga, um clínico geral, 2 assistentes sociais e um fonoaudiólogo).

Além de contar com apoio do NASF para os atendimentos de pacientes com sofrimento mental temos o Centro de Atenção Psicossocial do Município (CAPS), os pacientes podem ser referenciados para o mesmo. Lá são avaliados , se esclarece o diagnóstico e são colocados os tratamentos controlados, também fornecem atividades com o objetivo de lograr uma melhor integração familiar e social assim como participam de diferentes grupos com desenvolvimento de atividades produtivas como artesanato ,leitura ,pinturas,costuras,oficina de beleza, com a finalidade da reinserção social e familiar estabelecendo um melhor vínculo afetivo.

Logo, depois que os pacientes são acolhidos e atendidos no Centro de Atenção Psicossocial são contra referenciados para UBS para dar acompanhamento e seguimento pela equipe de saúde e o NASF para manter um controle adequado da doença.

É importante esclarecer também que o CAPS além de oferecer apoio no diagnóstico e tratamento dos pacientes realiza capacitações frequentes de Saúde Mental o que fornece um suporte, prática e maior conhecimento para os profissionais da UBS na hora do atendimento, conduta e referenciamentos da população alvo.

Desde a chegada do paciente na UBS que é a porta de entrada ao sistema único de saúde até o atendimento a nível secundário nos hospitais trabalhando de forma integrada e estabelecendo parcerias  com o objetivo de alcançar um melhor grau de resolutividade no sofrimento do paciente que é o nosso principal alvo de trabalho dia a dia , melhorar a qualidade de vida da população do território da área de abrangência com a promoção,prevenção,dianóstico e tratamento oportuno . 

Relatamos abaixo um caso clínico e como conduzimos na rede de atenção psicossocial:

Paciente ESL de 30 anos de idade, sexo feminino, com antecedentes patológicos pessoais de Ansiedade. Relata falecimento do pai há um mês vítima de câncer e há uma semana presenciou o assassinato de seu irmão.  Esta paciente compareceu à UBS referindo perda de sono, apetite, sentimento de culpa, com pensamentos suicidas, tremor, dor no peito e choro excessivo.

Foi feito um atendimento clínico e encaminhada ao NASF, onde foi avaliada pela psicóloga que tendo visto o pensamento suicida a encaminhou ao CAPS II para atendimento especializado.

 Ressaltamos que este atendimento especializado é voltado para pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, priorizando as abordagens grupais.  

Após este atendimento especializado a paciente com alta parcial é contra-referênciada à UBS para acompanhamento e recuperação do quadro clínico. Essa paciente será monitorada pela equipe Multidisciplinar que acompanhará toda sua evolução clínica.

          Em meu município existe um bom funcionamento e organização de trabalho no que se refere ao atendimento dos pacientes com doenças mentais, pois existe vínculo, apoio e integração entre os diversos setores UBS, NASF e CAPS.

Observamos que em meu município existe um bom funcionamento e organização de trabalho no que se refere ao atendimento dos pacientes com doenças mentais, pois existe vínculo, apoio e integração entre os diversos setores UBS, NASF e CAPS.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)