3 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

Titulo :Estratégias no aperfeiçoamento do planejamento reprodutivo ,pré-natal e puerpério na unidade de saúde Vila São Francisco .

Especializando (a) : Yumaris Rodriguez Cause.

Orientador(a) : Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.

Colaboradores : Taciane Sousa de Oliveira .

Raimunda Dos Santos Francisco .

Lenismara Silva Texeira .

Jaine Texeira Barroso .

Dayanis Tajiane Farias .

Cilene Alves Ferreira.

 

 

 

Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade é fundamental para a saúde materna e neonatal é por isso que nossa unidade de saúde conta com estratégias para dar uma boa atenção pré-natal, puerperal e neonatal de maneira geral .

 A intervenção foi feita com a equipe toda, onde fizemos um análise do trabalho em nossa unidade sobre o planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério , estudando bem nossas fragilidades, e potencialidades com objetivo de aperfeiçoar e desenhar algumas estratégias. Para tanto, utilizamos o questionário disponibilizado pela especialização.

 Com o desenvolvimento deste trabalho sobre o planejamento reprodutivo, pré -natal e puerpério, adquirimos novos conhecimentos. Achei interessante para mim e minha equipe, porque ganhamos em conhecimento, que ajudaram na atenção integral às mulheres em idade fértil ,grávidas e puérperas.

 Nossa unidade oferece de forma facilitada, métodos contraceptivos básicos (camisinhas masculina e feminina, contraceptivos orais e injetáveis); anticoncepção de emergência.

 Realizamos ações educativas mensais para mulheres e homens sobre a decisão de ter filhos ou não, no contexto de seus projetos de vida, tratamos as questões a respeito da fertilidade; direitos sexuais e reprodutivos, respeitando os aspectos religiosos, culturais e a diversidade da população ,alem de desenvolver atividades educativas relacionadas com as infecções sexualmente transmissíveis-IST, gravidez na adolescência. Fazemos discussão da saúde sexual em grupos de jovens, gestantes e idosos.

 

A equipe desenvolve ações para detecção e vinculação precoce das gestantes do território, em especial às adolescentes gestantes, garantindo bom acompanhamento do pré-natal com consultas em número suficiente e qualidade satisfatória, de acordo com a avaliação de risco.

 

Fazemos a vinculação à maternidade de referência e identificamos as gestantes entre 14 e 44 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Temos o cadastro de todas as gestantes do território e as acompanhamos em domicílio, inclusive aquelas cobertas por planos privados de saúde. Registramos o estado de saúde na caderneta da gestante e no prontuário (com espelho do cartão ou equivalente) e no sistema de informação.

 Nas consultas pré-natal, avaliamos os riscos e vulnerabilidades, situação nutricional, mensuração da pressão arterial e da altura uterina, ausculta do batimento cardíaco fetal. Atendemos às intercorrências e na gestação e em caso de emergências encaminhamos ao hospital da maternidade.

 Realizamos ações de saúde bucal com, no mínimo, uma avaliação odontológica por trimestre da gestação. Registramos o estado de saúde bucal na caderneta da gestante, no prontuário e no sistema de informação.

 Realizamos o atendimento para as puérperas e o recém-nascidos (em domicílio ou na própria UBS) na primeira semana após a alta.

 A equipe mantém o acompanhamento da puérpera e orientações sobre sexualidade e planejamento reprodutivo, juntamente às consultas de puericultura, principalmente nos primeiros 42 dias pós-parto. No caso de gestantes beneficiárias no Programa Bolsa Família, a equipe orienta a necessidade de atualização do Cadastro Único para a inclusão de mais um membro na família, na faixa etária até 6 meses.

 

Depois de fazer essa análise identificamos as seguintes fragilidades:

 

A equipe realiza poucas atividades educativa abordando temas relativos à gravidez, ao parto e ao puerpério,

 

Para dar solução a nossas fragilidades desenhamos a seguintes estratégias a partir do problema:

 

A equipe reconheceu que fez poucas atividades educativas relacionadas à gravidez, parto e puerpério. Estabelecemos como objetivo realizar atividades educativas abordando temas relativos à gravidez, ao parto e ao puerpério

 

 Fizemos um grupo com as grávidas da comunidade onde falamos de temas em relação a gravidez, parto ,puerpério e alimentação saudável .

 

Fizemos um encontro da equipe com as grávidas a termo e a fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF para fazer atividade física que ajude com o trabalho de parto. Essa atividade pretendemos fazer uma vez no mês.

 

Foi um encontro muito importante para a equipe interagir com as grávidas da comunidade onde através de palestras e outras atividades, orientamos sobre o cuidado com a alimentação, importância do acompanhamento pré-natal, cuidados durante o puerpério e aleitamento materno, além de tirar as dúvidas. Tanto a equipe como as grávidas da comunidade ficaram satisfeitos com estas atividades.

 

Durante a intervenção, minha equipe teve consciência da importância de fazer atividades educativas de promoção de saúde.

 

Foi de muita importância nossa micro intervenção sobre este tema, porque adquirimos novos conhecimentos sobre planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério , além de desenvolver ações educativas com a população.

 

Este trabalho permitiu o desenvolvimento profissional, aquisição de novos conhecimentos, além de aperfeiçoar nosso trabalho para oferecer serviços de saúde com qualidade e melhorar no cuidado da saúde da mulher .

 Anexos :

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)