A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, pelas complicações obstétricas que podem trazer, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, bem como problemas psicológicos, sociais e econômicos.
Dada à alta incidência de gestações em adolescentes decidimos realizar uma reunião com toda a equipe de saúde para fazer uma proposta de intervenção para reduzir a gravidez em adolescentes.
Na nossa unidade de saúde temos um projeto de saúde baseado em palestras educativas que são realizadas todo o mês, onde, principalmente, o alvo são as adolescentes. Discutimos temas, como, sexualidade, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis –IST , gravidez na adolescência, dentre outros.
Chegamos à conclusão de que com o nosso trabalho podemos contribuir para a orientação dos adolescentes por meio de ações de educação e promoção da saúde direcionada pela equipe básica, com o apoio de agentes comunitários de saúde, orientando as famílias e a escola, em relação às questões para a prevenção da gravidez na adolescência.
Em nossa Unidade Básica de Saúde-UBS, temos os seguintes métodos contraceptivos oferecidos aos pacientes em nossa comunidade: preservativos masculino e feminino, pílula combinada de baixa dosagem, injetável trimestral, diafragma,assim como podemos direcionar os pacientes para realizar a contracepção cirúrgica.
Também escrevemos o seguinte questionário para aplicar a todos os adolescentes que assistem as palestras abordadas em nossa unidade todo o mês, com apoio dos estagiários de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
QUESTIONÁRIO
1Você considera que a questão relacionada à gravidez na adolescência deve ser tratada em ambos os sexos
SIM_____NÃO____
2 Quão importante é receber orientações sobre gravidez na adolescência?
Os pricipais desafios concentrasse em assistir a maior parte das adolescentes, e levá-los a ter confiança em nossa equipe para ajudar a prevenir as gravidez não planejadas.