Práticas educativas com gestantes adolescentes na Unidade de Saúde “Antônio Lucas de Souza”.
Levando em consideração que na comunidade há um alto índice de adolescente grávidas, observou-se à necessidade de realizar uma palestra com as mesmas, com o objetivo de informar e sanar possíveis dúvidas correspondendo ao ciclo gravídico puerperal.
Aos quinze de junho de dois mil e dezoito foi realizada uma palestra educativa com gestantes adolescentes temas abordados: o ciclo gravídico – puerperal. Participaram da palestra, o Médico (clinico geral), Enfermeira, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).
As principais dúvidas foram relacionadas às alterações que acometem o corpo da mulher durante a gestação e sobre a diferença entre proteção conferida pelo leite materno e as vacinas para o recém-nascido.
Percebeu-se que o evento que mais causava medo e ansiedade entre as adolescentes era o processo do parto todas demonstraram curiosidade em relação a esse assunto e buscavam entender o mecanismo tanto do parto normal quanto da cirurgia cesariana.
Entre as adolescentes que participaram da atividade havia primigesta, primíparas, multigesta e multíparas. Em relação aos métodos contraceptivos existentes os mais conhecidos e relatados pelas adolescentes foram o preservativo masculino e a pílula anticoncepcional oral, porém muitas referiram esquecer de tomar o anticoncepcional.
Também se abordou assuntos como o aumento das mamas e da cavidade uterina, mudança na coloração da vulva, aumento da secreção vaginal entre outros.
Foram oferecidas orientações para o autocuidado relativas às repercussões da gestação no organismo materno como adequações nutricionais que minimizam às náuseas e a constipação intestinal a importância de não se automedicar e do acompanhamento odontológico, conforme preconiza o ministério de saúde.
Em relação ao aleitamento materno e imunização enfatizou-se as vantagens da amamentação, a forma correta de amamentar, assim como o calendário básico de vacinação da criança e as vacinas necessárias para a gestante.
Todos os temas expostos suscitaram curiosidade e interesse entre as gestantes.
As atividades educativas são importantes, pois promovem a educação em saúde e permitem a troca de saberes entre os palestrantes e os ouvintes por meio da exposição verbal e da utilização de material de apoio como cartilhas, cartazes com imagens autoexplicativas e demonstração de alguns métodos contraceptivos transmitiram – se informações importantes às adolescentes referentes ao ciclo gravídico – puerperal
Ponto(s)