Título: Planejamiento Reprodutivo, Pre Natal e Puerperio na Unidade Básica de Saúde: José Nailson Moura. Itabaianinha. Estado Sergipe.
Especializando: Yaniel Alexander Tamayo Verdecia
Orientadora: Maria Helena Pires Araujo Barbosa
Essa proposta de Planejamento Familiar, oferecida principalmente pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), deve abranger um processo de informação e de educação aos casais e à população em geral sobre a reprodução, a importância da família na comunidade, o papel da mulher, do pai e do filho dentro desse contexto e, finalmente, sobre as repercussões de tudo isso na comunidade (SANTOS JC, FREITAS PM. 2011).
Durante a gestação, a mulher passa por um processo de transição que envolve a necessidade de reestruturação e reajustamento em várias dimensões. De início, ocorre a mudança de identidade e uma nova definição de papeis onde a mulher passa a ser vista de forma diferente. No caso da primigesta, que antes era vista apenas como filha e mulher, passa a ser reconhecida como mãe, a multípara também apresenta mudança de identidade, pois, ser mãe de um filho é diferente de ser mãe de dois (MOTA et al., 2011).
Puerpério, sobre parto ou pós-parto, é um período variável, que se caracteriza por modificações involutivas do organismo após o parto, até a volta das condições normais pré- gravídicas (MONTENEGRO; REZENDE FILHO, 2008). Segundo Santos (2012) este período se inicia após o período de Greenberg, que corresponde as primeiras quatro horas após o nascimento do recém-nascido (RN). O puerpério ocorre em torno de seis semanas, e se divide em: pós-parto imediato (1º até 10º dia), pós-parto tardio (10º ao 45º dia) e pós-parto remoto (a partir do 45º dia). No caso das mulheres que amamentam esse período pode ser maior dependendo da duração da lactação (MONTENEGRO; REZENDE FILHO, 2008).
Em nossa equipe promovemos ações educativas sobre planejamento reprodutivo para orientar quando e como se quer ter filhos, ou não quer ter a traves de palestras e nas consultas do dia a dia. O objetivo de nossa equipe é garantir o pleno bem-estar, tanto da criança, quanto do casal. Além disso nossa unidade conta com vários métodos contraceptivos entre aqueles que são: Camisinha masculina e feminina, contraceptivos orais e injetáveis nossa função na consulta está baseada em explicar quais são os riscos, complicações, contraindicações e os benefícios do uso de cada uns dos contraceptivos e oferecer ao casal a melhor opção, sempre fazendo ênfase no uso da camisinha como melhor opção pois além de evitar a gravidez, previne as doenças sexualmente transmissível e HIV.
Nossa equipe tem boas relaciones entre profissionais e usuários aceitando a todos da mesma maneira e por igual sem importar características físicas, sexo, rasa e orientações sexuais, sempre baseados no respeito e a confiança de interagir uns e outros na área da saúde. Na atualidade não temos casos diagnosticados com HIV pero conhecemos quais são as principais medidas, imediatamente notificamos o caso logo o usuário é encaminhado para o Centro de Especialidades Medicas em Aracaju (CEMAR) lá é avaliado pela especialista em infectologia e é colocado o tratamento correto, logo retorna a nossa área onde nós fazemos o acompanhamento e orientamos quais são as medidas especificas e de proteção. Uma vez diagnosticadas as doenças sexualmente transmissíveis são notificadas imediatamente e depois procedemos a coloca o tratamento correto de acordo com os protocolos de tratamento da atenção básica.
No espaço do Programa de Saúde nas Escolas (PSE) aproveitamos para interagir com os adolescentes e falar um pouco sobre o tema de sexualidade responsável, gestação na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e métodos anticonceptivos onde oferecemos conselhos importante para evitar gravidez não desejada e porem a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Todos os membros da equipe participamos na pesquisa ativa de gestantes incluído aquelas gestantes que fazem atendimento em serviços privados tanto nas visitas domiciliar como na consulta. Além disso toda paciente com suspeita de gravidez e indicado todos os exames correspondentes para um correto diagnostico. A caderneta de gestante e um documento médico legal muito importante, onde o médico e a enfermeira preenchem todas as ações acontecidas durante toda a gravidez. Em todas as consultas o médico vai fazer as avaliações de rotina, os exames ginecológicos, de sangue e urina. Encontramos com frequência gestantes com doença sexualmente transmissível uma vez diagnosticadas a doença é notificada e colocado o tratamento.
São muitas as orientações de nossa equipe para promover ações educativas exemplo delas são: o uso suplemento com ácido fólico, a prática de exercícios físicos, dieta balanceada, visita ao dentista etc. Sempre é muito importante orientar as gestantes sobre a importância de retornar para a consulta de puerpério. Nessa consulta oferecemos a melhor informação sobre as mudanças que acontecem na mãe e no desenvolvimento futuro do bebe.
Sempre é muito importante orientar as mães sobre a importância da amamentação tanto para elas como para os filhos. Nossa equipe nas visitas domiciliares e nas consultas dos usuários sempre fazemos ênfase nesse aspecto que é muito importante para o desenvolvimento do bebe e um bem-estar para a mãe. Também orientamos sobre os cuidados que a mãe deve ter durante a amamentação. É muito importante que a mãe mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. A amamentação é muito importante no desenvolvimento do bebe sempre é bom lembrar as mães que deve ser oferecida por 6 meses contínuos sem introduzir outro alimento ou outro tipo de leite para evitar doenças.
A prevenção da gravidez na adolescência é necessária e para tanto é importante a inclusão dos adolescentes nos programas do governo voltados para a assistência à saúde da mulher com ênfase nas discussões dos métodos anticonceptivos e orientações sexuais. Estes programas devem focar, além dos aspectos citados, também motivação para estudo e trabalho e aspectos relacionados a comportamento, relação familiar, comportamento na escola, entre outros (RIBEIRO, 2010).
O papel da escola é essencial nesse momento, pois a ela cabe estabelecer regras de maneira coerente, traçando metas, repassando informações, não em curto prazo, mas de maneira gradativa, usando um planejamento com a participação de todos os usuários
Foi feita uma reunião no Colégio “Joaldo Lima de Carvalho”, do município Itabaianinha com os professores em conjunto com os membros da equipe de saúde “Caraíbas ” pertencente a UBS Jose Nailson Moura, onde analisamos temas como planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, fizemos uma avaliação sobre os problemas que mais estão afetando aos adolescentes de nossas áreas de abrangências nestes últimos anos sobre os temas analisados. Nosso problema identificado no município Itabaianinha foi o aumento da gravidez na adolescência após analise com professores e a equipe, imediatamente começamos a traçar estratégias e planos de ação por etapas para dar soluções ao problema identificado e porem ter uma melhor organização.
Pelo qual traçamos como objetivo propor uma microintervenção para implementar estratégias de educação em saúde na escola “Joaldo Lima de Carvalho”, situada no território da UBS Jose Nailson Moura, para diminuir a gravidez na adolescência. Criar um espaço de discussão sobre a prevenção da gravidez na adolescência com pais, alunos e professores, por meio de palestras. Conscientizar os jovens sobre as possíveis consequências e complicações da gravidez precoce por meio de campanhas e informativos como folders, cartazes e cartilhas além disso incrementar os conhecimentos sobre métodos contraceptivos e sexualidade responsável.
Estratégia para alcançar os objetivos/metas |
Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamento da Execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsáveis |
Prazos |
Mecanismo e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Realizar uma microintervenção educativa sobre métodos contraceptivos, sexualidade responsável e gravidez na adolescência em usuários adolescentes no Colégio. “Joaldo Lima de Carvalho”. Equipe Caraíbas município Itabaianinha. |
Capacitar a toda a equipe de saúde sobre a metodologia para realizar a microintervenção Aplicar um questionário aos usuários adolescentes com perguntas relacionadas sobre métodos contraceptivos, sexualidade responsável e gravidez na adolescência Realizar palestras e atividades em grupo aos usuários adolescentes sobre o tema de métodos contraceptivos, sexualidade responsável e gravidez na adolescência. Aplicar o questionário inicial aos usuários adolescentes.
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-Recursos humanos: A equipe de saúde da família Caraíbas UBS. Jose Nailson Moura Professores do Colégio “Joaldo Lima de Carvalho”. Recursos materiais: Computador Impressora Papel A4 Cartucho HP1018 Preto Canetas Cartulinas Tesouras
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-Melhorar os conhecimentos dos usuários adolescentes sobre métodos contraceptivos, sexualidade responsável e gravidez na adolescência. Diminuir as consequências e as complicações da gravidez na adolescência em usuários de nossa área. Diminuir a incidência de gravidez na adolescência de nossa área.
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Médico da equipe |
Desde junho até julho do ano 2018 |
Avaliação através de um questionário para medir o nível de conhecimentos adquiridos pelos usuários adolescentes.
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Primeiramente se realizara uma capacitação de toda a equipe e aos professores sobre a metodologia para realizar a microintervenção. Os agentes comunitários de saúde em conjunto com os professores selecionarão a todos os adolescentes da escola “Joaldo Lima de Carvalho”, considerando os cadastrados pela equipe e que apresentem gravidez precoce e disponibilidade para participar da microintervenção. Os participantes preencherão um questionário que permitirá conhecer o grau de conhecimento sobre os temas de métodos contraceptivos, gravidez na adolescência e sexualidade responsável. A pesquisa será respondida de forma individual, assegurando a total confidencialidade das informações obtidas.
Logo serão realizadas palestras e atividades em grupo com um período de 5 semanas sobre os temas selecionados, segundo as necessidades encontradas após aplicação do questionário. O autor da microintervenção em conjunto com a equipe e professores realizarão as palestras no auditório do Colégio “Joaldo Lima de Carvalho”.
1 Semana: Conceito gravidez na adolescência e sexualidade responsável
2 Semana: Consequências e complicações da gravidez na adolescência
3. Semana: Métodos contraceptivos.
4 Semana: Modo de empelo dos métodos contraceptivos.
5 Semana: Aplicação do questionário.
Na última etapa será aplicada novamente a pesquisa após a conclusão do programa educativo. Assim serão determinados os conhecimentos sobre os temas de gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e sexualidade responsável durante a aplicação da microintervenção educativa.
Após do trabalho e a implementação da microintervenção, espera-se melhorar a qualidade de vida dos adolescentes de forma que se preocupem para fazer mudanças e melhorar seus hábitos com respeito a sexualidade responsável. Espera-se também diminuir o número de casos de gravidez na adolescência. Para os profissionais de saúde representa um grande reto o enfrentamento em busca de da diminuição do número de usuários com gravidez na adolescência a traves da modificação do conhecimento dos usuários, nesse sentido, o trabalho contribuirá para o aprimoramento interdisciplinar e para a capacitação dos profissionais e professores.
A equipe compreendeu que é muito importante melhorar a qualidade de vida dos usuários adolescentes e permitir uma adequada comunicação a traves de uma linguagem claro, fácil e coeso entre profissionais de saúde, professores e usuários para permitir um melhor entendimento sobre os temas analisados. A microintervenção no âmbito escolar é muito importante porque ajuda na prevenção da gravidez na adolescência dentro do âmbito escolar por meio de atividades educativas que foquem a sexualidade, particularidades da gravidez na adolescência e as possíveis consequências para a vida dos adolescentes e familiares envolvidos.
Diante desse contexto, percebo a importância de intervir nessa população específica. Acredito que essas estratégias possam melhorar a promoção da saúde das jovens adolescentes, diminuindo a taxa de gravidez na adolescência. Motivado por esses problemas foi que decidimos juntamente com a equipe de saúde da nossa unidade e os professores do Colégio “Joaldo Lima de Carvalho”. Buscar estratégias que devem ser colocadas em prática para a redução da gravidez na adolescência e suas consequências. Cabe lembrar que é muito mais fácil planejar ações preventivas adequadas ao grupo que se deseja atingir na comunidade, buscando estratégias que devem ser colocadas em prática para a redução da gravidez na adolescência, do que atuar quando o problema já está instalado. No entanto, não depende apenas dessas ações para se reduzir a gravidez na adolescência, há um problema cultural e econômico que não estão sobre a governabilidade dos profissionais de saúde.
Para a equipe foi uma boa experiência porque além de incrementar nosso conhecimento percebemos como nossos adolescentes se desenvolvem no meio escolar e quais são as maiores dificuldades que estão afetando nestas idades tão difíceis da vida, além de ajudá-los a ter uma sexualidade responsáveis e a escolher o método contraceptivo melhor para se desenvolver em suas intimidades, sempre incentivando a pratica do sexo seguro. Com esta microintervenção a equipe pode enriquecer mais os conhecimentos sobre os temas antes mostrados assim levar essas experiências as 9 microáreas de atendimento.
A dificuldade aprontada pela equipe foi a vergonha na hora de falar sobre temas tão direitos como a sexualidade mais também foi um grande desafio porque transmitir confiança e segurança a nossos adolescentes foi um passo muito importante para conseguir que eles se comunicaram com nós e ficarem a vontade sobre os temas analisados.
Acredito que, para melhorar esta microintervenção devemos continuar trabalhando de forma unida para conseguir um resultado satisfatório. Falar com nossos adolescentes constantemente e sem vergonha a traves de palestras, em consultas, nas visitas domiciliares e no transcurso de nossas vidas é a melhor opção para conseguir o resultado tanto esperado. Sempre para o profissional da saúde é insuficiente o que faz, temos que trabalhar ao dobro porque a adolescência é uma das idades mais importantes onde se encontram uma mistura de sentimentos e mudanças no corpo que gera muitas confusões em nossos usuários e porem nosso trabalho e a traves da promoção e prevenção de saúde.
REFERÊNCIAS
MOTA, E. M. et al. Sentimentos e Expectativas Vivenciadas pelas Primigestas Adolescentes com Relação ao Parto. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 12, n. 4, p. 692-698, out. /dez.2011.
MONTENEGRO, Carlos Antônio Barbosa; REZENDE FILHO, Jorge de. Obstetrícia Fundamental. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
RIBEIRO, M. L. C. Gravidez na Adolescência: O papel da equipe de saúde da Família na prevenção. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da família. NESCON/UFMG, 2010.
SANTOS JC, FREITAS PM. Planejamento familiar na perspectiva do desenvolvimento. Cienc Saúde Colet. [Internet]. 2011.
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