RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO: A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM EDUCATIVA
ESPECIALIZANDO: THIAGO PILOTO DE ANDRADE
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Já está bem estabelecido que a realização adequada dos cuidados pré-natais tem grande impacto na redução da morbimortalidade materna e neonatal. Grande parte das complicações ocorridas no período periparto é evitável através de uma boa assistência na gestação. Além disso, oferecer bons cuidados à gestante proporciona experiências positivas durante o Pré-natal contribui para a base de uma maternidade saudável.
A experiência relatada a seguir se deu através de uma atividade educativa com gestantes, por meio de uma palestra com espaço para perguntas e discutir dúvidas. Foi aproveitada a oportunidade das consultas de pré-natal agendadas para data específica, contida no cronograma mensal de atendimentos na Unidade. Antes de serem atendidas as gestantes, num tempo breve de aproximadamente 25 min, foram abordados temas pertinentes à gestação, como caderneta da gestante, amamentação eficaz e etc. No fim, foi aberto um espaço para perguntas e dúvidas.
Escolher abordar a caderneta da gestante se mostrou fundamental diante da sua importância em todos os períodos da gestação, não apenas para a mãe, o bebê e o profissional que os acompanha, mas também para o pai. A cada atualização, a caderneta se tornou mais completa e instrutiva, trazendo informações sobre diversos temas, como: mudanças que ocorrem no organismo materno durante a gestação e suas manifestações, orientação nutricional, tipos de parto e suas indicações, incentivo a conhecer a maternidade, orientações para o pai do bebê. Durante a ação educativa, as gestantes foram estimuladas a considerar a importância da caderneta, no tocante à sua leitura e necessidade de sempre levá-la consigo em suas consultas e outros tipos de serviço de saúde (consulta odontológica, emergência obstétrica e não obstétrica, etc.).
O tema amamentação também se configura com elevada importância em ser abordado, visto ainda ser considerável o número de relatos negativos de algumas mães quanto a isso nas consultas. Durante a ação, puderam-se desmistificar os mitos e equívocos que envolvem o tema, como: a ideia de o leite humano ser fraco (comparado ao de vaca), necessidade de dar outros líquidos desde o início, pois o leite humano é insuficiente, entre outros. As mães puderam também conhecer algumas dicas para melhor amamentarem, como: tempo de armazenamento do leite na geladeira, jeito certo de esquentar, técnica correta para ordenhar, trocar de mama ao sentir o esvaziamento da primeira e etc.
Além dos temas supracitados, foram também abordados alguns outros. Entre eles, a importância da realização de exames laboratoriais, destacando a triagem infecciosa, e sua repetição em cada trimestre. Abordamos também a importância do uso do repelente, prevenindo as doenças febris, com destaque para o zikavirus, por seu potencial teratogênico.
Quanto aos desafios encontrados, não tivemos grande dificuldade em realizar a atividade, mas percebemos aqueles que as gestantes encontrarão em cumprir o que propomos. A oferta de recursos ainda se mostra como um grande entrave para tornar realidade um acompanhamento pré-natal satisfatório. No município é escassa a disponibilidade da mais atual caderneta da gestante, e ao solicitarmos junto à gestão, nos informaram que só serão ofertadas após acabarem os estoques das antigas, que é muito inferior em informações. Há dificuldade também na agilidade dos exames laboratoriais. Algumas mães chegam a 24, 30 semanas de idade gestacional sem ainda terem realizado o primeiro pacote de exames laboratoriais. Muitas acabam fazendo de forma particular.
Percebemos que existem medidas que podem melhorar o serviço, que mesmo com os desafios relatados, podem ser postas em prática pela equipe. Vimos ser necessário quebrar a cultura de dar pouca importância à caderneta da gestante, uma tarefa que é de cada integrante da equipe. Vimos também a necessidade de reforçar o acompanhamento do puerério, promovendo a primeira consulta de puerpério/visita domicilicar à puérpera, período delicado que envolve o início da amamentação, experiência com os primeiros cuidados do bebê, e etc.
Muitas mães, principalmente as de “primeira viagem”, são inseguras quanto a diversos aspectos biológicos da maternidade que muitas vezes não são complicados, e uma simples orientação pode solucionar o problema. Atividades educativas regulares contribuem para a quebra de conceitos equivocados e mitos relacionados a diversos temas, como o abordado neste relato de experiência. Nessa atividade realizada, a equipe da UBS Manoel Vitorino aprendeu que atividades simples podem trazer resultados muito relevantes no processo de gestação, bem como para o futuro, no tocante ao exercício da maternidade de uma forma que faça bem a ambos mãe e criança.
Ponto(s)