4 de setembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO SAUDÁVEIS DESDE O COMEÇO NA UBS CASA CAIADA(SE)

ESPECIALIZANDO: ONIX FERIA MARTINEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Apesar de que o Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso município tem uma variedade de tratamentos para que toda mulher em idade fértil possa evitar uma gravidez não planejada, isso ainda ocorre com frequência, principalmente em adolescentes e em mulheres com baixo nível cultural. E ainda tem outras situações de mulheres que, sabendo os riscos de uma gestação inesperada, esquecem as medidas anticoncepcionais, o que provoca um alto número de gestações de alto risco em mulheres na nossa área de saúde.

Outro problema que merece toda a nossa atenção é o desmame precoce, devido a muitas ocasiões, principalmente pela necessidade de trabalhar e de não poder ficar acompanhando a criança todo o tempo. Outras mães alegam que a criança fica intranquila e não satisfaz com seu leite e por isso passam a oferecer outros alimentos. Outro motivo para desmame precoce é que as adolescentes necessitam estudar e deixam as crianças com suas avós, que, por sua vez, tendem a introduzir outros alimentos, como leite de vaca, sopas e papas de frutas.

Para planejar todas as ações propostas fizemos uma reunião de equipe, no local que ocupa nosso posto de saúde de Casa Caiada e foi proposto um plano de ações as quais serão realizadas por cada um dos integrantes de nossa equipe de saúde e avaliadas a cada mês em uma reunião onde cada integrante mostrara os resultados alcançados. O plano de ações proposto foi:

1. Fazer uma relação de todas as mulheres com gravides saudável.

2. Conscientizar a toda nossa população sobre como fazer um planejamento saudável de uma gravidez.

3. Conseguir que toda mulher tenha conhecimento sobre os métodos anticoncepcionais disponibilizados em nosso município.

4. Fazer um plano de ações para acompanhamento dos grupos de risco.

5. Elaborar um plano de ações para acompanhamento de todas as nossas grávidas de área de saúde.

6. Realizar um mapa com a data exata de parto de cada uma de nossas gestantes.

7. Tratar, sempre que seja possível, de fazer teste do pezinho entre o terceiro e o quinto dia de nascimento da criança.

8. Fazer ações para que a mãe em conjunto com toda a família tenha conhecimento dos cuidados gerais da criança.

9. Encaminhar o trabalho de toda nossa equipe em uma interação diária com a comunidade para elevar os conhecimentos da nossa população.

Nossas fragilidades são: Baixo nível cultural; Baixo nível econômico; Baixo nível de orientação de nossa população sobre os temas abordados neste trabalho; Adolescentes com ambiente familiar desfavorável que leva a casamentos não planejados. E nossas potencialidades são: Existência de uma boa variedade de medicamentos anticoncepcionais disponibilizados gratuitamente na farmácia; Existência de medico, enfermagem, assistente de enfermagem e agentes de saúde que garantem atenção em todas as áreas de saúde neste município; Existência da maioria dos recursos para acompanhar todas as nossas grávidas.

Sobre o desenvolvimento do plano de ações, os agentes de saúde visitaram cada uma das famílias de nossa comunidade para fazer um registo de todas as mulheres em idades de 12 anos em diante, para saber quais de elas tem risco pré-concepcional para encaminhá-las a um grupo de ações como: palestras educativas sobre risco de gravidez na adolescência, também sobre risco na gestação em mulheres acima de 35 anos ou em mulheres com doenças crônicas não transmissíveis, principalmente em famílias com baixo nível econômico e cultural.

Também fazer chegar a essas mulheres e familiares os risco que se tem para a futura mãe e para a criança uma gestação nestas condições, oferecendo os conhecimentos para que de uma forma bem planejada com um acompanhamento ótimo do pessoal de saúde, possam levar a adiante uma gestação saudável menos arriscada para a mãe e para o bebê. Confeccionamos uma lista com todos os medicamentos para prevenir a gravidez que se encontram a disposição gratuita em cada uma das farmácias que tem em nosso município e oferecer a melhor opção para cada usuária.

Entre as ações de acompanhamento dos grupos de risco encontra-se também a interação com os centros educacionais para elevar os conhecimentos de todas as adolescentes sobre os riscos que tem uma gestação nesta idade onde ainda seu corpo não está preparado para uma gravides.

Também planejamos utilizar o tempo de cada consulta para orientar as usuárias com risco pré-concepcional sobre como ter uma gravidez saudável.

Outro ponto principal foi o acanhamento de nossas gravidas. Então fizemos um acordo para agendar uma consulta cada mês com e medico e outra com a enfermagem toda terceira semana de cada mês, fazer visitas domiciliais a cada uma de nossas gravidas cada mês com a finalidade de saber seu estado de saúde e suas condições emocionais, físicas e familiares, para logo orientar que ações tem que fazer tanto nossa equipe como a família.

Fazer cada mês na semana de atendimento das gravidas palestras educativas que tratem diversos temas como: higiene bucal e pessoal, alimentação saudável, mudanças físicas que apresentasse durante embaraço, sinais de alarme, também sobre a importância de assistir a todas as consultas planejadas seja com medico, enfermagem o ginecologista, orientar sobre a importância de tomar sulfato ferroso e ácido fólico antes, durante e depois de uma gestação, orientar a futura mãe como dar peito a bebe e a importância da amamentação, já que o leite materno vai a ser primeira vacina para sua criança, pois sempre aporta os nutrientes que o bebê realmente precisa, além que é mais econômica para a família, orientar que a criança não precisa de outra alimentação nos primeiros seis meses de vida.

Após um mês de trabalho, a nossa equipe conseguiu levar adiante seu plano de ação, pois realizou um cadastramento de todas as mulheres de nossa área de trabalho, organizou por grupo de risco para um melhor acompanhamento, também realizou algumas palestras educativas para elevar e conhecimento de nossa comunidade, foi feito em tempo todos os exames de pezinho, também visitou-se todas as gestantes e puérperas com a finalidade de avaliar sua situação física, emocional e mental além de ensinar como cuidar delas e de suas crianças.

Para concluir, este trabalho foi muito importante, tento para a equipe de saúde, quanto para a comunidade, porque alguns pontos importantes já apresentam melhoria para elevar a satisfação dos nossos usuários.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)