8 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

MELHORIA DA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVA APARECIDA, MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS

 

 

 

ESPECIALIZANDA: MIRELVYS RODRIGUEZ PILETA

 

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

 

 

A Atenção ao Pré-natal e Puerpério é fundamental para garantir o bem-estar e a saúde do binômio gestante-feto/puérpera-bebê. O termo pré-natal significa “antes do nascimento”, demonstrando que os cuidados com o bebê devem ser iniciados durante a gestação. De acordo com o manual Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco (BRASIL, 2012), esse acompanhamento permite identificar e reduzir muitos problemas de saúde que podem acometer a saúde da mãe e do recém-nascido, além de possíveis doenças e disfunções que poderão ser detectadas e tratadas precocemente. 

 

Segundo o manual técnico Pré-natal e Puerpério: Atenção Humanizada e Qualificada (BRASIL, 2005), essa assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) consiste na organização e regulação da rede de atenção à gestação, ao parto, ao pós-parto e ao recém-nato, estabelecendo ações que integrem todos os níveis de atenção e garantam o adequado atendimento à mulher durante o ciclo gravídico-puerperal.

 

Para que a gestante tenha uma assistência pré-natal de qualidade é de extrema importância que essas mulheres sejam acompanhadas durante toda a gestação de maneira eficaz, resolutiva e com número adequado de consultas, conforme recomenda o Ministério da Saúde. Além disso, faz-se necessário captação precoce da gestante, realização de exames de rotina e orientações sobre a importância do acompanhamento pré-natal, parto, puerpério e os cuidados com o recém-nascido.

 

Mesmo diante da relevância desta temática, ainda é baixa a cobertura do Pré-natal e a captação precoce das gestantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Aparecida, essa problemática é influenciada pela baixa escolaridade, gestação indesejada, baixo nível socioeconômico, desestruturação familiar, falha na busca ativa das gestantes e no acolhimento e ausência de ação educativa coletiva junto a comunidade.

 

Uma das formas de melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério na UBS, buscamos a meta de garantir, na primeira consulta das gestantes, a solicitação dos exames preconizados (grupo sanguíneo e fator Rh, hemograma completo, testagem anti-vírus da imunodeficiência humana-HIV, urina tipo I com urocultura e antibiograma, sorologia para hepatite B e toxoplasmose).


Em nossa unidade trabalhamos em concordância com a Rede Cegonha (BRASIL, 2011), que consiste em uma rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

 

Na minha UBS, a assistência ao Pré-natal e ao Puerpério ocorre de forma planejada, com acompanhamento das gestantes e puérperas através da qualificação dos registros e monitoramento dos resultados (testes rápidos, livros de registros, pastas-ficha espelho).

 

Visando incrementar a atenção ao pré-natal e puerpério da UBS Nova Aparecida, a equipe realizou reunião para avaliar seu trabalho, buscando identificar deficiências ou problemas. A primeira coisa em que concordamos foi que deveríamos realizar uma análise real, abrangente e séria das ações desenvolvidas e, para isso, cada membro da equipe apontou as fragilidades e as possíveis soluções.

 

Durante a análise da questão, realizada pela médica, enfermeira, técnica em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foram identificados vários problemas como: baixo nível socioeconômico e cultural da população, acarretando déficit de conhecimento sobre gravidez; dificuldade com os uso de métodos contraceptivos, em especial o preservativo; demora no resultado de exames; deficiência no acompanhamento nas consultas de  pré-natal e puerpério.

 

 Nessa perspectiva, a equipe construiu a Matriz de Intervenção abaixo e realizou uma microintervenção com o objetivo de melhorar a qualidade do pré-natal e puerpério da UBS Nova Aparecida.

 

MATRIZ DE INTERVENÇÃO

 

Descrição do padrão: A Equipe de Atenção Básica (EAB) promove melhoria no acompanhamento do pré-natal e puerpério na UBS Nova Aparecida, Santana do Matos, Rio Grande do Norte (RN). 

Descrição de situação problema para o alcance do padrão:  Dificuldade na atenção pré-natal e puerpério na UBS Nova Aparecida.

Objetivo/Metas: Melhoria no acompanhamento do pré-natal e puerpério na UBS Nova Aparecida, através de educação permanente com a equipe e ações educativas com a comunidade.

 

 

 

Estratégias para alcançar os objetivos/ metas

Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento de execução)

Recursos necessários p/ o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos e indicadores p/ avaliar o alcance dos resultados

Promoção de ações educativas com os profissionais e a comunidade.

Capacitação com os profissionais.

Ações educativas com a comunidade.

Melhoria dos registros, visitas domiciliares e busca as consultas.

 

Espaço físico. Computador.

Projetor multimídia.

Melhoria na qualidade do atendimento do pré-natal e puerpério.

Equipe da UBS.

3 meses

Melhoria nos índices de no acompanhamento do pré-natal e puerpério.

 

 

 

Minha equipe e eu depois de um treinamento sobre como melhorar a atenção ao Pré-natal e Puerpério, na nossa UBS, fizemos uma pesquisa em nossa área. Não atingimos ainda os 100% da população, mas muitas pessoas que queriam melhorar os cuidados de saúde nos ajudaram batendo nas portas de cada mulher em idade fértil que sabia que não usam contracepção porque elas não estavam cadastradas na UBS e estão atuando como multiplicadores falando da importância do uso de contracepção e pré-natal, no caso das já gestantes.   

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

 

______. Portaria 1459, Rede Cegonha: documento orientador de implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

_______. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)