PLANEJAMENTO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO
ESPECIALIZANDO: LUIS MANUEL ELENA DURÁN
ORIENTADOR: DANIELE VIEIRA DANTAS
A atenção ao pré-natal e puerpério é uma das atividades na Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo ela uma das prioridades da atenção básica. Nossa equipe de saúde, localizado na comunidade rural de Tubibal, Município de Jandaíra, executa um trabalho buscando traçar estratégias que permita realizar um acompanhamento adequado à gestantes e crianças da área.
“A qualificação permanente da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério deve sempre ser perseguida na perspectiva de garantir uma boa condição de saúde tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, bem como de possibilitar à mulher uma experiência de vida gratificante nesse período. Para isso, é necessário que os profissionais envolvidos em qualquer instância do processo assistencial estejam conscientes da importância de sua atuação e da necessidade de aleirem o conhecimento técnico especifico ao compromisso com um resultado satisfatório da atenção levando em consideração o significado desse resultado para cada mulher. A consulta pré-natal para muitas mulheres, constitui-se na única oportunidade que possuem para verificar seu estado de saúde; assim, devesse considera-la também como uma chance para que o sistema possa atuar integralmente como uma chance para que o sistema possa atuar integralmente na promoção e, eventualmente, na recuperação de sua saúde” (SÃO PAULO, 2010, p. 12).
A UBS é composta por um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e duas Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que garantem a cobertura para 100% da população da comunidade. Além de contar com a cooperação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), integrado por uma psicóloga, uma nutricionista, uma fonoaudióloga e uma fisioterapeuta.
A Unidade presta assistência a um total de 1685 pessoas, distribuídas em 325 famílias. Atualmente, temos um total de 232 mulheres em idade fértil, 43 adolescentes, 189 adultas, 12 grávidas, das quais 2 são adolescentes e 3 puérperas.
A equipe preconiza a captação das gestantes no primeiro trimestre para garantir uma adequada atenção pré-natal. Os ACS realizam ações em toda a área da comunidade, que permite a detenção das gestantes, fazendo ênfases nas adolescentes e nas gestantes com histórico de alto risco obstétrico.
Na primeira consulta, preenchemos o cartão de gestante com todos os dados pessoais, relacionados a antes e durante a gestação, depois são solicitados os exames complementares correspondentes, que se repetem em cada trimestre, sendo eles Hemograma, Urina, Glicemia, Exame das Fezes, grupo sanguíneo e fator RH, sífilis, Vírus da Imunodefiência Humana, Sorologia para hepatite B e C, Toxoplasmose, Citomegalovírus e ultrassonografia obstétrica).
No puerpério, há atendimento nos primeiros sete dias após nascimento da criança, no qual é feita uma avaliação completa para a criança e puérpera procurando sinais de alarme, de alguma complicação post parto, como febre, cor amarela da pele da criança, luxação de ombro ou quadril, reflexos do recém-nascido, além de fazer o teste do pezinho. Além disso, também avaliamos as características das secreções vaginais da puérpera (lóquios), rafia, involução do útero. Por fim, orientamos a importância dos cuidados com a criança como a importância do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) nos primeiros seis meses da vida, entre outros cuidados.
Nossas principais fragilidades, diz respeito ao não cadastramento no primeiro trimestre de todas as gestantes da comunidade e a gestação na adolescência. Devido a isso, nesta micro intervenção, nós propusemos estratégias para cadastrar os 100% das gestantes no primeiro trimestre, fazer palestras nas escolas e em nossa UBS sobre planejamento familiar e oferta de métodos contraceptivos e busca ativa das gestantes na comunidade.
O atendimento ao Pré-natal adequado com a detenção oportuna de fatores de risco e a intervenção precoce contribuem para melhorar a atenção à saúde da mulher, assim como também diminuir a morbimortalidade materna infantil, que são nossas prioridades.
Ponto(s)