TITULO: COMPORTAMIENTO DO PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRE NATAL E PUERPÉRIO NA UBS ERIONALDO CORREIA PEREIRA
ESPECIALIZANDO: LIUDMILA GUILLEN FERRAN
ORIENTADOR: MARIA HELENA PIRES ARAUJO BARBOSA
Um dos aspectos fundamentais na atenção básica é o cuidado ao planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério onde estes cuidados devem responder às necessidades dos indivíduos envolvidos, sejam as mulheres, os casais ou o planejamento para gerar ou não filhos. Diante do que foi exposto, gostaria de relatar como acontece essa assistência na unidade em que atuo.
Inicialmente eu gostaria de enfatizar que os profissionais da unidade realizam o aconselhamento baseado em uma relação de confiança. Além disso, que médicos e enfermeiras desenvolvem atividades clínicas durante anamnese e exame físico, assim como atividades educativas organizadas para informar de forma coletiva os direitos dos usuários. A equipe desenvolve atividades integradas para expor ao usuários sobre os métodos contraceptivos disponíveis, fornecendo a atenção a pré-concepcional, a assistência ao pré-natal e ao puerpério.
A equipe trabalha sistematicamente ofertando informações sobre os métodos contraceptivos básicos para a população e abordamos adequadamente a necessidade de utilizá-los. Na UBS temos disponíveis métodos contraceptivos reversíveis, como os de barreira (preservativos masculinos, femininos, e diafragma), além de hormonais injetável e oral, mas não temos dispositivos intrauterinos. Outras orientações sobre o método de calendário, método de mucocervical, método de temperatura basal e relações sem que haja ejaculação na vagina.
Sobre a assistência ao pré-natal e puerpério que é fornecida na unidade, ressalta-se que tratamos adequadamente as doenças sexuais transmissíveis diagnosticadas e fornecemos o tratamento, preenchemos adequadamente as cadernetas das gestantes, solicitando todos os completares recomendados, orientamos quanto aos cuidados nutricionais da gestação, estimulando hábitos de vida saudáveis, orientamos sobre a importância de retornar para a consulta puerperal e orientamos sobre amamentação.
A equipe realizou então uma reflexão sobre o planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério e encontrou como dificuldades o desenvolvimenro de ações educativas de forma insuficiente em alguns temas como a decisão sobre ter filhos ou não e conteúdos sobre diversidade sexual. Além disso, não fazemos busca ativa das gestantes da unidade e não fazemos levantamento periódico das gestantes, incluindo as que fazem pré natal em serviço privado. Definindo como prioridade a assistência pré-natal ofertada pela unidade básica de saúde, decidimos realizar uma microintervenção com o objetivo de melhorar a assistência ao pré-natal.
Para realização da microinterveção foram traçadas as seguintes ações: Garantir a escuta das demandas da mulher, transmitindo confiança e segurança, partindo da perspectiva que o pré-natal é o primeiro contato da cliente com o sistema de saúde; Aperfeiçoamento mensal dos profissionais com conteúdos educativos sobre a saúde da mulher, da família e da criança; Palestras 2 vezes por semana na UBS e nas visitas domiciliares; Identificar os fatores de risco de cada gravidez em cada durante a consulta pré-natal; Prevenir, diagnosticar e tratar as complicações da gravidez; Detectar e tratar doenças maternas durante as consultas; Promover a participação do pai nas consultas de pré-natal.
No transcurso do trabalho apresentamos desafios, pois o conhecimento dos profissionais com respeito ao tema era insuficiente. Entretanto, espera-se que esta microintervenção possa melhorar a qualidade da atenção pré-natal na nossa UBS. Fazendo uma reflexão do trabalho desenvolvido, a equipe achou muito bom o tema abordado, pois desta forma poderemos contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil do nosso município.
Ponto(s)