4 de outubro de 2018 /
SEM COMENTÁRIOS /
CATEGORIA: Relatos
Titulo: Planejamento Familiar e Reprodutivo, Pré-natal e Puerpério na Atenção Básica.
Autor: Lisxay Martinez Rabassa.
Facilitador: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.
Em relação ao planejamento reprodutivo, as políticas durante muito tempo dedicaram-se, principalmente, às mulheres, as quais até hoje são responsabilizadas pela decisão da escolha do método anticoncepcional, pelas gravidez não planejadas e demais atos em relação ao planejamento reprodutivo.
Por isso, as atividades educativas sejam elas individuais ou em grupo são muito importantes, porque assim é uma forma de participação da família toda no momento de planejamento reprodutivo. Na minha equipe temos uma programação de pelo menos, uma vez por mês, fazer palestras nas escolas para educar os adolescentes sobre a importância de se proteger, assim como o uso adequado dos contraceptivos para evitar infecções sexualmente transmissíveis -ISTS e ter gravidez não planejadas.
Nossa equipe pretende aumentar o número de palestras nas escolas e em lugares públicos, além de aproveitar o tempo de espera para atendimento dos usuários na Unidade Básica de Saúde-UBS para abordar o tema sobre saúde reprodutiva, sexual, pré-natal e puerpério. No que se refere às ações voltadas à prevenção e controle das ISTs, uma vez identificado o caso que já seja suspeito a equipe de saúde encaminha para atendimento médico para realização dos testes e para tratamento, se for o caso. Além disso, realizamos as notificações dos casos e tentamos identificar os contatos para tratá-los também. Na unidade básica de saúde, geralmente, as grávidas tem um bom atendimento pré-natal, tanto pela atenção primária como pela atenção especializada.
Em nossa unidade básica de saúde fazemos a busca ativa das mulheres grávidas, incluindo, adolescentes e mulheres que fazem o acompanhamento na rede particular. Quando a paciente é acolhida fazemos o teste de gravidez e então marcamos a primeira consulta pré-natal com o médico e com a enfermeira. Além explicamos a importância de um adequado acompanhamento pré-natal para ter uma melhor saúde tanto para a mãe como para o filho.
Nosso principal trabalho junto com a equipe da unidade básica de saúde é a prevenção e educação da população para um melhor controle e estilo de vida saudável. É por isso que nossa prioridade com a mulher grávida desde o início da gravidez é a orientação nutricional para um adequado equilíbrio da saúde na gestação e ajudá-la a um aumento adequado do peso, para evitar doenças na gravidez além evitar retardo do crescimento dos bebês, má nutrição e baixo peso no momento do nascimento. Durante as consultas da gestante, principalmente, naquelas próxima ao parto, orientamos a importância da amamentação e sobre os benefícios que esta traz para ela e para o bebê.
Além disso minha equipe achou muito boa a experiência e marcamos que no dia de atendimento das grávidas será o dia de palestras educativas para falar sobre a importância da amamentação e uma adequada nutrição, além de abordar sobre a importância da consulta puerperal.Realizaremos também em encontros com mulheres em idade fértil e que desejam engravidar, orientações sobre a importância de uma adequada alimentação, um completo bem-estar físico e mental para poder ter uma vida sexual segura e satisfatória, além da oportunidade e a liberdade de decidir sobre o momento e a quantidade de filhos desejados. Minha equipe observou a grande quantidade de adolescentes procurando anticoncepcionais o que tem demostrado a precocidade do início das relações sexuais.
Por isso temos que trabalhar mais com os pais das adolescentes e nas escolas sobre a importância de um planejamento reprodutivo e o uso do preservativo para quem já iniciou suas atividades sexuais para assim evitarem gravides não planejada e ISTS. É por isso que eu quero ressaltar a importância do tema de planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério. Eu acredito que minha equipe está bem preparada para um acompanhamento pré-natal adequado, além disso realizaremos mais atividades educativas sobre o tema para nossa população.