13 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: AS AÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE DE SAÚDE SALÉM DUARTE.

ESPECIALIZANDO: LEDYS HERRERA BECERRA

ORIENTADOR: MARIA BETÂNIA MORAIS DE PAIVA

COLABORADORES: MEIRE SOUSA, AMANDA KALINE, IONE DE ARAUJO, MARIA EDLEUZA SOARES, POLIANA SANTANA.

 

A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica (AB) à saúde. É objetivo de trabalho das Equipes de Saúde da Família (ESF), além de outras ações como a redução da mortalidade infantil e materna, controle do câncer de colo de útero e mama, saúde do idoso, promoção da saúde e o fortalecimento da Atenção integral à saúde da mulher.

A atenção em planejamento familiar implica não só a oferta de métodos e técnicas para a concepção e a anticoncepção, mas também a oferta de informações e acompanhamento, num contexto de escolha livre e informada tanto do planejamento familiar como prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

É preciso ampliar a abordagem para outras dimensões que contemplem a saúde sexual em diferentes momentos do ciclo de vida e também, para promover o efetivo envolvimento e corresponsabilidade dos homens. Em geral, os profissionais de saúde sentem dificuldades de abordar os aspectos relacionados à saúde sexual.

Trata-se de uma questão que levanta polêmicas, na medida em que a compreensão da sexualidade está muito marcada por preconceitos e tabus. Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, onde é imprescindível realizar abordagem que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e/ou determinantes da situação de saúde (ERDMANN et al, 2005).

            A partir da lista de perguntas identificamos as potencialidades e fragilidades do trabalhar de minha equipe de saúde, a fim de enfatizar a importância do planejamento reprodutivo. Através de ações educativas pretendemos promover a participação dos homens, adolescentes, adultos ou idosos para promover cultura de responsabilidade compartilhada.

O enfoque educativo é um dos elementos fundamentais na qualidade da atenção prestada em saúde sexual e reprodutiva, identificada como a maior fragilidade da área, porém vamos trabalhar em conjunto para introduzir conhecimento sobre saúde sexual e planejamento familiar em qualquer grupo de idade.

            Educar é um processo de construção permanente com uma abordagem pedagógica participativa centrada no sujeito. É importante considerar o conhecimento e experiência dos participantes, permitindo a troca de ideias sobre sexualidade, reprodução, relacionamento e sobre os fatores socioeconômicos e culturais que influenciam nessas questões (BRASIL, 2015).

A ação educativa que implementamos é através de palestras em serviços de saúde como, por exemplo,na nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) e nos diversos espaços sociais existentes na comunidade como as escolas da área de abrangência. A ação tem como objetivo informar e fortalecer conhecimento aos usuários sobre o momento ideal para ter filhos, enfermidades sexualmente transmissíveis, métodos contraceptivos que se tem ao alcance das mãos e como utilizá-los de maneira correta, abordaremos também, temas como gravidez na adolescência e suas consequências. 

A equipe de saúde participará em conjunto em todas estas atividades promotoras de saúde, a fim de conseguir uma maior participação dos usuários e detectar, através de um levantamento de cada área, os pacientes com maior risco de adquirir enfermidades sexualmente transmissíveis e trabalhar com mais profundidade com os mesmos.

Como médica, não tenho experiência na equipe de casos diagnosticados com de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), mais sim, de outras doenças de transmissão sexual. Estas são tratadas adequadamente e acompanhadas pela equipe, já que encaminhar ao especialista não resolve o problema de imediato, pela demora em marcar consulta para especialista e impossibilidade de instituir tratamento a curto prazo. Desse modo, tratamos sempre que possível essas doenças na UBS para garantir o tratamento e acompanhamento dos casos.

Para mim é um desafio atender a pacientes de diferentes grupos etários, mas sempre contei com o apoio incondicional da enfermeira que trabalha em parceria na preparação do material de educação em saúde.

A finalidade desta publicação é oferecer orientações e soluções para melhorar a nossa atuação como profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), principalmente, no que tange a atenção à saúde sexual e à saúde reprodutiva, tendo por princípio a abordagem integral da promoção e prevenção de doenças sexualmente transmissível além de promover uma gravidez planejada para o casal.

O puerpério/gestação é uma etapa de muita importância, pois a mulher vai sofrer uma série de mudanças no organismo até a volta à normalidade e constitui um período delicado por si só, pois a mulher precisa de um atendimento e acolhimento de qualidade pela equipe multidisciplinar e não apenas no momento das consultas de pré-natal.

É por isso que a equipe de saúde deve estar atenta durante o seguimento pré-natal para detectar precocemente qualquer alteração que podem se diagnosticar desde na gravidez, sinais e sintomas de alarme que a gestante pode desenvolver, que podem ser perigosos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.

Há uma necessidade em atender a mulher de forma geral pois a mulher está envolvida em todos os procedimentos, desde o planejamento familiar, pré-natal, puerpério, na prevenção do câncer de colo do útero e de mamas.

Enfim, abordamos da mesma forma para homens e mulheres, mas os homens em geral são mais fechados, geralmente procuram quando desejam ter filhos e apresentam dificuldades, para prevenção e planejamento geralmente não buscam o serviço de saúde. As mulheres quando desejam engravidar e verbaliza este desejo, nós acolhemos e realizamos exames apropriados.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) desempenha um papel importante para a população, principalmente, para as mulheres que são as que mais procuram o atendimento de saúde, por servir como uma porta de entrada para a manutenção da saúde, pois visa à promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e a reabilitação do cidadão que precisa de atendimento diário (OLIVEIRA; PEREIRA, 2013).

Buscamos um olhar mais atento as adolescentes, que geralmente tem vergonha de falar sobre o assunto ou escondem o início de sua vida sexual, se expondo a riscos de doenças e de uma gestação não planejada. Acredito que seria interessante trabalharmos mais com a população masculina, pois estes procuram muito pouca orientação, talvez por questões culturais, embora se exponha tanto quanto as meninas.

As implicações da ação para melhorar o processo de trabalho da equipe como todo representa uma potencialidade, pois a equipe se mostra disposta a atender os critérios de prestação dos cuidados a toda a comunidade.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, (2013). 300 p. (Cadernos de Atenção Básica).

 

 ____ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Pré-natal e puerpério: atenção qualificada e humanizada – manual técnico. Brasília: Ministério da Saúde, (2005). (Série A. Normas e Manuais Técnicos; Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, 5).

 

____ BRASIL. Ministério da Saúde. Telessaúde: Planejamento familiar. 2015. Disponível em: < ftp://balcao.saude.ms.gov.br/horde/telessaude/apresentacao/2015/Planejamento%20Familiar.pdf> . Acesso em 10 de setembro de 2018.

 

ERDMANN, Alacoque. Et al. As organizações de saúde na perspectiva da complexidade dos sistemas de cuidado. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2004 jul-ago;57(4):467-71, 2004.

 

OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos; PEREIRA, Iara Cristina. Atributos essenciais da Atenção Primária e a Estratégia Saúde da Família. Rev. bras. enferm.,  Brasília ,  v. 66, n. spe, p. 158-164,  Sept.  2013

 

 

 


 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)