MESA REDONDA SOBRE A ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NA UBS DE BELA PARNAMIRIM
ESPECIALIZANDO (A): LARISSA OLIVEIRA AGUIAR
ORIENTADOR (A): MARIA BETANIA MORAIS DE PAIVA
O pré-natal é um dos pilares da Rede Cegonha. Esta consiste em uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis (BRASIL, 2018).
O Ministério da Saúde considera como serviço de pré-natal de qualidade aquele que oferece: acolhimento adequado à gestante e seu parceiro; realização de consultas e exames preconizados; identificação, monitoramento e acompanhamento de fatores de risco; imunização de acordo com o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI); atividades de educação em saúde; visita domiciliar e preparo para o parto e nascimento humanizado (BRASIL, 2012).
A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bela Parnamirim oferta à sua população o serviço de pré-natal. Na UBS são atendidas gestantes de baixo e alto risco, com acompanhamento conjunto do serviço de especialistas da maternidade municipal. A unidade oferece acolhimento à gestante e seu parceiro, solicita exames diagnósticos (como por exemplo, teste rápido de gravidez) e básicos do pré-natal, encaminha as pacientes para atualização vacinal conforme necessidade e realiza acompanhamento clínico até a fase puerperal.
Algumas deficiências, no entanto, prejudicam a assistência a mulher. A UBS não conta com laboratório próprio e nem realiza coleta em suas dependências, o que impede muitas mulheres em situação de risco social de realizar seus exames básicos de pré-natal. Além disso, também não são realizadas atividades de educação em saúde coletiva, por falta de iniciativa dos profissionais de saúde e também por deficiência estrutural da unidade. Outro ponto falho na assistência pré-natal de Bela Parnamirim é a ausência de visitas domiciliares, estas não são realizadas por falta de transporte para as equipes. Desta forma, as mulheres em estado puerperal, devem se dirigir a unidade para poder realizar o fechamento do seu pré-natal, isto implica em grande número de absenteísmo destas pacientes.
A fim de discutir as dificuldades sofridas pela UBS de Bela Parnamirim na assistência ao pré-natal e buscar novas alternativas para melhoria do atendimento a população, foi realizada mesa redonda com equipe de saúde da unidade. Participaram do encontro a médica da equipe, enfermeira, técnica de enfermagem e diretora da unidade. O encontro foi realizado no dia 22 de junho de 2018, no período da manhã, na própria UBS de Bela Parnamirim (FIGURA 1).
FIGURA 1 – Mesa Redonda sobre pré-natal na UBS de Bela Parnamirim
Fonte: Próprio autor
Durante a reunião foi realizado exposição sobre atualizações do protocolo de pré-natal de baixo risco preconizados pelo Ministério da Saúde, a fim de uniformizar o atendimento médico e de enfermagem; autoavaliação da assistência pré-natal prestada pela equipe e planejamento da implementação do grupo de gestantes.
As definições apresentadas após realização da mesa redonda foram:
1. O protocolo do Ministério da Saúde para pré-natal de baixo risco fica estabelecido como padrão de atendimento médico e de enfermagem na UBS de Bela Parnamirim;
2. Agendamento de exames laboratoriais para gestantes na maternidade municipal via telefone;
3. Priorização das medicações da farmácia da unidade (sulfato ferroso e ácido fólico) para atendimento às gestantes;
4. Agendamento das consultas de puerpério pelos agentes comunitários de saúde das gestantes;
5. Realização do grupo de gestantes, visando: realização de atividades de educação em saúde (com foco na conscientização a respeito da importância do aleitamento materno) e atividades conjuntas com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (avaliação nutricional das gestantes).
As mudanças estabelecidas entram em vigor a partir do primeiro dia útil de julho de 2018 e o primeiro grupo de gestantes está agendado para o dia 30 de julho de 2018, tendo como participantes as gestantes com início de pré-natal neste mês. Espera-se com essas mudanças apresentar um melhor atendimento de pré-natal das gestantes de Bela Parnamirim, melhorar a adesão das mulheres às consultas de pré-natal e aumentar o número de crianças menores de seis meses de idade em aleitamento materno exclusivo.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Rede Cegonha. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_redecegonha.php. Acesso em 24 de jun de 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, 32)
Ponto(s)