Especializanda: Kelly Karine Fraga Vieira
Orientadora: RomanninyHevillyn Silva Costa Almino
Planejamento Reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Na Unidade Básica de Saúde (UBS)Senador Hélio Campos (SHC) promovemos ações educativas, para homens e mulheres, sobre a decisão de ter filhos, com o objetivo de prevenir uma gravidez não planejada, garantindo o bem-estar, tanto da criança, quanto do casal – planejamento reprodutivo. A decisão sobre ter filhos é um direito de todas as pessoas. O Estado tem o dever de fornecer acesso a todas as informações educacionais para garantir que essa decisão seja tomada com toda a responsabilidade e segurança.
Ofertamos métodos contraceptivos básicos à população como métodos de barreira (camisinha masculina e feminina), anticoncepcional hormonal oral (Ciclo 21), anticoncepcional hormonal injetável (Noregyna e Demedrox), Dispositivo Intrauterino (DIU), pílula do dia seguinte (emergência) e os definitivos (laqueadura tubária – mulheres e vasectomia – homens).
Após a positividade dos testes rápidos a equipe realiza notificação e encaminhamento adequados dos casos diagnosticados de HIV. O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Nesse sentido, verifica-se a necessidade das equipes de atenção básica em realizar os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e sífilis junto ao Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais, no âmbito da atenção ao pré-natal para gestantes e seus parceiros sexuais.
As infecções sexualmente transmissíveis-ISTs diagnosticadas como sífilis, tricomoníase, gonorreia, clamídia, herpes genital são tratadas adequadamente. Seguimos sempre o protocolo do Ministério da Saúde.
Realizamos busca ativa das gestantes da área, inclusive adolescentes.
Fazemos levantamento periódico das gestantes do bairro, incluindo também as que fazem pré-natal em serviço privado.
Preenchemos adequadamente a caderneta da gestante e solicitamos todos os exames complementares recomendados.
Orientamos quanto aos cuidados nutricionais na gestação, sobre a importância de retornar para a consulta de puerpério e sobre a amamentação. Assim como, estimulamos hábitos de vida saudáveis.
Após o levantamento realizado pelos profissionais da Unidade Básica Senador Hélio Campos, relacionado à saúde sexual e reprodutiva do bairro identificamos o elevado número de gestantes com gravidez não planejada, gravidez na adolescência, início tardio do pré-natal.
A partir daí, percebemos a falha em não discutirmos em grupo conteúdos sobre diversidade sexual, relações de gêneros e prevenção de HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, especialmente com os adolescentes.
Com a identificação desses problemas, a equipe decidiu organizar grupos de gestantes para abordarmos a importância do uso de preservativos no período pré-concepcional, evitando uma gravidez não planejada; durante a gravidez evitando uma transmissão vertical; e, no puerpério, evitando intervalos interpartais curtos e multiparidade.
Para a realização do grupo, formulamos um convite com as atividades que serão realizadas (palestras, lanche saudável, distribuição de brindes) e distribuímos nas consultas de pré-natal (médico e enfermeiro) e na microárea (Agentes Comunitários de Saúde – ACSs). O encontro do grupo é realizado,trimestralmente, com toda a equipe (médico, enfermeiro, ACSs, técnica de enfermagem).
Mesmo com a criação dos grupos, as gestantes ainda não criaram o hábito de participar das atividades propostas pela equipe. Sendo assim, nossa principal dificuldade é concentrar o maior número de gestantes nesses grupos, pois a maioria das pacientes só valorizam as consultas agendadas de pré-natal.
Dentre as potencialidades observadas, destacam-se a interação e participação das gestantes com perguntas e respostas no decorrer das palestras, sobre os diversos temas abordados, incluindo cuidado com o bebê.
Ponto(s)