TITULO: AÇOES DE PLANEJAMENTO FAMILIAR E PRE- NATAL NA UBS NUBIA BEZERRA, PARAZINHO/RN
ESPECIALIZANDA: ILIANA PUENTES BARROSO
ORIENTADORA: MARIA BETÂNIA MORAIS DE PAIVA
Dada a situação epidemiológica de nosso município referente ao tema óbitos fetais e inspiradas na temática do capítulo estudado, duas atividades de intervenção em saúde foram realizadas na minha Unidade Básica de Saúde (UBS), com a participação de grande parte da equipe e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Assistência Social (SAS) do município onde trabalho, o primeiro teve como público alvo mulheres e homens jovens e adultos em idade fértil, independente do estado civil e o assunto discutido foi o planejamento familiar. O tòpico da segunda atividade foi o pré-natal e puerpério e todas as mulheres grávidas da minha comunidade e seus cônjuges foram os convidados.
Devido à restrição de tempo no cronograma, a atividade de planejamento familiar ocorreu na forma de uma sala de espera antes do primeiro atendimento do dia, participaram a enfermeira, dois Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e eu como médico da Unidade. Contamos com a presença de público de várias idades e o tema escolhido foi contracepção e doenças sexualmente transmissíveis (DTS).
A atividade foi dividida em dois tempos, o primeiro ocupado por uma palestra e a apresentação de um Power Point onde oferecemos ao público presentes conhecimentos, experiências e imagens do que são os DTS e os meios de proteção que o Ministério da Saúde (MS ) disponibiliza para serem evitadas. Também falamos sobre os métodos contraceptivos disponíveis em nossa rede de saúde e os riscos que uma mulher grávida e o feto podem ter em uma concepção não planejada ou não acompanhada corretamente desde o início.
O segundo tempo o dedicamos ao esclarecimento de dúvidas da população que ali apareceu. Embora tenhamos encontrado dificuldades no desenvolvimento da atividade, dada pelos preconceitos que ainda são vivenciados nesta sociedade moderna, conseguimos esclarecer muitas dúvidas em público e outras em particular após a conclusão da ação. Kits de anticoncepcionais foram distribuídos a todos os participantes, incluindo preservativos femininos, preservativos masculinos e lubrificantes. Pela aceitação da atividade foi marcada uma ação maior para garantir que toda a nossa comunidade adquira o conhecimento necessário sobre sexualidade e reprodução saudável.
Para o desenvolvimento da atividade com nossas gestantes, decidimos ocupar um expediente completo, já que é um assunto de grande importância e por isso o realizamos no espaço grupal de gestante do mês. Nesta atividade tivemos a participação da equipe de saúde em sua totalidade e também alguns membros da SAS e, claro, a maioria de nossas gràvidas, de um total de 26 em nossa área, tivemos a participação de 18 delas.
Durante a atividade foram impartidas palestras com temas como alimentação saudável, acompanhamento nutricional e odontológico, a importância do aleitamento materno exclusivo atè o sexto mes de haber nacido o bebè, além de outras orientações gerais e de vital importância para um bom desenvolvimento materno-fetal. Além disso, para estimular ainda mais a participação maciça e frequente nessas atividades, oferecemos a nossas grávidas um lanche saudável e alguns kits para bebês, doados por funcionários e amigos, para serem sorteados no final de nossa atividade. (Fotos)
Após concluir com sucesso nossa intervenção, a equipe de saúde decidiu reunir-se para discutir algumas questões referentes ao pré-natal que não estão funcionando adequadamente e que, mesmo nos esforçando, não será suficiente se não trabalharmos como uma engrenagem. Por exemplo, a falta de apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) em atividades deste tipo, a dificuldade em obter acompanhamento do pré-natal de alto risco das gestantes que dele necessitam, assim como, as falhas e erros encontrados nos exames laboratoriais e ecográficos que são realizados no nosso município pelos centros e profissionais contratados pela administração. Com essas questioes foi elaborado um documento e enviado à SS para que essas falhas possam ser corrigidas, com o objetivo de melhorar a atenção para nossas mães e bebês.
Ponto(s)