Título: Estratégia para diminuir a gestação na adolescência na comunidade de Crasto
Autor: Dayami Ocampo Comas
Facilitador: Juliana Ferreira Lemos
O planejamento familiar é um tema debatido no dia a dia de nosso trabalho. Por ser de muita importância se realiza uma micro intervenção no munícipio de Santa Luzia do Itanhy, povoado de Crasto por parte da equipe e encaminhada a diminuir a incidência da gestação nas adolescentes de nossa área de saúde.
Nossa população tem aceso a o planejamento familiar e pode fazer o mesmo nos postos de saúde de Crasto e Rua da Palha, as mulheres em idade fértil podem aceder a nós para planejar sua vontade de ter seus filhos no momento desejado, mais além disso nossa equipe faz palestras o dia de atendimento da saúde sexual e reprodutiva e o dia de atendimento pré-natal orientando a população acerca dos métodos anticonceptivos a que tem aceso e outras formas de evitar a gestação não desejada
A atenção pré-natal inclui a captação precoce, o calendário de consultas, as rotinas de complementários além disso encaminhar oportunamente para atenção secundária ou pré-natal de alto risco no caso precisara e no final da gestação.
No meu território de atuação a assistência ao pré-natal e ao puerpério e realizado pela enfermeira e médica da equipe de saúde, além da participação do dentista e os agentes comunitários de saúde (ACS) trabalhando em conjunto. Temos feito um cronograma de atendimento adequado às condições do posto e da população disponibilizando um dia da semana para realizar as consultas do pré-natal, garantindo assim uma maior cobertura.
Os ACS estão informados e capacitados para orientar à população de mulheres em idade fértil que se apresentar sintomas e sinais sugestivos de gravidez tem que procurar o posto de saúde para a realização dos exames necessários e fazer o diagnóstico precoce da gravidez, mas não sempre é assim devido aos fatores sócio- econômicos e educacionais que predominam na população.
A captação da gravidez é feita pela enfermeira, nessa consulta se realiza uma anamnese detalhada, exame físico completo e avaliação de risco com formulação de diagnósticos, solicitação dos exames correspondentes, prescrições de medicamentos e vacinas, além das orientações gerais sobre alimentação, higiene e cuidados da gravidez, entre outros. Planejamos uma consulta mensal alternando uma com a enfermeira e outra com a doutora, avaliando a gestante de forma geral, consultando com a especialista toda vez que precise, solicitando todos os exames necessários em cada momento e planejando as visitas domiciliar pela equipe, encaminhando para o hospital ao completar ás 41 semanas para sua internação.
Depois do parto a puérpera deve-se apresentar no posto de saúde antes dos 10 dias para que seja realizada uma avaliação geral do seu estado de saúde.
Na consulta do neonato, se avalia as ocorrências perinatais, natais e pós-natais, as mensurações, atualizar a vacinação, realizar teste do pezinho e fazer a primeira consulta realizando um exame físico bem detalhado, e orientando a mãe sobre os cuidados que deveria ter com a criança, signos de alerta que poderiam aparecer tanto em ela como no bebê, e quando acudir ao posto, promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e explicar os benefícios que brinda para ela e o bebê, orientar sobre a importância da assistência as consultas, para as quais também temos programado um dia da semana, programando também as visitas domiciliar pela equipe de saúde.
Nossa equipe de saúde fez uma reunião com todos os integrantes e usando as ferramentas da AMAQ para identificar os principais problemas existentes na área e como melhorar nosso trabalho, na reunião todos tivemos uma participação ativa, sendo assim expostos os problemas fundamentais de cada micro área. Pela alta incidência de gestantes adolescentes que acodem a nossa unidade de saúde decidimos criar uma estratégia para diminuir a gestação em adolescentes na comunidade Crasto.
Objetivo Geral
Diminuir a incidência de gestação nas adolescentes da comunidade Crasto.
Objetivos específicos
Capacitar ao pessoal da equipe de saúde para brindar uma educação sexual adequada a toda nossa população.
Promover a importância dos métodos anticonceptivos na população em idade fértil para evitar as gestações não desejadas.
Orientar sobre as consequências socioeconômicas da gravides na adolescência.
Para alcançar os objetivos traçados a equipe fez um plano de ações, desenvolvida a través de palestras educativas no posto de saúde, nas escolas da comunidade de Crasto e capacitando a todos os integrantes da equipe de trabalho para dar uma melhor orientação a toda a população, apoiando-nos em técnicas participativas, atividades recreativas e educativas previstas para cada sessão com o objetivo de elevar os conhecimentos da população em geral e evitar assim a gestação nas adolescentes.
Na primeira fase se aplicou um instrumento a modo de uma palestra desenhada pela autora que abordou o tema completo sobre os métodos anticonceptivos para planejamento familiar disponíveis em nossos postos de saúde, gestação em adolescentes e todos os riscos a que fica exposta a paciente e seu filho, está palestra foi feita em diferentes lugares , nas escolas e postos de saúde de nossa área , logo se fez um debate com preguntas e respostas para avaliar os níveis de conhecimento acerca de este tema da equipe, os adolescentes e o resto da população . A aplicação do instrumento foi feita em um lugar adequado, tranquilo utilizando um linguaje claro e acessível para toda a população presente na reunião.
Na segunda fase utilizou-se uma estratégia educacional para a população adolescentes escolhida de 12 a 18 anos e pessoal da equipe de saúde. Se fez um encontro semanal de uma hora e aplicando técnicas educativas, reflexões, narração de histórias ou vivencias de casos antigos, se incentivou as mudanças de estilos de vida.
Para fazer este trabalho precisamos de canetas, folhas, computador, documento Word, Windows xp, data shows, locais disponíveis para dar as palestras.
Resultados
Aumentou-se os níveis de conhecimentos da equipe de saúde, adolescentes e de toda a população para evitar a gestação na adolescência
Elevou-se o uso de métodos anticonceptivos disponíveis em nossas áreas de saúde para evitar a gestação na adolescência e planejar adequadamente a chegada de os filhos.
Diminuir a incidência de gestantes adolescentes na comunidade de Crasto.
Ponto(s)