TITULO: TRABALHANDO POR UMA ÓTIMO PLANEJAMENTO FAMILIAR, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO.
ESPECIALIZANDO: DALILA GUERRA GONZALEZ.
FACILIADOR PEDAGOGICO: CLEYTON CESAR SOUTO SILVA.
A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação prioritárias da Atenção Básica à saúde. Deve ser ofertada observando-se como princípio o respeito aos direitos sexuais e aos direitos reprodutivos (BRASIL, 2010)
Desenvolver esse trabalho não é tarefa simples, tendo em vista a alta complexidade que envolve o cuidado dos indivíduos e famílias inseridos em contextos diversos, onde é imprescindível realizar abordagens que considerem os aspectos sociais, econômicos, ambientais, culturais, entre outros, como condicionantes e/ou determinantes da situação de saúde. (BRASIL, 2010)
Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. A atenção à mulher na gravidez e no pós-parto deve incluir ações de prevenção e promoção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que ocorrem neste período. (BRASIL, 2005)
O enfoque educativo é um dos elementos fundamentais na qualidade da atenção prestada em saúde sexual e saúde reprodutiva. Educar é um processo de construção permanente. (BRASIL,2009)
Tendo em conta estes aspectos a minha equipe refletiu sobre essas temáticas e determinamos fazer algumas ações para mudar as dificuldades identificadas. A primeira coisa a fazer foi capacitar a todos os membros da equipe sobre planejamento familiar, pré-natal e puerpério.
Após disso planejamos fazer ações educativas em nossa comunidade sobre a importância do planejamento familiar, os métodos anticonceptivos disponíveis em nossa UBS assim como a importância do uso dos mesmos não só para a prevenção do embaraço sino também para prevenir HIV/AIDS e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Abordar a temática saúde sexual e saúde reprodutiva sob enfoque educativo significa ofertar oportunidades aos usuários de falarem sobre o que pensam do amor, do preconceito, da amizade, da família, da cidadania, do namoro, do “ficar”, da virgindade, das doenças sexualmente transmissíveis, da raiva, da violência, das drogas, do sexo, da fome, da desigualdade, da arte, do medo, da gravidez desejada ou indesejada etc. Por tudo isso, abordagens coletivas, ou melhor, conversas coletivas sobre esse assunto tornam-se fundamentais. (BRASIL,2009)
Em nossa equipe não temos casos de HIV mas sim forem avaliados pacientes com outras doenças sexuais transmissíveis como por exemplo Sífilis e estes pacientes forem notificados e tratados adequadamente tendo em conta os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A gravidez na adolescência, assim como a anticoncepção na adolescência, são temas polêmicos e controversos nos debates sobre saúde sexual e saúde reprodutiva. Em geral, a gravidez na adolescência tem sido considerada situação de risco e elemento desestruturador da vida de adolescentes, assim como elemento determinante na reprodução do ciclo de pobreza das populações, ao colocar impedimentos na continuidade dos estudos e no acesso ao mercado de trabalho, sobretudo entre as adolescentes. (BRASIL, 2009).
Identificamos que é muito frequente o embaraço na adolescência em nossa área, etapa que não é ideal para ter um bebe devido a amadures biológica e psicológica dos adolescentes; então fizemos um grupo de adolescentes e realizamos palestras educativas sobre temas como o embaraço na adolescência, sus consequências e como poder ser evitado, também forem explicados os diferentes métodos anticonceptivos que eles podem adquirir nas UBS e a importância do planejamento familiar. Para o desenvolvimento destas palestras tivemos o apoio da psicóloga do NASF e de ativistas da mesma comunidade.
Além disso ficou como acordo na reunião da equipe que os Agentes Comunitários de Saúde melhorarem nas pesquisas de gestantes em nossa população principalmente em adolescentes. Também acordamos manter atualizado o Registro já existente em nossa equipe das gravidas que fazem o pré-natal com nossa equipe na UBS e das que fazem o seguimento em serviços privados.
O preenchimento da caderneta das gestantes é feito adequadamente durante todo o seguimento pré-natal, colocando-se todos os aspectos importantes encontrados nas consultas e as orientações que forem feitas em cada encontro com a grávida. São indicados todos os exames complementares recomendados as gestantes mas também a seus parceiros, e motivamos a eles para que formem parte desse seguimento pré-natal tão importante.
Em todas as consultas das gravidas é avaliado o estado nutricional e a curva do peso de cada paciente e promovemos estilos alimentares saudáveis. Além disso contamos com o apoio do nutricionista do NASF quem também orienta as gestantes de acordo com a avaliação nutricional destas.
Conhecer os aspectos relacionados à prática do aleitamento materno é fator fundamental, no sentido de colaborar para que mãe e criança possam vivenciar a amamentação de forma efetiva e tranquila, recebendo do profissional as orientações necessárias e adequadas para o seu êxito. (BRASIL, 2005)
Desde o seguimento pré-natal falamos com as gravidas e familiares sobre a importância do aleitamento materno, os benefícios e as vantagem para elas e para os bebe delas e durante as consultas durante o exame físico identificamos qualquer fator que pudesse limitar a amamentação para tentar corrigi-los antes do parto, sempre que fosse possível.
Além disso orientamos as grávidas que após do parto devem voltar para as consultas de seguimento tanto elas como seus bebes já que esta etapa é muito importante para garantir um adequado crescimento e desenvolvimento das crianças mas também avaliar as mudanças corporais das puérperas e o vínculo dela com o recém-nascido e para brindar apoio psicológico nesta nova etapa.
Acredito que com esta microintervenção nossa equipe ficou mais preparada e organizada para desenvolver um adequado acompanhamento dos pacientes nas consultas de planejamento familiar, pré-natal e puerpério. Adquirimos novas experiências como por exemplo o trabalho com o grupo dos adolescentes onde compartimos nossos conhecimentos e vivencias. Ficamos mais fortalecidos como equipe fazendo o trabalho juntos.
REFERENCIAS: