MELHORAS DO PLANEJAMENTO FAMILIAR NA UBS RAIMUNDA DE MEDEIROS DE ARAUJO
ESPECIALIZANDO: DAIME ORTEGA GONZALEZ
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
Dentro das atividades fundamentais desenvolvidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) encontra-se o planejamento reprodutivo, a atenção pré-natal, e o puerpério. Para isso é necessário que a UBS tenha o equipamento básico de saúde completo e conte com uma estrutura física de acordo com os procedimentos que são realizados na referida unidade de saúde.
O planejamento reprodutivo é muito importante, já que o casal deve ficar preparado para ter os filhos, devendo ter um suporte econômico que lhes permita suprir necessidades básicas para um adequado começo desta etapa, além de um suporte emocional e físico. Nesse sentido, é importante que o casal não possua nenhuma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
Uma vez diagnosticada a gestação, inicia-se a etapa do pré-natal, no qual é oferecido atendimento especializado às gestantes. No pré-natal serão oferecidas orientações relacionadas às mudanças que serão apresentadas neste momento. Para essa etapa é muito importante o acompanhamento nas consultas planejadas, sendo também necessário o cumprimento de todas as diretrizes médicas.
Esta etapa é concluída quando o novo bebê chega à família, onde esta deve estar preparada para o início do novo estágio chamado puerpério. É aqui onde todas as orientações para este estágio são colocadas, através de uma visita domiciliar, tendo esta fase tem uma duração de 40 dias.
Em nossa UBS são feitas atividades educativas para as faixas etárias mais vulneráveis, consultas de pré-natal com a enfermeira e com a peridiocidade estabelecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Realizamos também visitas domiciliares às puérperas e aos recém-nascidos, onde lhes damos orientações e explicamos a importância da ida às consultas.
Em nossa unidade de saúde, eu como médica da UBS, planejei uma reunião para o día 18 de Junio 2018, na qual participaram toda a equipe de saúde: Médica, Enfermeira, Técnico de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Dentista, Técnico de Saúde Bucal, Agente de endêmia, Atendente e o gestor da Secretaria de Saúde.
Com a ajuda da enfermeira, conversamos sobre planejamento reprodutivo, atenção pré-natal e puerpério. Nessa reunião, alguns vídeos dos tópicos mencionados foram mostrados para que os membros da equipe tenham um conhecimento adequado sobre eles, posto que são tão importantes para a atenção primária à saúde.
Após a discussão dos tópicos, cada participante deu sua opinião sobre a nossa unidade de saúde e foi identificado que o problema que está afetando atualmente a UBS é a não realização de procesos educativos voltados ao planejamento familiar, pois até este momento não existe uma estratégia sobre a intervenção da equipe com os usuários e o casal, na qual se oriente sobre o melhor momento para ter filhos.
Logo, decidimos buscar possíveis soluções que estejam a nosso alcance para resolver essa dificuldade. Após um longo debate, todos os participantes concordaram com a realização de palestras educativas em escolas e outras instituições da comunidade, principalmente nos locais onde identificamos situações de risco.
Aqueles casais que estão em uma idade adequada para ter filhos e não podem engravidar serão encaminhados para uma consulta, onde será feito o exame físico e os exames correspondentes serão indicados.
A reunião foi muito proveitosa deixou resultados muito bons, o conhecimento sobre as questões foi estendido para a equipe e o problema que estava nos afetando foi resolvido.
Chegamos à conclusão de que esta forma poderia facilitar a acessibilidade dos casais inférteis à consulta, e que estes poderiam ser atendidos e finalmente atingir o objetivo de poder engravidar da maneira mais correta e com a maior preparação.
Foi identificada como uma fragilidade o fato de não termos um acompanhamento adequado com os adolecentes: eles não tem um conhecimento sobre os riscos de uma gravidez não planejada.
Esperamos que com esta microintervenção, a população adquira maior conhecimento sobre as questões acima mencionadas e obtenha como resultado que a gravidez seja planejada para uma gestação e um parto seguros.
Ponto(s)