15 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Grupo de gestantes e de educação sexual com adolescentes

 

 

A gravidez é um momento muito importante da vida da mulher e do casal e como qualquer outro grande evento demanda muita preparação e planejamento. Cuidados com a saúde antes mesmo da descoberta da gravidez podem ser fundamentais para aumentar a fertilidade do casal, evitar problemas durante a gravidez e aumentar a chance de o bebê nascer saudável.

 Gravidez não planejada pode ocorrer em um momento ruim da vida, prejudicando os estudos, a carreira, as finanças, a relação a dois e até mesmo a saúde da mulher. As adolescentes são as que mais tem prejuízo por todo o seu impacto social, psíquico e biológico. (SOUSA, 2009);

Em determinados contextos, as adolescentes sentem-se mais amadurecidas por terem assumido a responsabilidade pelo cuidado com a criança; referem ter mais paciência e disposição para acompanhar o desenvolvimento da criança, por serem jovens (SOUSA, 2009); sentem-se felizes com relação ao exercício da maternidade, pois dizem ter a oportunidade de construírem sua própria família e assim não sofrer mais os abusos da família de origem (LEVANDOWSKI; PICCININI; LOPES, 2008).      

A importância da educação voltada para a saúde sexual e reprodutiva está amparada na necessidade de se reverter as consequências indesejáveis para aos adolescentes e jovens, confirmados pelas alarmantes estáticas sobre sua realidade sexual e reprodutiva. Um trabalho educativo realmente comprometida busca em sua essência garantir os direitos humanos estabelecidos em plataformas internacionais (BRASIL, 2006).

 

        Os Grupos de Gestantes em Unidades Básicas de Saúde, é um espaço dinâmico que objetiva a promoção da saúde integral individual-coletiva das grávidas, mediada pelas interações que no grupo ocorrem. A intenção da equipe é criar um momento em que as gestantes possam discutir assuntos relativos a esta fase, esclarecer dúvidas, trocar experiências e sugerir temas. (LEVANDOWSKI; PICCININI; LOPES, 2008).

 

Aqui na unidade de saúde Marieta Sousa Andrade foram realizadas palestras sobre sexualidade na adolescência, a equipe reuniu-se em um espaço público da unidade de saúde para discutir e planejar ações no sentido de promover educação e saúde.

As temáticas abordadas nos encontros foram : importância do pré-natal; cuidados com higiene; atividade física específica para gestantes; alimentação saudável; desenvolvimento da gestação; medos e fantasias referentes à gestação e ao parto; atividade sexual; prevenção de DST/AIDS e aconselhamento para teste HIV; sinais comuns na gestação e orientações nas queixas mais frequentes; sinais de alerta; preparo para o parto; incentivo e orientações para o parto normal; orientações e incentivo para o aleitamento materno, Em um primeiro momento foi feito a busca ativa dos adolescentes através das agentes de saúde convocando-os acompanhado dos seus pais .

Além dos grupos de gestantes, realizamos grupos para mulheres e homens para discussão acerca do planejamento familiar, através de conversas sobre concepção, contracepção e meios para prevenir doenças sexualmente transmissíveis abrimos espaço para discussão e esclarecimentos de dúvidas sobre sexo e saúde.

Muitos assuntos eram iniciados por risos, demonstrando o tabu e que muitas pessoas ainda de sentem incomodadas com esses assuntos. Por se tratar de tema relacionado a privacidade das pessoas optamos que os questionamentos fossem feitos através de bilhetinhos anônimos. Percebemos que o público alvo desses encontros ainda é a mulher, infelizmente apenas dois homens compareceram aos 3 encontros, apesar do convite ter sido feito casa a casa pelos agentes comunitários da saúde.

Espera-se observar com o trabalho de intervenção com grupo de gestantes e com o grupo do planejamento familiar resultados expressivos, à medida que servirá como dispositivo de suporte social, pois, com a existência deste grupo houve uma complementação às consultas de pré-natal, criando um maior vínculo entre pacientes com a equipe.

Tanto o grupo de gestantes, como o do planejamento familiar, proporcionaram momentos de ampla aprendizagem a todos os envolvidos, reafirmando a ideia de que as ações de promoção da saúde devem ser eminentemente participativas e transformadoras. Assim, atuar em promoção de saúde significa abrir um leque de possibilidades de intervenção, enfocando a saúde como qualidade de vida.

 

Referências bibliográficas

 BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Marco teórico e referencial: saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

LEVANDOWSKI, D.C. PICCININI, C.A. LOPES, R.C.S. Maternidade adolescente. Estudos de Psicologia,Campinas, v.25, n.2, p. 251-263,abr / jun. 2008.

SOUSA, L. D. O significado da maternidade na adolescência à luz da Teoria das Representações Sociais, Dissertação de mestrado,Programa de Pós-Graduação em Enfermagem,Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande, 2009.

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)