18 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 MICROINTERVENCAO SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, ATENCAO AO PRE-NATAL E AO PUERPERIO.

ESPECIALIZANDO: BEATRIZ ROSALES PONCE

FACILITADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

Embora, nas ultimas décadas a cobertura de atenção ao pré-natal tenha aumentado, garantir sua qualidade permanece como o maior desafio. Essa melhoria da qualidade refere-se a uma mudança sensível na atitude dos profissionais de saúde e na eficiência e presteza dos serviços.

A qualificação permanente da atenção ao pré-natal, ao parto e ao puerpério deve sempre ser perseguida na perspectiva de garantir uma boa condição de saúde tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, possibilitando à mulher uma experiência de vida gratificante nesse período. Para isso, é necessário que os profissionais envolvidos em qualquer instância do processo assistencial estejam conscientes da importância da sua atuação e da necessidade de aliarem o conhecimento técnico especifico ao compromisso com um resultado satisfatório da atenção, levando em consideração o significado desse resultado para cada mulher.

A saúde reprodutiva e o planejamento familiar são questões a levarem em conta antes de pensar em uma gestação, e implica que as pessoas possam ter uma vida sexual satisfatória e segura, e que tenham a capacidade de se reproduzir e decidir se, quando e com que frequências o fazem. 

Isto pressupõe o direito de homens e mulheres serem informados e terem acesso a métodos de planejamento familiar da sua escolha, que sejam seguros, eficazes e aceitáveis e, ainda, o acesso a serviços de saúde adequados que permitam as mulheres terem uma gravidez e um parto em segurança e ofereçam aos casais as melhores oportunidades de terem crianças saudáveis.

As atividades de planejamento familiar constituem uma componente fundamental da prestação de cuidados em saúde reprodutiva. A consulta de planejamento familiar deve assegurar atividades de promoção da saúde, tais como informação e aconselhamento sexual, prevenção e diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), prestação de cuidados pré-concepcionais e no puerpério assim também como a prevenção do tabagismo e uso de outras drogas ilícitas.

O período gestacional é uma fase em que a mulher precisa do apoio de todas as pessoas à sua volta, principalmente do seu companheiro, que também deve ser incentivado a compartilhar toda sua assistência, dessa forma a rotina estabelecida na Unidade Básica de Saúde deve respeitar sua territorializacao, o que inclui normas sobre o procedimento de busca ativa (a respeito da captação precoce da mulher para o inicio do pré-natal e da atenção durante o puerpério, identificação de fatores de risco obstétrico etc.), visitas domiciliares, educação em saúde; inclusão do parceiro (respeitando a vontade da grávida) nas atividades de educação para a saúde da mulher, recepção e registro, vinculação com a maternidade de referencia, dispensação de medicamentos, realização dos exames com acesso aos resultados em tempo adequado e encaminhamentos com garantia de manutenção do acompanhamento pela APS.

Frente a essas premissas, a UBS Manoel Domingos realiza uma árdua atividade para garantir atendimento continuo e de qualidade em situações eletivas ou de emergência durante o pré-natal, o parto, o puerpério e para o recém-nascido, com garantia de atendimento especializado, quando indicado.

A equipe de saúde no que se refere ao planejamento reprodutivo promove ações educativas em homens e mulheres sobre a decisão de ter filhos ou não, oferecendo os métodos anticoncepcionais disponíveis na unidade e indicando quais são os mais adequados de acordo cada casal, enfatizando não só em como evitar uma gravidez não planejada assim como também o uso da camisinha para evitar as ISTs.

Por meio dos testes rápidos sorológicos fazemos diagnósticos precoces de diferentes doenças na unidade como HIV, Sífilis, Hepatite, utilizando a terapêutica adequada para cada doença e no caso do HIV/AIDS se notifica a nossa secretaria de saúde e eles encaminham para 4ª Regional, que é o centro de controle e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis no município de Caicó.

Para ter um maior controle a nossa equipe tem realizado a busca ativa de grávidas na população, com o apoio dos agentes de saúde que são um pilar fundamental para ter um maior alcance junto ao povo. Infelizmente não tem sido muito satisfatória essa busca por conta de que para algumas mulheres é difícil falar da sua sexualidade com os agentes, mas a maioria delas quando suspeitam uma gravidez se acercam à UBS e procuram orientação com a equipe de saúde para fazer o diagnostico da gravidez.

O acompanhamento pré-natal começa com a primeira consulta feita pela enfermeira da equipe, a mesma indica os exames complementares necessários e recolhe todos os dados que vão nos ajudar no desenvolvimento da gravidez tais como antecedentes patológicos pessoais, familiares, alergias, transfusões sanguíneas, reações adversas a medicamentos, antecedentes ginecológicos, obstétricos, hábitos tóxicos entre outras questões que garantam que a gravidez chegue ao termino sem intercorrências.

As grávidas são classificadas segundo o risco em alto e baixo risco, recebem acompanhamento pelas especialidades que precisarem dado o caso e são acompanhadas pela dentista da equipe e a nutricionista do município. As consultas são agendadas mensalmente na caderneta da gestante (feitas pela médica e a enfermeira da equipe) e falamos em cada consulta sobre a importância de seguir todas as orientações da equipe, de estar presente às consultas pré-natais, de fazer todos os exames requisitados, de se alimentar saudavelmente, e continuar o acompanhamento no puerpério e na atenção ao recém-nascido assim como prevenir uma nova gravidez sem planejamento.

Nossa equipe fez uma avaliação profunda com a realização desta micointervenção sobre quais eram nossas principais fraquezas e sobre o que devíamos trabalhar para garantir um atendimento de qualidade e melhorar a saúde de nossas grávidas, puérperas e, por conseguinte de nossas crianças.

Num primeiro momento foi necessária à criação de um grupo destinado a todas nossas gestantes para ter um maior controle, e fazer que elas tivessem a possibilidade de compreender questões implicadas no início da gestação, bem como a importância do pré-natal, do puerpério e do aleitamento materno.

Logo desse primeiro encontro com nossas grávidas discutimos em conjunto as principais dúvidas e foi muito interessante perceber que a maioria delas eram adolescente com muitos preconceitos em relação ao aleitamento materno, tanto por questões estéticas assim como desconhecimento sobre as vantagens do leite materna para a criança.

Dado o fato de ser o aleitamento materno uma das principais dúvidas das nossas grávidas decidimos fazer uma palestra com todas elas para orientar corretamente e acabar com mitos antigos sobre o aleitamento materno. Foi utilizado uma linguagem clara e entendível de acordo ao nível educacional da nossa população.

A microintervenção ajudou a nossa equipe a identificar as principais falhas, mas ficamos orgulhosos pelo fato de perceber que a equipe trabalha com qualidade e dedicação, a experiência com esse grupo de gestantes evidenciou a responsabilidade de coordenar atividades grupais para levar todas as informações necessárias a nossa população, proporcionar maior compreensão sobre as diferentes questões do pré-natal, parto, puerpério, planejamento reprodutivo e embora que ainda enfrentemos dificuldades que dependem exclusivamente da gestão municipal, nos comprometemos a continuar com as atividades educativas e, desse jeito, avançar em prol de uma saúde de qualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)