CAPÍTULO III: OTIMIZAÇÃO DO PUERPÉRIO DA EQUIPE HILDA FERREIRA II ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTO EDUCATIVO
ESPECIALIZANDA: ÁQUILA TALITA LIMA SANTANA ALVES
ORIENTADORA: JULIANA FERREIRA LEMOS
COLABORADORES: ENFA-TATIANA SANTOS CAMPOS
Da mesma forma que o planejamento reprodutivo e a gravidez, o puerpério é um período especial na assistência ao pré-natal. Nesse período podem surgir problemas de saúde relacionados com a gravidez, além das duvidas relacionadas sobre os cuidados com o bebê e consigo mesma. De modo que, deve ser amplamente divulgada, no estabelecimento de saúde, a necessidade de realização de uma consulta de controle pós-parto – que deve ser feita até 42 dias após o final da gestação – para um efetivo controle de saúde da mulher (MINISTÉRIO DA SAUDE, 2013).
No âmbito da Rede Cegonha, recomenda-se a realização da “Primeira Semana de Saúde Integral” (PSSI), que é uma estratégia na qual são realizadas atividades na atenção à saúde de puérperas e recém-nascidos. Nos primeiros dias de vida, são realizadas ações que objetivam cuidados básicos com o recém-nascido, tais como triagem neonatal, triagem auditiva, checagem de vacinação (BCG e de hepatite B) e a avaliação do aleitamento materno (BRASIL, 2013). Em relação ao aleitamento materno, a maioria dos profissionais de saúde consideram-se favoráveis, porém muitas mulheres se mostram insatisfeitas com o apoio passivo recebido. Para se sentirem confiantes, as mães que estão amamentando querem suporte ativo e informações precisas. (BRASIL, 2015).
Nesse sentido, após reflexão sobre as estratégias utilizadas pela equipe para o acompanhamento dos usuários no planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, foi detectado fragilidades e necessidade de melhor organização do puerpério, principalmente no que diz respeito aos cuidados com o recém-nascido e a importância do aleitamento materno. Dessa forma, em parceria com a enfermeira da unidade, foi pensado em um instrumento de educação permanente para utilização na “Primeira Semana de Saúde Integral” (PSSI), surgindo a ideia de uma cartilha educativa.
Na elaboração de tal instrumento foi buscado uma linguagem clara, objetiva e que correspondesse as necessidades das puérperas da unidade. A partir da observação das últimas consultas do pré-natal e das visitas puerperais, destacamos os principais erros e as principais dúvidas, e selecionamos os seguintes para composição da cartilha: higiene da boca do bebê, limpeza do coto umbilical, banhos de sol, cólicas, gazes, higiene do bebê e aleitamento materno (anexo 1).
As principais dificuldades na realização dessa tarefa foi selecionar os temas e as principais informações a serem colocados sobre cada um.
Diante do exposto é importante destacar que a sistematização de um instrumento educativo traz impactos tanto à equipe envolvida no acompanhamento quanto às usuárias, pois permite que de forma prática a informação seja transmitida pelos profissionais e, posteriormente fique a disposição para consulta a qualquer momento que a puérpera julgar necessário.
UBS MARIA HILDA FERREIRA II
CARTILHA PARA MAMÃE
Aquidabã
2018
HIGIENE DA BOCA DO BEBÊ
A limpeza da boca do bebê é muito importante para retirar os restos de leite e impedir o crescimento dos micróbios da cárie. Deve ser feito após cada mamada.
Como fazer:
LIMPEZA DO COTO-UMBILICAL
O coto deve ser limpo APENAS com álcool à 70%;
Utilize o cotonete umedecendo com um pouco de álcool em um dos lados e com o outro seque o coto umbilical;
Limpe o coto várias vezes ao dia ou após cada troca de fralda;
BANHOS DE SOL
Dê banhos de sol diariamente no seu bebê, para que ele receba a vitamina “D” que evita o raquitismo;
Se seu bebê estiver com roupinha, permaneça no sol por aproximadamente 17 minutos\dia;
Se o seu bebê estiver somente com a fraldinha permaneça por aproximadamente 4 minutos\dia.
CÓLICAS OU GASES
Deite seu bebê de bruços e com movimentos leves, massagear delicadamente as suas costas até ele se acalmar. Também deite o bebê de costas, e vá dobrando suas perninhas até tocá-las na barriga. Repita o movimento por várias vezes.
ALEITAMENTO MATERNO
Dicas importantes:
Não colocar cremes, perfumes nos seios para o bebê não cismar;
Quanto mais seu filho mamar, mais leite é produzido;
O início do leite materno mata a sede e protege o bebê. Já o final é rico em gordura, fazendo o bebê engordar;
Por isso mamãe não esqueça: sempre inicie a próxima mamada naquele peito que o bebê mamou por último, para assim poder passar para o outro peito.
Até os 6 meses de vida, o seu filho precisa apenas do leite materno;
Não existe leite fraco;
Ofereça o peito sempre que o bebê quiser, de dia ou de noite;
Beba bastante líquido: água, suco ou leite; isso ajuda a produzir mais leite
Abuse das frutas, carnes, legumes, feijão e arroz;
Não consuma álcool, fumo ou outras drogas, nem tome medicamentos sem receita médica.
HIGIENE DO BEBÊ
Mãezinha, antes de iniciar o banho do seu bebê lembre-se que a água deve ser limpa e nem muito quente nem muito fria;
Sempre inicie com a limpeza dos olhos, nariz e orelhinha;
Seque bem as dobrinhas do pescoço, bumbum, pernas e braços com pano limpo e macio para evitar assaduras;
Outra maneira de evitar irritação da pele do bebê é trocar as fraldas sempre que estiverem molhadas e sujas;
Ao fazer a troca, limpe a região íntima utilizando algodão ou um tecido muito suave. Nas meninas essa região deve ser limpa da frente para trás para evitar infecção.
“Aproveite cada momento junto a seu filho. Dê muito amor, carinho e afeto e promova assim um crescimento forte e saudável”.
Ponto(s)