TITULO: Acompanhamento adequado no pré-natal, puerpério e planejamento reprodutivo na UBS Genésio da silva.
ESPECIALIZANDA: DRA. ANELLY ARENCIBIA CABRERA
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
Os direitos sexuais e reprodutivos devem ser entendidos como parte da garantia dos direitos humanos, conferindo ao casal a livre decisão de ter ou não filhos e em qual momento da vida.
Este é um relato de experiência do processo do acolhimento e acompanhamento adequado no pré-natal, puerpério e planejamento reprodutivo na minha UBS Para iniciar nossa atividade, diferentes questões foram debatidas na reunião da equipe com a participação de todos.
Nossa equipe realiza muitas atividades entre elas conversa individual com as mulheres, em relação ao uso dos métodos de evitar uma gravidez não planejada, também informa os diferentes métodos anticonceptivos como, por exemplo: camisinha, dispositivos intrauterinos, injetável, pílulas, anticoncepção de emergência que são oferecidos na população de abrangência e recebem as orientações precisas para seu uso.
Realiza-se teste rápido para Sífilis, HIV, Hepatites B, C, e coletas para exame citopatológico. Nos casos de ter resultado positivo nesses exames é oferecida ajuda psicológica e tratamento médico, se precisar se encaminha para o centro de infecções sexualmente transmissíveis-IST, onde existem profissionais capacitados nessa área em específico.
Oferecemos o tratamento com ácido fólico a toda mulher em idade reprodutiva que deseja engravidar, além de palestras sobre a importância do acompanhamento do pré-natal durante todo o processo.
No caso que alguma precisar de atendimento especializado é encaminhado para o centro de diagnóstico da mulher, onde tem ginecologistas, e oferecem alguns exames ou avaliações mais especializadas.
Orientamos também sobre a importância de retornar para a consulta de puerpério fazemos consultas às puérperas e ao recém-nascido orientando sobre os riscos de acidentes e importância do alentamentomaterno exclusivo até 6 meses
Com a nossa atividade o principal problema encontrado foi que, apesar de nossas ações de saúde, ainda há um grande número de pacientes adolescentes desconhecem a importância do planejamento familiar e dos métodos contraceptivos.
Nesse sentido, realizamos uma palestra na escola com o apoio das professoras sobre o assunto onde a participação dos adolescentes foi muito boa, já que no início foi realizada uma entrevista para conhecer o seu nível de conhecimento sobre o tema.
Nosso maior objetivo era promover e orientar a todos quanto à importância nos dias atuais de se praticar uma vida sexual saudável, evitando assim o contágio de IST e uma gravidez não planejada.
O conhecimento de todos os métodos contraceptivos, esclarecimento de dúvidas e a ênfase na dupla proteção são imprescindíveis na melhor escolha pela mulher, pelo homem ou pelo casal do método que melhor os atenda. Devemos ter em mente que a educação sexual deve ser iniciada durante a adolescência, antes mesmo do início da atividade sexual.
Observamos em nossa prática, que quanto ao uso da camisinha feminina, esta ainda não é utilizada pelo fato dos adolescentes não saberem utiliza-la ou terem medo de usá-la e por estigma ou cultura e dos próprios profissionais não sentirem seguros para dar as referidas orientações.
Com nossa microintervenção a equipe considerou de muita importância sua aplicação já que pudemos observar aumento do nível de informação da população, sobre a importância do planejamento familiar e dos métodos contraceptivos disponíveis, buscando assim reduzir o número de gestações precoces ou não planejadas.
Ponto(s)