TITULO: DESLIGANDO FRAGILIDADES PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO.
NOME: ANA MARLEN HERNÀNDEZ ARANGO…
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
Promovemos ações educativas, para homens e mulheres, sobre a decisão de ter filhos ou não, abordamos com adequação sobre a necessidade dos métodos contraceptivos, ofertamos aqueles mais básicos? Diagnosticamos, notificamos, tratamos, encaminhamos e discutimos adequadamente as DTS e HIV/AIDS? Prevenimos elas em grupos de alto risco? Sobre essas perguntas e algumas outras, foi feita uma identificação dos principais problemas pela nossa Unidade Básica de Saúde – UBS.
Após ser identificadas três das nossas maiores fragilidades no programa de Planejamento reprodutivo e consultas de pré-natais e puerpério, foram feitas três atividades com o principal objetivo de dar resposta aos principais problemas com a maior rapidez possível, pois isto incluía um risco alto de complicações para as pacientes envolvidas.
Depois de refletir sobre a organização da nossa equipe para o acompanhamento da família no planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, foi evidente a falta de método, ordem e sistematização dos membros da equipe para o cumprimento acertado do programa e a prevenção de complicações.
Para tanto, foi necessário fazer uma reunião com os membros da equipe (agentes comunitários de saúde –ACS, enfermeira, médica).
Observamos um número considerável de pacientes diagnosticados com infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, nas consultas. O segundo problema identificadofoi um deficiente acompanhamento da realização dos exames citopatológicos quando da indicação de repetição. Além da demora em receber os resultados dos exames. Já, o terceiro problema encontradofoi o início tardio da gravidez no acompanhamento pré-natal.
Diante disso, propomos ser realizado uma busca ativa de gestantes na área de abrangência da UBS, em conjunto com uma palestra que abordasse os temas das relações de gêneros e prevenção de IST com o título: “Como saber se estou com IST?”.
A finalidade primária da atividade educativa foi explicar os principais sintomas e sinais das ITS da maneira mais clara possível para o reconhecimento inicial do usuário e para estimula-los a procurar o atendimento de saúde, em caso de dúvidas. Além disso, teve como objetivo realizar os testes rápidos para algumas IST.
Além disso, para dar resposta a outro dos problemas identificados. Na reunião, foi tomada a decisão de cada ACS fazer um cartão de cartolina para cada uma das pacientes com critério de realização do exame de Papanicolau, onde seria registrada a data da realização de cada um dos exames feitos pelas pacientes e se for possível o resultado. Também seriam colocados os dados das pacientes que realizam seu exame fora dos estabelecimentos da UBS (rede particular).
Além disso foi realizada uma palestra em duas das escolas do município, com o tema de Carcinoma de colo de útero.
Para a realização da palestra, foi necessária uma visita ao centro Escolar SADOC, e se reunir com o administrador/diretor da escola, apresentando a proposta: no horário de descanso dos professores, com uma duração de 20 min, poderia ser exposta uma palestra com o nome:” Família livre de câncer de Colo do Útero”.
A palestra foi tratada pela médica da equipe em conjunto com a enfermeira, que fizeram uma exposição de como se faz a coleta no exame. Após da exposição, foi feita uma discussão pelos professores onde foram esclarecidas as principais dúvidas. O resultado foi bem satisfatório e positivo.
Para finalizar, foi realizada uma palestra, no dia 31 de maio do 2018, na Unidade Básica de Saúde Ana Pereira, no município de Alto Alegre, no horário da manhã com um total de 10 pacientes grávidas e acompanhantes.
As características comuns de cada uma delas na escolha foram as ausências recorrentes às consultas agendadas para o atendimento pré-natal com a enfermeira ou médica da equipe. Na palestra” Família Grávida” foram abordados os temas da importância de realização das consultas pré-natal e as principais complicações na gravidez.
Uns dos principais desafios encontrados no momento de fazer nossas intervenções foi realizar o planejamento das atividades sem interferir nas demais demandas.
Fig.1. Palestra:” Família livre de câncer de Colo do Útero” com professores na escola Geral SADOC, do município.
Fig.3. Palestra com as pacientes grávidas e acompanhantes sobre a importância das consultas pré-natais e complicações da gravidez…
Ponto(s)