22 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

                                                       

CAPÍTULO III:  GRAVIDEZ PRECOCE NA UBS DA PARAIBA

ESPECIALIZANDO:  ALEJANDRO ROSABAL PEREZ

ORIENTADOR:  MARIA HELENA PIRES

Com vista a uma atenção básica integral no Brasil nossos principais esforços na atenção básica são voltados para os grupos mais vulneráveis da sociedade, e nesse contexto, desempenhamos um papel fundamental no planejamento reprodutivo, atenção pré-natal e puerpério.

O objetivo de fazer uma consulta na fase pré-concepcional é alcançar o melhor estado de saúde possível dos futuros pais, a fim de alcançar a gravidez nas melhores condições. Doenças que podem afetar futuras gestações devem ser prevenidas, diagnosticadas e tratadas, evitando-as ou reduzindo o seu impacto tanto quanto possível.

O pré-natal é um conjunto de ações de cuidado que são especificadas em entrevistas ou visitas agendadas com a equipe de saúde à gestante, a fim de controlar a evolução da gestação e obter preparo adequado para o parto e a educação do recém-nascido a fim de reduzir os riscos deste processo fisiológico.

A atenção da mulher puérpera é um conjunto de ações direcionadas para assegurar a boa evolução de todas as transformações progressivas de ordem anatômica e funcional que faz retornar gradativamente todas as modificações da gravidez por meio de um processo de involução da mesma até quase devolvê-los ao seu estado inicial.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Paraiba localizada no estado Rio Grande do Norte no município de São Jose do Campestre, há uma sala para o atendimento da saúde reprodutiva e atenção ao pré-natal e puerpério. Além disso, são disponibilizados anticoncepcionais como por exemplo (preservativos masculinos e femeninos, pílulas anticoncepcionais de emergência, ciclo de 21 dias,  anticoncepcionais injetá1 mês de 3 meses e Dispositivo Intrauterino (DIU). Tais métodos são oferecidos gratuitamente à população.

Para identificar os problemas relacionados ao planejamento reprodutivo, ao pré-natal e puerpério em nossa unidade, assim como propor soluções, foi realizada uma reunião com a presença dos membros da equipe de saúde: médico, enfermeira, técnico de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Odontólogo, assistente de saúde bucal,   agente de endemias e atendente. O Secretário de Saúde do município foi convidado.

Iniciada a reunião, a enfermeira anunciou os temas a serem discutidos e eu como médico da UBS, fiz uma introdução aos seguintes temas: planejamento reprodutivo, atenção pré-natal e puerpério. Logo foram colocados alguns vídeos das questões acima mencionadas. Concluída esta etapa, começamos  a debater para detectar quais foram os problemas que afetaram nossa população. Todos os participantes deram sua opinião, a enfermeira afirmou que o problema que afeta nossa unidade é o grande percentual de adolescentes grávidas por desconhecimento de métodos contraceptivos.

Todos os participantes da reunião começaram a dar suas idéias para as atividades que poderiam ser realizadas com a população em geral. Sendo assim, foram tomadas as seguintes medidas:

  • Dar palestras nas escolas  dos tópicos acima mencionados, com ênfase nos temas de planejamento pré-concepcional.

  • Entregar panfletos em cada reunião com orientações sobre os temas e começar a dar palestras aos adolescentes e seus pais para que estes participem em conjunto com os adolescentes. Os temas estão relacionados com a explicação da importância de iniciar relações sexuais numa idade em que estejam preparados para esse passo.

  • Informar dos métodos contraceptivos disponíveis para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, uma vez que podem causar diferentes alterações na vida de um adolescente.

Toda a equipe ficou muito motivada com a reunião e com as ações definidas com base no problema identificado. Embora a reunião tenha sido muito proveitosa foi identificado como uma dificuldade que nem todos os adolescentes estão disponíveis para participar das palestras ao mesmo tempo já que muitos estão em outras atividades. Por essa razão ficou planejado que as palestras seriam realizadas entre 19:00 e 20:00.

Com a continuidade desta microintervenção será possível diminuir em grande parte a gravidez na adolescência. Ressalta-se que o bem-estar das mulheres antes, durante e depois da gravidez é condicionado em grande medida pelo seu ambiente e tem um impacto direto nos seus filhos. O bem-estar com o casal, com o entorno familiar e social é fundamental para alcançar a felicidade completa.

Chegamos à conclusão de que com o trabalho em equipe, fornecemos um maior conhecimento para os adolescentes e seus pais sobre os métodos contraceptivos, para assim, ter um plano pré-concepcional adequado.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)