TÍTULO: PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO
ESPECIALIZANDO: ADONIS MESA RODRÍGUEZ
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
Entende-se planejamento reprodutivo como o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição. O planejamento pode ser realizado pelo homem e pela mulher, isoladamente, mesmo quando estes não querem instituir uma família.
Os profissionais de saúde da Atenção Básica devem procurar compreender as expectativas das pessoas no que diz respeito à reprodução e ajudá-las a concretizarem essas expectativas, respeitando suas escolhas.
Para esta microintervenção a equipe de saúde realizou duas atividades, primeiro uma reunião para analisar nossas ações sobre o tema e determinar os problemas que apresenta a nossa unidade básica de saúde e em seguida, foi feita uma palestra com a ajuda da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF com algumas mulheres grávidas.
Ofertamos métodos contraceptivos básicos à população e abordamos adequadamente a necessidade de utilizá-los.
– Injetável mensal (enantato de norestisterona 50 mg + valerato de estradiol 5mg);
– Injetável trimestral (acetato de medroxiprogesterona 150 mg);
– Preservativo masculino e femenino.
– Pílula combinada de baixa dosagem (etinilestradiol 0,03 mg + levonorgestrel 0,15 mg);
– Minipílula (noretisterona 0,35 mg);
– Pílula anticoncepcional de emergência (levonorgestrel 0,75 mg);
Sendo a injetável mensal a mais procurada por mulheres. A UBS não conta com dispositivo intrauterino (DIU).
Discutimos conteúdos sobre diversidade sexual, relações de gêneros e prevenção de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis -IST. A UBS, além de promover ações educativas sobre os métodos contraceptivos, também aborda a importância do uso de preservativo, masculino ou feminino para prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ITS).
A equipe realiza notificação e encaminhamento adequados dos casos diagnosticados de HIV. As ISTs diagnosticadas são tratadas adequadamente. Nós fazemos palestras de educação de saúde sexual com grupos de jovens, principalmente adolescentes e nas escolas, também com grávidas e idosos.
A unidade básica de saúde sempre tenta fazer a captação precoce das gestantes; realizar o mínimo de seis consultas de pré-natal; fazer atividades educativas em grupo ou individualmente; estimular o parto normal; solicitar os exames laboratoriais, realizar imunização, realizar ações para prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama e avaliação, prevenção e tratamento dos distúrbios nutricionais. Fazemos busca ativa das gestantes da Unidade, principalmente das gestantes adolescentes. A consulta pré-natal é a assistência médica e de enfermagem prestada à mulher durante a gravidez. Fazemos levantamento periódico das gestantes do bairro, incluindo as que fazem pré-natal em serviço privado. Solicitamos todos os exames complementares recomendados e preenchemos adequadamente a caderneta da gestante.
Orientamos quanto aos cuidados nutricionais na gestação, estimulamos hábitos de vida saudáveis assim como a prevenção da anemia, tomando ácido fólico e sulfato ferroso.
A UBS tenta garantir o melhor estado de saúde possível para a mãe e para o bebê, para evitar os nascimentos prematuros e baixo peso, as cesarianas desnecessárias e as complicações como (hipertensão, diabetes e a transmissão vertical de doenças da mãe para o feto). Além do tratamento das ISTs diagnosticadas.
Antes do nascimento do bebê, nos orientamos sobre a importância de retornar para a consulta de puerpério. Fazemos a visita domiciliar na primeira semana pós-parto – até 3 dias em caso de RN de risco. Nós indicamos para o puérpera o retorno no serviço de saúde entre 7 a 10 dias.
A UBS faze o agendamento de consulta entre 42 a 60 dias para mulheres que estão amamentando e 30 a 42 dias para as que não estão amamentando. A equipe realiza a visita puerperal para avaliar a mãe e o filho com o objetivo de medir a pressão arterial, examinar os seios, falar sobre amamentação e aleitamento materno, abordar sobre o método contraceptivo, verificar evolução do útero, verificar o local da episiotomia ou cesárea, o estado e evolução da ferida cirúrgica e retirada de pontos e o fluxo vaginal. Além disso, conversamos sobre os cuidados do bebê, exame físico geral de ele, sobre as vacinas e as consultas de crescimento e desenvolvimento.
Os problemas encontrados foram os seguintes:
Diante disso, realizamos uma palestra educacional com gestantes, com a participação dos funcionários da unidade básica de saúde e equipe do NASF.
Abordamos a importância das consultas no pré-natal e puerpério, exames laboratoriais, alimentação saudável, saúde bucal, atividade física e saúde mental.
A assistente social orientou as mulheres sobre os direitos sociais das gestantes, dentre eles: benefícios sociais, licença maternidade e paternidade, planejamento reprodutivo, dentre outros.
A psicóloga orientou sobre a importância do estado emocional da gestante e realizou uma dinâmica com as gestantes.
A fisioterapeuta orientou acerca da importância do exercício para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico para facilitar o parto normal. E a nutricionista abordou sobre a importância da alimentação saudável.
A enfermeira da UBS abordou sobre a importância da primeira consulta, acolhimento, teste rápido e solicitação de exames. Já o dentista orientou os cuidados com a saúde bucal. E o médico da unidade explicou sobre a importância dos exames laboratoriais.
APENDICE 01- Fotos da atividade educativa com gestantes da UBS.
Ponto(s)