11 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO III: Planejamento reprodutivo, pré-natal-Natal e Puerpério

Concursante: Addiel Galván Romero

Orientador: Cleyton Souto

Planejamento familiar é o controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Tem o objetivo de garantir o bem-estar da criança e do casal, pois podem escolher o momento propício para a chegada dos filhos. Para casais que não conseguem ter filhos, o ideal é se programar para métodos como a fertilização in vitro, a inseminação artificial ou a adoção de crianças. KERDNA, 2018.

      Esse planejamento, entre outras coisas, é importante para aproveitar melhor esse momento tão especial que é conceber uma nova vida. É preciso estar bem preparado para assumir tamanha responsabilidade. O planejamento familiar, o pré-natal, o parto e o controle de doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de todo cidadão segundo a lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996. KERDNA, 2018.

        A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada como a estratégia mais efetiva para porta de entrada de usuários na rede e na universalização do acesso à saúde, cujos objetivos são a integralidade, a centralização na família, a coordenação e continuidade do cuidado (longitudinalidade), a orientação comunitária e a consequente resolubilidade desejada em face dos principais problemas apresentados pela população (BRASIL 2009).

     A assistência pré-natal deve ser organizada para atender às reais necessidades das gestantes, dispondo de profissionais com conhecimentos técnico-científicos, de meios e recursos adequados e disponíveis. As ações de saúde devem estar voltadas à cobertura de toda a população-alvo da área de abrangência da unidade de saúde, assegurando continuidade no atendimento, acompanhamento e avaliação das ações sobre a saúde materno-perinatal (AlVIM DAB 2007).

 

 

 

 

       Em nossa UBS Jose Luiz Gomes Barreto, a equipe de trabalho realizou uma atividade conjunta de avaliação das estratégias para o acolhimento e acompanhamento no pré-natal, puerpério e planejamento reprodutivo, com o objetivo de educar aos membros da nossa equipe em o cuidado da mulher durante o Pré-natal, puerpério na perspectiva da integralidade, responsabilidades sanitárias e continuidade de atenção.

       Emnossa UBSdesenvolvemos ações educativas, preventivas e assistenciais que garantem atendimento integral para a concepção e contracepção. Brindamos ajuda em quanto na tomada de decisões por parte do casal, orientando quando seria o melhor momento em suas vidas de afrontar a gravides tendo em conta seus projetos de vida, respeitando os aspectos religiosos e culturais.

       Também promovemos ações educativas ao casal, como a prescrição de ácido fólico preconcebida mente, para evitar a aparição de malformações congênitas no feto, fazemos orientação sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, realizamos palestras educativas sobre saúde reprodutiva e a importância do ambiente familiar para o desenvolvimento adequado da gestante.

       Orientamos e proporcionamos os métodos contraceptivos para ambos sexos e proporcionamos conselho sobre a escola do melhor contraceptivo para assim evitar uma gravidez não planejada. Realizamos atividades educativas em quanto na prevenção de doenças tramisibles pelo contato sexual como HIV, sífilis, e hepatite virais, oferecendo a possibilidade de diagnostico mediante teste rápido na UBS. Também fazemos na notificação e encaminhamento para tratamento em unidade de referência bem como acompanhamento permanente dos pacientes e os seus contatos.

       Nossa equipe em trabalho conjunto a os agentes comunitários com objetivo de detectar uma gravides em tempo trabalhamos em na comunidade mediante as visitas comunitárias detectando as mulheres que iniciam uma vida sexual ativa orientamos o uso de anticoncepcional e aquelas com fator de resgo potencial realizamos os acompanhamentos requeridos.

  

 

      Em nossa UBS realizamos as consultas as todas gravidas onde fazemos o acompanhamento pré-natal orientado pelo ministério de saúde onde orientamos a toda gravida durante o pré-natal e depois deste, se indicam os examines de rutina orientados por trimestres, fazemos a prevenção e detectamos em caso de acontecer alguma doença em sua gravides e fazemos o acompanhamento. Brindamos os tratamentos certos e realizamos atividades educativas durante a gravides. Realizamos as respectivas visitas domiciliares onde detectamos os principia-lhes risco que existam em sua casa.

         Realizamos pôs natal em no domicilio da paciente ou na UBS mesmo, onde é feito um exame geral incluindo tanto a mãe como a sua criança. Orientando assim sobre os cuidados a seguir com a criança em os primeiros dias de nascido, também orientamos sobre as vantagens do aleitamento materno que deve ser exclusivo até os primeiros 6 meses da vida, a importância do vínculo e apoio familiar para o normal desenvolvimento do recém-nascido e a sua mãe, a utilização de métodos contraceptivos para garantir que uma próxima gravidez seja planejada.

     Nossa equipe efetua um imenso labor em na prevenção e planejamento de pré-natal e pós-natal mais ainda necessitamos melhorar alguns aspectos e prepararmos melhor para brindar uma melhor ajuda aos pacientes para que tenha uma saúde reprodutiva de qualidade e nosso centro seja gratificado pelo labor que efetua nossa equipe em nossa UBS.

 

REFERENCIAS: Planejamento Familiar, atenção pré-natal e ao puerpério

 

  1. Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA. http://planejamento-familiar.info/
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
  3. AlVIM DAB, BASSOTO TRP, MARQUES GM. Sistematização a assistência de enfermagem à gestante de baixo risco. Rev. Meio Amb. Saúde. 2007;2(1):258-72.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)