O APERFEIÇOAMENTO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA TEPEQUEM, EM AMAJARI, RR, PARA IMPLANTAR O ACOLHIMENTO
ESPECIALIZANDO: ZURAMY RODRIGUEZ CERVANTES
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA
Esse relato de experiência será feito sobre a microintervenção II, realizada a respeito do aperfeiçoamento da equipe de saúde da Estratégia de Saúde da Família-ESF Tepequem, sobre o acolhimento, com o objetivo de demonstrar como o acolhimento facilita na atenção primária em saúde melhorando o fluxo de atendimentos na unidade.
Esse tema é relevante para a ampliação do conhecimento de profissionais da área da saúde, pois estes atuam com a educação em saúde na sua prática, no dia-a-dia, valorizando sua importância e seu papel no contexto de trabalho em que estão inseridos.
Essa microintervenção II ocorreu através de quatro reuniões de capacitação com a equipe de saúde da ESF Tepequem, a qual tratou de alguns temas como: conceito de acolhimento, HumanizaSUS, atendimento de qualidade e acesso avançado na demanda programada.
O objetivo desse aperfeiçoamento da equipe foi melhorar o acolhimento na unidade e trabalhar com o processo de acesso avançado, no qual o paciente é agendado para a consulta no mesmo dia, com vagas para demanda espontânea.
O acolhimento é uma das principais diretrizes éticas e políticas da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde (2006, p.17), o acolhimento é definido como:
A recepção do usuário no serviço de saúde, compreende a responsabilização dos profissionais pelo usuário, a escuta qualificada de sua queixa e angústias, a inserção de limites, se for preciso, a garantia de assistência resolutiva e a articulação com outros serviços para continuidade do cuidado quando necessário.
Segundo Garuzi et al (2014), o acolhimento é importante dentro da unidade de saúde, porque é capaz de reorganizar seu processo de trabalho a partir da utilização do acolhimento, revendo necessidades e prioridades, realizando a classificação por risco, evitando, na medida do possível, as filas por ordem de chegada, e, principalmente, a espera desnecessária dos usuários.
Diante da importância que o acolhimento tem dentro da Unidade Básica de Saúde-UBS, é preciso realizar um aperfeiçoamento/capacitação da equipe multidisciplinar para esta saber promover um acolhimento de qualidade para os usuários de saúde.
Assim, foi elaborada um cronograma de capacitação com a equipe de saúde, o qual pode ser observado abaixo:
Dia |
Tema |
Capacitador |
Capacitados |
01/05/2018
|
Conceito de acolhimento |
Médica da UBS |
Enfermeira, Técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, recepcionista. |
03/05/2018
|
HumanizaSUS |
Médica da UBS |
Enfermeira, Técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, recepcionista. |
07/05/2018
|
Atendimento de qualidade |
Médica da UBS |
Enfermeira, Técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, recepcionista. |
09/05/2018
|
Acesso avançado |
Médica da UBS |
Enfermeira, Técnicos de enfermagem, Agentes comunitários de saúde, recepcionista. |
Fonte: próprio autor.
Cada reunião teve a duração de uma hora, para não interferir no atendimento da unidade. Na primeira reunião, a equipe se mostrou bem interessada em aprender mais sobre o acolhimento.
No segundo encontro, foi trazido o conceito e as características da Política Nacional de Humanização e a importância de efetuar um cuidado de qualidade, através das visitas domiciliares, do atendimento na sala de triagem e sala de espera e nas consultas.
Segundo o Ministério da Saúde (2013), a Política Nacional de Humanização (PNH) existe, desde 2003, para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
No terceiro encontro, foram explicados como o acolhimento pode resultar no atendimento de qualidade e como os usuários podem participar com a equipe, atuando com ouvintes, deve-se então saber ouvir e saber a importância disso. A equipe relatou estar interessada em trabalhar com o acesso avançado e assim propor estratégias para atender esses usuários.
No quarto e último encontro, foi explicado como é relevante o acesso avançado na unidade, para reduzir a demanda programada e melhorar o atendimento aos pacientes nas consultas.
Assim, ao final do último encontro, a equipe decidiu que as estratégias que irão melhorar o acolhimento na unidade e serão implantadas são:
Portanto, o aperfeiçoamento da equipe sobre o acolhimento foi realizado na ESF Tepequem, e como resultado satisfatório a equipe se comprometeu a realizar, futuramente, estratégias para melhorar esse acolhimento e o acesso avançado nas consultas, levando um atendimento de qualidade aos usuários de saúde.
REFERENCIAS
BRASIL. Política nacional de humanização da atenção e da gestão do SUS — material de apoio. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS. 2013.
GARUZI M, et al. Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: revisão integrativa. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(2):144–9.
Ponto(s)