TITULO : Acolhimento e Saúde:Primeiro passo no cuidar.
ESPECIALIZANDO : Yumisleidys Milian Perez.
ORiENTADOR :María Helena Araújo Barbosa.
O acolhimento é uma condição fundamental na estratégia de saúde e modifica as relações entre usuários e profissionais, pois envolve conhecimento, amabilidade, agilidade e paciência possibilitando um serviço mais humanizado. Organizar o acolhimento a partir das necessidades dos usuários exige, portanto, que a equipe reflita sobre o conjunto das ofertas que tem disponível, pois todas as práticas de saúde da unidade precisam estar à disposição para serem utilizadas quando necessário.
Para que haja o acolhimento, as equipes precisam de espaço para reflexão e discussão sobre o processo de trabalho, para planejarem as ações e definirem o modo como os diferentes profissionais participarão do acolhimento, isto é, quem vai receber o usuário que chega; Como avaliar o risco e a vulnerabilidade desse usuário; O que fazer de imediato; Quando encaminhar/agendar uma consulta médica; Como organizar a agenda dos profissionais; E que outras ofertas de cuidado (além da consulta) podem ser necessárias.
Diante do que foi exposto, com o objetivo de aperfeiçoar o acolhimento em Unidade da Básica de Saúde (UBS) do estado de Sergipe, foi realizada uma microintervenção. Sendo assim, fizemos reuniões para identificar as principais dificuldades durante o acolhimento da UBS. Posteriormente foi realizada uma sensibilização abordando a importância do acolhimento humanizado.
Foram apontados como problemas a falta de privacidade no primeiro contato do usuário com a unidade e o número reduzido funcionários capacitados para diferenciar os tipos de atendimento demandados pelos usuários, porque geralmente são recepcionistas e técnicas de enfermagem.
Para aperfeiçoar o acolhimento realizado pelos profissionais da UBS foram realizadas palestras sobre a diferença da triagem e do acolhimento.Os profissionais ficaram satisfeitos e entenderam a importância de acolher de maneira mais humanizada, e a possibilidade de ajudar o usuário a ter uma informação sustentada e coerente sobre o atendimento necessário para cada usuário.
A segunda estratégia foi realizar palestras implantar palestras com foco nos usuários para explicar a importância de ficar na sala de espera no momento que os profissionais estiveram realizando o acolhimento, pois faria mais fluente o fluxo e menor tempo de espera. Além disso, foi abordada a importância do atendimento preferencial, ou urgente, para que os demais usuários não fiquem incomodados quando chegaram primeiro e outros indivíduos forem atendidos antes por necessitarem de um atendimento urgente.
Os usuários saíram satisfeitos após a palestra e na semana subsequente à intervenção deu para sentir a diferença tanto pelos profissionais como pelos usuários. O trabalho foi mais bem organizado e o mais importante: os usuários saíram satisfeitos com o atendimento realizado tanto pelos recepcionistas, quanto pelos profissionais da unidade de saúde.
Destaca-se que a organização do acolhimento em saúde não inclui exclusivamente a demanda espontânea, mas um conjunto de ações que objetivam dar respostas às necessidades da comunidade. Deve, portanto, a partir do diagnóstico de problemas e do planejamento em saúde, buscar romper com a ideia do mesmo como uma ação pontual, centrada na doença e nos procedimentos e não no sujeito e em suas necessidades. Sendo assim, é preciso identificar os problemas e as potencialidades relacionadas às diferentes questões envolvidas com o acolhimento, como aquelas relativas à própria organização dos serviços, à satisfação dos usuários e ao desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores/equipes nesse processo.
No futuro queremos continuar capacitando e avaliando o acolhimento com reuniões mensais. Ademais, será necessário melhorar a estrutura física para que possibilite a privacidade aos usuários durante a realização do acolhimento. Para isso poderia existir uma sala apropriada. Além disso, espera-se que no futuro possamos, cada vez mais, organizar a demanda espontânea respeitando as demandas de saúde dos usuários, atendendo, ouvindo e acolhendo de forma resolutiva.
Ponto(s)