TITULO : ESTRATÉGIAS NO APERFEIÇOAMENTO DO ACOLHIMENTO DA DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA NA UNIDADE BÁSICA SAÚDE VILA SÃO FRANCISCO.
Especializando (a) : Yumaris Rodriguez Cause.
Orientador(a) : Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino.
Colaboradores : Taciane Sousa de Oliveira .
Raimunda Dos Santos Francisco .
Lenismara Silva Texeira
Jaine Texeira Barroso .
Dayanis Tajiane Farias .
Cilene Alves Ferreira.
As unidades de saúde são uma das principais portas de entrada do sistema de saúde, e tem que se constituir uma “porta aberta” capaz de dar respostas “positivas” aos usuários. É por isso a necessidade de nossa equipe de saúde em aperfeiçoar o acolhimento da demanda espontânea e programada .
Convocamos uma reunião com a equipe para fazer um análise da temática em questão, onde fizemos uma análise do funcionamento do acolhimento em nossa unidade. O trabalho foi feito com toda a equipe, estudando bem nossas fragilidades, e potencialidades.
Foi um momento importante para a equipe, porque surgiram opiniões, sentimentos, ideias e acordos durante o processo.
Em nossa unidade de saúde realizamos acolhimento à demanda espontânea e programada durante todo o período de funcionamento. A equipe oferece acolhimento a todos os usuários da comunidade com: boa escuta , classificação de risco e vulnerabilidades, e definição de critérios para agendamento de consultas.
Realizamos o primeiro atendimento dos usuários que precisam ser atendidos no dia e realizamos atendimento às primeiras urgências, referenciando para outros pontos da rede de atenção, quando necessário.
Com a micro intervenção, achamos as seguintes fragilidades na nossa unidade:
-Deficiente dinâmica na hora do acolhimento.
-Deficiência na empatia dos trabalhadores da unidade na hora do acolhimento.
Potencialidades da intervenção:
A equipe percebeu que nossa unidade tem um bom acolhimento de forma geral.
-Em nossa unidade os pacientes ficam aguardando para seu atendimento em cadeiras na sala de acolhimento .
– Realizamos a classificação de risco em todos os pacientes que chegam a nossa unidade.
-O cronograma de trabalho é cumprido por todos os trabalhadores de forma geral.
-Fazemos atendimento no mesmo dia de todos os pacientes que chegam a nossa unidade, tanto demanda espontânea, como demanda programada.
-O tempo de espera dos pacientes para os atendimentos é curto.
Levando em consideração as fragilidades achadas na micro intervenção, a equipe fez um plano de estratégias para melhorar nosso serviço de acolhimento na unidade de saúde .
Fazer este micro intervenção sobre este tema foi uma experiência importante, porque nos ajudou a melhorar o trabalho para oferecer uma melhor atenção a saúde da nossa população.
A equipe trabalhou em conjunto e foi capaz de identificar suas dificuldades e traçar um plano de estratégias para dar uma solução.
Esse trabalho foi de muita importância para a equipe e para a comunidade porque favoreceu a qualidade dos atendimentos e serviços oferecidos ,além de ajudar para um melhor cuidado da saúde de nossa comunidade .
Ponto(s)